Acessibilidade Cultural: Projeto “Narrativas do Silêncio” abre inscrições para nova temporada

Gelo Camelo

 

cartaz_oficina_de_teatro_2019_instagram-01

Com foco exclusivo na comunidade surda de Natal, “Narrativas do Silêncio” está de volta. E, neste ano, trazendo novidades. Além da tradicional oficina de fotografia, a quarta temporada do projeto promoverá uma oficina de teatro. As inscrições acontecem no período de 6 a 12/05, ou até o preenchimento das vagas. Todas as atividades serão traduzidas na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

A programação completa do evento contempla, ainda, uma apresentação da peça “Enquanto a Chuva Cai” com a Companhia “Fluctissonante” e uma exposição fotográfica. O grupo teatral curitibano é dedicado exclusivamente à pesquisa, produção e criação de espetáculos teatrais simultaneamente encenados em Libras e Língua Portuguesa, acessíveis para surdos e ouvintes de maneira integrada.

Já a exposição fotográfica que dá nome ao projeto (Narrativas do Silêncio) reunirá imagens produzidas pelos participantes da oficina que será ministrada nas dependências do IFRN-Cidade Alta, no período de 13 a 17/05. Com o tema “Ciência Divertida”, a atividade será conduzida pelo fotógrafo e designer José Aglio, com tradução simultânea em LIBRAS por Rogério Hakkinen.

O Projeto

Lançado em 2015, “Narrativas do Silêncio” visa ampliar a acessibilidade cultural de pessoas surdas na Região Metropolitana de Natal. Contando com os apoios da Cosern e do Governo do Estado do RN, viabilizados por intermédio da Lei “Câmara Cascudo” de Incentivo à Cultura, o projeto compreende acessibilidade cultural como uma importante conquista.

Acessibilidade cultural é um direito consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e está especificado na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada por unanimidade pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 2007, e ratificada pelo Brasil, em 2009.

Propiciar acessibilidade cultural implica reconhecer o direito das pessoas com deficiência de participar da vida cultural em base de igualdade com as demais pessoas. Tanto no que diz respeito à fruição de bens e serviços, quanto ao acesso a materiais e atividades que favoreçam o fazer artístico-cultural.

 

SERVIÇO

 

O quê?

Abertura de inscrições para as oficinas de fotografia (13 a 17/05) e teatro (23 e 24/05)

Quando?

6 a 12 de maio de 2019, ou enquanto houver vaga. Não será feita inscrição por e-mail.

Onde?

Associação de Surdos de Natal – ASNAT (Largo Junqueira Aires, 536 – Cidade Alta / 3211-2414) / Centro SUVAG (Avenida Lima e Silva, 966 – Nazaré / 3605-0303) / Centro Estadual de Capacitação de Educadores e de Atendimento à Pessoa com Surdez – CAS/Natal Rotary (Rua dos Paiatis, 2004 – Quintas / 3232-2827) / Associação dos Surdos de Parnamirim – ASP (Rua Tenente Osório, 112 – Centro / 98103-3419)

 

CONTATOS

Fábia Fernandes (Produção): (84) 98103-3419 (fabiagfl@hotmail.com)

Christian Vasconcelos (Imprensa): (84) 99151.7907 (christian.vasconcelos@gmail.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.