Começou a Vindima na Região dos Altos Montes

A Vindima 2024 irá movimentar a região dos Altos Montes com uma programação diversificada que vai desde gastronomia à cultura local e, claro, regado a degustação de bons vinhos e espumantes. Neste ano, as vinícolas Bebber, Família Ulian, Luiz Argenta e Viapiana, e a Colônia Muraro, que fazem parte da Associação dos Produtores de Vinhos dos Altos Montes oferecem experiências que prometem levar o público a vivências típicas desta época de floração, que marca o período em que é realizada a colheita das uvas. 

A Colônia Muraro, em Flores da Cunha, já iniciou a programação, que oferece aos turistas diversas experiências que unem natureza, história e diversão. A primeira delas é a “Experiência de Vindima na Colônia”, com música ao vivo, colheita e pisa das uvas, degustação, passeio de carretão pela propriedade, entre outros. O público também recebe um chapéu personalizado. Já no dia 10 de fevereiro acontece a “Vendemmia al tramonto in Colonia”, uma colheita ao pôr do sol com diversas atividades alusivas a vindima, finalizando com um jantar de alta gastronomia no Bistrô. Como brinde os participantes ainda recebem um chapéu de palha e uma taça. Informações e reservas pelo telefone (54) 99905-3054. 

Estreando na Vindima, a Bebber tem a experiência “Vindima Bebber 2024 – 1ª Edição: Uma Experiência Única”, com degustação de vinhos em diferentes etapas de elaboração e gastronomia com menu harmonizado com rótulos selecionados. A programação está disponível de 08 de fevereiro a 02 de março e tem vagas limitadas. As reservas podem ser realizadas pelo WhatsApp (54) 99935-1780 ou pela @‌winelocals. 

No dia 11 de fevereiro a Vinícola Luiz Argenta oferece a “Bubble Experience”, uma imersão ao processo de produção dos espumantes e ao mundo dos vinhos, com direito a conhecer os bastidores de cada etapa. Ao final do passeio, uma degustação de três espumantes harmonizados com doces e salgados elaborados pelo Clô Restaurante. A outra experiencia que a vinícola irá proporcionar até o dia 20 de março é a “Especial Vindima: Almoço Harmonizado no Clô Restaurante”, uma enogastronomia exclusiva criada especialmente para a época da vindima e também uma homenagem à matriarca da família Argenta, Clorinda, carinhosamente conhecida como Clô. Cada prato desta experiência será harmonizado com vinhos e espumantes para brindar a colheita das uvas. As reservas para a programação oferecida pela vinícola são realizadas através do telefone (54) 99705-9179 ou pela @‌winelocals

Entre 22 de fevereiro e 10 de março, a vinícola Viapiana oferece a experiência “Do Princípio à Taça”, uma visita guiada com a explicação do processo de elaboração de vinhos e espumantes, os participantes poderão comparar um rótulo da Viapiana direto do tanque de aço inox com o espumante pronto. O mesmo formato de degustação é levado para a visita na Cave de Barricas, onde a comparação é entre um vinho tinto direto da barrica de carvalho com o mesmo vinho engarrafado. Para participar da atividade é necessário fazer agendamento pelo WhatsApp (54) 99693-6327.  

A vinícola Família Ulian oferece no dia 24 de fevereiro uma experiência alusiva à vindima com culinária temática e harmonizações, almoço com o tradicional menarosto (prato típico da região), música italiana, história da vinícola e a colheita e pisa das uvas. As reservas são realizadas diretamente com a vinícola através do perfil no Instagram: @familiaulian ou pelo telefone (54) 99652-6830. Mais informações sobre a região no Instagram @altosmontesoficial 

Gelo Camelo

Vinícola brasileira faz degustação no Manary, em Natal

Uma das vinícolas de melhor reputação da Serra Gaúcha (RS), a Don Guerino, fará uma degustação em Natal no próximo dia 10 de novembro no restaurante do hotel Manary. Será um dos momentos especiais do mundo do vinho este ano em Natal. Serão 30 rótulos em degustação, das 16h às 19h, com buffet produzido pelo chef uruguaio Francisco Gasteasoro. O promotor do evento é o dono da Adega São Cristóvão, Alexandre Santana, que receberá os donos da vinícola, o casal Osvaldo Motter e Salete Motter.

Leia mais informações no site da Revista DEGUSTE

Don Guerino Sunset
Dia 10 de novembro
Investimento: R$ 290,00
Manary Praia Hotel
Rua Francisco Gurgel, 9067
Ponta Negra – Natal/RN
Fone: (84) 3204-2900
Instagram: @manarypraiahotel

Bazar Flor de Lis

TURISMO – Serra Gaúcha

VINHOS DOS ALTOS MONTES

Gramado é a cidade mais famosa do turismo do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves também é muito visitada por causa do Vale dos Vinhedos. Mas tem uma região na Serra Gaúcha que está construindo uma boa reputação de roteiro turístico. É a região dos Altos Montes, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua.

#regiãodosaltosmontes #serragaúcha #FloresdaCunha #GramadoRS

Prefeitura de Mossó

Vinícola Casa Eva entra na Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes 

A Casa Eva Vinhos e Vinhedos agora faz parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), instituição criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local de Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha.  

Com mais de 50 anos de história, a Casa Eva – antes conhecida como Murisabel Indústria Vinícola – foi fundada em 1966 em Flores da Cunha, pelo avô e, posteriormente, comandada pelo pai de Alessandra, Karine, Marcele e Francine Muraro. Hoje, a vinícola que atuava somente na produção de vinhos de mesa, segue conduzida pelas irmãs e a mãe, Maria Inês, e inicia uma nova fase com a produção e distribuição de vinhos finos.   

Gelo Camelo

Vinhos dos Altos Montes no Hyatt Wine Clube em SP e RJ

A Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes participou no início deste mês de agosto do Hyatt Wine Club, que teve como tema os Vinhos da Região dos Altos Montes. O evento ocorreu em São Paulo, no dia 03, e no Rio de Janeiro, no dia 04, reunindo amantes dos vinhos e profissionais do setor. 

Jornalistas e influenciadores dos dois estados também marcaram presença nesta edição Wine Club, que foi um sucesso. Os eventos aconteceram nos hotéis Grand Hyatt Rio e Grand Hyatt São Paulo.

A ocasião foi uma ótima oportunidade para a Associação apresentar os rótulos das vinícolas associadas e as experencias da Região, além de divulgar seu próximo grande evento, o Festival do Espumante dos Altos Montes, que ocorrerá no dia 02 de dezembro no Centro de Eventos da Vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha (RS). O Festival traz a proposta de open food, com cardápio de chefs renomados, e open bar, durante seis horas, com os rótulos das vinícolas associadas. Além da bebida e da boa gastronomia, o evento também conta com atrações musicais. A venda de convites deve começar em breve.  

Região dos Altos Montes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes é composta por 18 vinícolas, localizadas na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. A região conta com indicação de procedência, desde 2012, um selo que atesta que o produto foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e em uma região específica. Participam da Associação as seguintes vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Eva Vinhos e Vinhedos, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Família Ulian, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em @altosmontesoficial.  

Bazar Flor de Lis

Jantar Harmonizado Beneficente da Altos Montes foi sucesso de público  

O Jantar Harmonizado Beneficente da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, que ocorreu no último sábado, 15, teve ao total 270 participantes, entre pagantes e convidados, o que gerou um valor de R$16.036,00, que serão repassado às instituições APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Flores da Cunha e Nova Pádua, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Mão Amiga Flores da Cunha. 

Região dos Altos Montes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes é composta por 18 vinícolas, localizadas na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. A região conta com indicação de procedência, desde 2012, um selo que atesta que o produto foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e em uma região específica. Participam da Associação as seguintes vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Família Ulian, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale, Vinícola Panizzon e a mais nova integrante Casa Eva Vinhos e Vinhedos. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.  

Prefeitura de Mossó

Altos Montes promove jantar harmonizado

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) irá promover mais uma edição do seu tradicional Jantar Harmonizado. Neste ano, o evento será realizado em prol de entidades assistenciais e acontecerá no dia 15 de julho, na Vinícola Monte Reale, em Flores da Cunha, na região da Serra Gaúcha.

Gelo Camelo

Altos Montes revela rótulos das Safras 2021 e 2022 que serão lançados no mercado em 2023

Degustação às cegas ocorreu no final de abril com a renovação do Selo IP dos vinhos apresentados 

No dia 25 de abril, foi realizada, na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a degustação às cegas que reavaliou rótulos das Safras 2021 e 2022 candidatos à renovação do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes. Foram avaliadas seis amostras de vinho, todas recomendadas por unanimidade pelos enólogos avaliadores. Para César Curra, Coordenador da IP Altos Montes, o resultado da degustação é reflexo do trabalho desenvolvido nas vinícolas. “Todas as notas foram muito altas, o que comprova a qualidade dos vinhos dos Altos Montes. Isso mostra que estamos indo no caminho certo, com um grande trabalho nos vinhedos e dos enólogos das vinícolas associadas, em um esforço mútuo para entregar produtos de alta qualidade produzidos na nossa região”, avalia. 

As três vinícolas que submeteram vinhos para análise foram Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Vinhos Fabian e Vinhos Viapiana, apresentando dois rótulos cada. O Comitê de Avaliação foi composto pelo representante da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edgar Scortegagna, e outros quatro enólogos das vinícolas associadas. 

Confira abaixo a lista dos vinhos avaliados que serão lançados nos próximos meses: 

Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 

Vinhos Fabian 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat 

Vinhos Viapiana 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Selo de Indicação de Procedência Altos Montes – O Selo de Indicação de Procedência é uma certificação empregada a um produto e que atesta que o mesmo foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e dentro de uma região específica. O Selo da Indicação de Procedência Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A procura pela certificação que garante a qualidade dos vinhos é uma iniciativa da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com 16 vinícolas associadas.  

A Apromontes foi criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultura e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por 16 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.  

Bazar Flor de Lis

Mais uma vinícola passa a integrar a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes

Vilmar Ulian, fundador da Vinícola Família Ulian

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) acaba de receber uma nova vinícola associada: Vinícola Família Ulian. A Apromontes foi criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local de Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha.

A história da Vinícola Família Ulian começa em 1964, com o patriarca da família, Idalino Ulian, que deu início ao cultivo de uvas e produção de vinhos na localidade da Linha Oitenta, no interior de Flores da Cunha. Em 2001, Idalino, junto com o filho Vilmar Ulian, responsável pela elaboração dos vinhos, fundaram oficialmente a Vinícola Família Ulian. Atualmente, a vinícola está na terceira geração da família, com os netos Carla Ulian, sommelier, e Eduardo Ulian, que está concluindo o curso de de enologia.

Prefeitura de Mossó

Encerramento da Vindima nos Altos Montes

Degustação comparativa de uvas na vinícola Viapiana, no RS

O período de colheita da uva, conhecido como Vindima, chegou ao fim no mês de abril e teve como principal destaque a qualidade das uvas. Após um período intenso de atividades, com uma programação especial para receber os turistas, as vinícolas da Região dos Altos Montes encerraram a colheita com grandes expectativas para a próxima safra de produtos. 

De acordo com o coordenador da Indicação de Procedência Altos Montes, César Curra, o clima seco, com poucas chuvas e boa amplitude térmica, foi ideal para garantir uma grande safra. Apesar do volume da colheita ter sido menor em quantidade, o representante da vinícola Vinhos Viapiana destaca a qualidade das uvas desta Vindima. “A seca chegou no período em que ela é bem-vinda. Durante o período de colheita é o ideal, com mais sol e menos umidade”, explica.  

Dessa forma, o público pode esperar da safra 2023 vinhos mais estruturados, com bastante potencial de guarda e qualidade garantida. Os vinhos desta Vindima serão colocados no mercado a partir de 2024, de acordo com o processo de cada vinícola e, entre os destaques estão os vinhos brancos com grande frescor e tintos com ótima carga tânica.  

Gelo Camelo