O período de colheita da uva, conhecido como Vindima, chegou ao fim no mês de abril e teve como principal destaque a qualidade das uvas. Após um período intenso de atividades, com uma programação especial para receber os turistas, as vinícolas da Região dos Altos Montes encerraram a colheita com grandes expectativas para a próxima safra de produtos.
De acordo com o coordenador da Indicação de Procedência Altos Montes, César Curra, o clima seco, com poucas chuvas e boa amplitude térmica, foi ideal para garantir uma grande safra. Apesar do volume da colheita ter sido menor em quantidade, o representante da vinícola Vinhos Viapiana destaca a qualidade das uvas desta Vindima. “A seca chegou no período em que ela é bem-vinda. Durante o período de colheita é o ideal, com mais sol e menos umidade”, explica.
Dessa forma, o público pode esperar da safra 2023 vinhos mais estruturados, com bastante potencial de guarda e qualidade garantida. Os vinhos desta Vindima serão colocados no mercado a partir de 2024, de acordo com o processo de cada vinícola e, entre os destaques estão os vinhos brancos com grande frescor e tintos com ótima carga tânica.