Congresso promulga duas emendas à Constituição na terça, 3

Está agendada para a terça-feira (3), às 15h, sessão solene do Congresso Nacional para a promulgação de duas novas emendas à Constituição. Uma delas (a Emenda Constitucional 130) cria a possibilidade de permuta entre juízes estaduais de diferentes tribunais. A outra (Emenda Constitucional 131) extingue a possibilidade de perda da nacionalidade originária para os brasileiros que adquiram outra nacionalidade. 

A EC 130 tem origem na PEC 162/2019, da então deputada federal Margarete Coelho (PI). O texto que será promulgado estabelece a possibilidade de permuta de juízes estaduais “de comarca de igual entrância, dentro do mesmo segmento de Justiça, inclusive entre os juízes de 2º grau, vinculados a diferentes tribunais, na esfera da Justiça estadual, Federal ou do Trabalho”. A mudança valerá apenas para a permuta entre juízes, não alterando o sistema de remoção a pedido. A medida foi sugerida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Atualmente apenas juízes federais e do Trabalho podem pedir permuta. Juízes estaduais já podem mudar de comarca dentro de um mesmo tribunal de Justiça, mas devem ser aprovados em novo concurso público se quiserem atuar em outro estado. A permuta exige a concordância dos magistrados envolvidos.

Nacionalidade mantida

Atualmente a Constituição prevê a perda de nacionalidade brasileira em caso de aquisição de nova nacionalidade, com apenas duas exceções: se a lei do outro país reconhecer a nacionalidade originária ou se impuser a naturalização como condição para a permanência no país. Com a mudança promovida pela Emenda Constitucional 131, o cidadão apenas perderá a nacionalidade brasileira se fizer um pedido expresso por escrito, e mesmo assim poderá readquiri-la.

Fonte: Agência Senado

Gelo Camelo

Congresso é o Poder legítimo para decidir sobre droga, aponta debate

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Senadores e especialistas foram unânimes em defender que o Congresso Nacional é o único Poder responsável e legítimo para promover mudanças na Lei de Drogas no Brasil (Lei 11.343, 2006). O tema foi abordado em sessão temática no Plenário do Senado, na quinta-feira (17), e evidenciou as manifestações contrárias aos votos já proferidos pelos ministros da Corte até o momento. 

Fonte: Agência Senado

Bazar Flor de Lis

Ensaio geral para posse de Lula

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Servidores representando autoridades, marcações de tempo, retoques na pintura e ajustes no gramado em frente ao Congresso Nacional. O setor de Relações Públicas da Secretaria de Comunicação do Senado, que prepara a cerimônia de posse do presidente Lula, organizou um ensaio geral do evento nesta terça-feira (27), para acertar os últimos detalhes. A cerimônia está marcada para o próximo domingo (1º de janeiro), às 15h00.

Fonte: Agência Senado

Gelo Camelo

Pesquisa da Tribuna do Norte diz que Rogério virou para cima de Carlos Eduardo

A Tribuna do Norte publicou uma pesquisa na terça-feira, 30 de agosto, com números para o Senado da República. O resultado da pesquisa indica que o candidato Rogério Marinho virou a corrida contra Carlos Eduardo. Em pesquisa anteriores Rogério vinha oscilando entre empate e alguns pontos atrás de Carlos Eduardo. Desta vez aparece na frente. Veja a tabela ai no alto.

Dados da pesquisa: Foram 1700 entrevistas, distribuídas nas 12 regiões do Estado. Erro máximo permissível de 2,37%, com confiabilidade de 95%. Entre os dias 24/08/2022 e 27/08/2022.
Os registros na Justiça eleitoral são: Protocolos BR 06672/2022 e RN 03827/2022.

Gelo Camelo