Abertas as inscrições para oficina de capacitação em conteúdos para TV

Prefeitura de Mossó
Regina Barbosa

Regina Barbosa

Oficina_Audiovisual_Post

Casa de Produção promove, de 5 a 7 de abriloficina “PROJETOS  AUDIOVISUAIS: Elabore projetos para editais da Ancine/Canais de TV > Entenda como participar dos editais da SAV/MINC/FSA 2018 > Fique por dentro do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA / Ancine”ministrada pela produtora, roteirista e consultora Regina Barbosa(PE)ex-produtora do Escritório Regional Nordeste do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav) das TVs Públicas do FSA / Ancine / EBC.

A ideia é apresentar os principais  caminhos, fontes de legislações e possibilidades de acessar recursos e fazer com que o participante realmente aprenda e, ao fim da oficina, esteja capacitado a elaborar um projeto para concorrer em editais da Ancine e Secretaria do Audiovisual (SAV).

As aulas serão na sede do Sebrae/RN (Av. Lima e Silva, 76, Lagoa Nova), na quinta-feira (5) e sexta-feira (6das 18h30 às 21h30; e no sábado (7), das 9h às 17hO investimento é de R$130,00 (cento trinta reais). As vagas são limitadas e a inscrição será mediante uma taxa de inscrição e carta de intenção. Podem participar estudantes e profissionais do Audiovisual e de outras áreas, interessados na produção audiovisual e realizadores que buscam inserção no mercado. As inscrições podem ser feitas através do link: https://goo.gl/forms/2VVJ4QaQbeSL2yiZ2

Regina Barbosa é uma experiente profissional do Audiovisual. Escritora, produtora cultural  e roteirista, é  autora do livro “Como elaborar projetos culturais”, de 2008.  Trabalhou para o Programa Olhar Brasil, da SAV-Minc. Também atuou como produtora no Escritório  Regional Nordeste do Prodav das TVs Públicas do FSA / Ancine / EBC, nos anos de 2016 a 2017. Já realizou diversos projetos audiovisuais e diversos processos de formação e de consultorias no setor.  Mora e atua profissionalmente em Recife (PE) há anos.

Outras informações pelos telefones 84-99832-1382 (Keila Sena) 84-99959 3525 (Isaac Ribeiro), ou através do e-mail casadeproducao10@gmail.com .

Recursos serão direcionados a estados fora do eixo RJ-SP

Nos últimos anos a produção de conteúdos televisivos cresceu muito no Brasil. A Lei 12.485, promulgada em 2011, aqueceu o mercado ao estabelecer a obrigação de programação de conteúdos brasileiros nos canais de espaço qualificado.  No ano de 2018, a Ancine, através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), está direcionando  recursos para produção de conteúdos  televisivos através do Prodav 2, para estados fora do “eixo RJ-SP”. Recentemente, foi divulgado o edital da SAV/Minc 2018, também através do FSA.

Mas como  uma produtora que faz publicidade, conteúdos para web ou filmes autorais para o cinema pode se inserir neste mercado e contexto?  Comuma ideia stransforma em um projeto? Quais os principais itens de um projeto e como  apresentar e negociar com um canal de TV?  

Para Regina Barbosa, não há uma receita. Cada projeto  tem especificidades seja pela temática, pelo gênero ou ainda pela linha de financiamento ou pelo tipo de negociação adotada. “Esta oficina aborda conceitos gerais dos incentivos e modos de negociações. Leva cada participante a entender as principais questões que envolvem a elaboração de projetos audiovisuais.  Não há a pretensão de ensinar a fazer  roteiros e argumentos, mas são apresentados os princípios gerais destes instrumentos indispensáveis num projeto audiovisual.”

Ela ressalta que pela complexidade de oportunidades e  diversidade de linhas  que o setor oferece, não se tem como abarcar todas as informações e especificações dos incentivos e dos  modos de negociações. “A expectativa é que cada participante  se sinta mais preparado/a  e também mais instigado/a a pesquisar e se aprimorar continuamente para encarar este novo nicho de mercado que é a produção de conteúdos para a televisão”,comenta Regina.

SERVIÇO:

– Oficina “PROJETOS  AUDIOVISUAIS: Elabore projetos para editais da Ancine/Canais de TV > Entenda como participar dos editais da SAV/MINC/FSA 2018 > Fique por dentro do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA / Ancine” – com Regina Barbosa (PE).

– Dias 5 e 6 de abril (18h30 às 21h30) e dia 7 (9h às 17h)).

– Investimento: R$130,00. Inscrições: https://goo.gl/forms/2VVJ4QaQbeSL2yiZ2

– Local: Sebrae/RN (Av. Lima e Silva, 76, Lagoa Nova).

– Informações: 84-99832-1382 (Keila Sena) / 84-99959 3525 (Isaac Ribeiro) / casadeproducao10@gmail.com .

– Realização: Casa de Produção

– Apoio: Sebrae/RN, Blog Vida Real

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.