Quem é o Cidadão Freire?

Freire saiu do sertão de Pernambuco e se tornou empreendedor em Natal

Freire saiu do sertão de Pernambuco e se tornou empreendedor em Natal

O contador Erisvaldo Freire, de 38 anos, é um personagem interessante da rotina de Natal.
Organizado e religioso, é um ativista constante das causas do Cristianismo e da democratização da política.
Nascido no sertão de Pernambuco, região assolada pela seca, aos 4 anos foi com a família tentar uma vida melhor no Mato Grosso, indo viver em um garimpo e tendo que caminhar 8km em trilhas e estradas carroçáveis para conseguir estudar.

No ano 2000, ele iniciou uma carreira no Exército, como aluno no CPOR (Centro de Preparação de Oficiais do Exército) do Recife, sendo transferido em 2002 para Natal, para servir como Oficial no 7 Batalhão de Engenharia no bairro de Nova Descoberta.
Ao sair do quartel, foi selecionado como Trainee numa multinacional, momento que recebeu treinamentos para ampliar as habilidades de gestão e liderança. “Fui o primeiro da minha turma a assumir a gestão de uma filial”, lembra ele.

“Paralelo à minha vida militar e pós militar, por causa da minha formação cristã protestante, sempre realizei ações sociais em comunidades carentes da nossa cidade, visando a qualificação e o despertamento dos jovens na construção de um mundo mais justo, porém com o passar dos anos, essas comunidades continuavam ainda mais pobres, a violência e o desemprego só aumentavam”.

Foi então que Freire decidiu juntar um grupo de amigos e empreender na política. A partir daí fundou os Projetos: Secap (responsável por capacitar e conscientizar mais de 4000 jovens evangélicos nos anos de 2011 a 2016); Movimento Cristianismo Relevante – que visa incentivar a participação Política a partir de uma cosmovisão cristã; o Portal de Transparência Municipal, chamado www.deolhonacamara.com que visa traduzir os gastos públicos municipais.

Freire faz parte da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), como Empreendedor Cívico desde 2016, e voltou como Líder em 2019, sendo o primeiro membro da Raps a disputar uma eleição no Rio Grande do Norte. Em 2019 também foi selecionado num universo com mais de 30 mil inscritos como aluno do RenovaBr, ou seja, ele faz parte das 2 maiores instituições de formação e ação política no Brasil.

Em 2016, ele tentou se eleger vereador e teve 1008 votos. Em 2018, foi candidato a deputado estadual e pulou para 3.500 votos.

Agora em 2020 Freire é pré-candidato a vereador em Natal pelo partido Solidariedade.

Prefeitura de Mossó

Ministério Público vai reunir jornalistas amanhã para debater a situação da Saúde Pública no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte realiza amanhã, às 9h, a 6ª edição do Notícia Cidadã, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária. Na oportunidade, será discutida a temática da Saúde Pública no RN com a presença de Promotores de Justiça com atuação na defesa da saúde pública.

O Notícia Cidadã reúne mensalmente chefes de redação e de  reportagem, pauteiros e repórteres dos principais veículos de comunicação da cidade para a discussão de temas de interesse público. A iniciativa é um projeto de relacionamento do Ministério Público Estadual com a imprensa, e visa oferecer a troca de ideias entre membros do MPRN e jornalistas.

Gelo Camelo