Presidente do Irã morre aos 63 anos em queda de helicóptero

O Irã confirmou na madrugada desta segunda-feira (20) a morte do presidente Ebrahim Raisi e de sua comitiva, incluindo o chanceler Hossein Amirabdollahian, após a queda do helicóptero que os transportava de volta ao país depois de uma visita à fronteira com o Azerbaijão. A queda ocorreu em um terreno montanhoso e de difícil acesso.

Folha de São Paulo

Prefeitura de Mossó

Lula se iguala a Dilma

Com a recém-criada Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, chefiada por Paulo Pimenta, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 39 ministérios, empatando assim com recorde estabelecido por Dilma Rousseff (PT) em 2015.

Gelo Camelo

ESGOTADAS! Inscrições para evento do Solidariedade estão esgotadas

O Partido Solidariedade Rio Grande do Norte fará evento estadual neste sábado, 18 de maio, para organizar o discurso e apresentar a estratégia do partido para as eleições de 2024.

Uma equipe da Fundação 1º de Maio virá de São Paulo para operar os bastidores do evento, que está sendo replicado também em várias cidades do Brasil.

Dirigentes e pré-candidatos de várias partes do Rio Grande do Norte virão para Natal participar do encontro, que será realizado em um hotel de Ponta Negra.

As inscrições se esgotaram nesta sexta-feira.

Foram disponibilizadas 250 vagas e todas já foram preenchidas. Será dado um treinamento sobre Marketing Digital, Jurídico e Estratégias de Campanha

Bazar Flor de Lis

Avisem aos partidos políticos

A Cota de Gênero, que obriga os partidos a ter 30% de candidaturas femininas, virou um problema judicial sério porque muita gente, de má fé, cria candidaturas fictícias para burlar a lei. O TSE sabe disso porque julgou e condenou chapas inteiras à perda dos mandatos nos últimos meses e agora vai arrochar a na fiscalização nas eleições 2024.

Veja o que disse ontem o presidente do TSE:

“Nas eleições municipais, há um número muito maior de fraude à cota de gênero do que nas eleições gerais. Os tribunais regionais eleitorais e os juízes eleitorais estarão já com um direcionamento importante para fazer aplicar em todo o território nacional o respeito à cota de gênero”, defendeu o o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes.

Vitallis

Cristiane Dantas destaca lei do mandato que previne amputações no RN

Na sessão plenária, da Assembleia Legislativa, desta quinta-feira (16), a deputada estadual Cristiane Dantas destacou a importância da sanção da lei Nº 11.750/2024, de iniciativa do mandato, que ampliou o programa do pé diabético no Rio Grande do Norte, com foco na prevenção de amputações e capacitação dos profissionais de saúde da atenção básica.

De acordo com a deputada, as alterações foram realizadas a partir da discussão do projeto salvando pernas, que trata da prevenção de amputações para pacientes diabéticos ou com problemas vasculares. “Como havia uma lei anterior semelhante, resolvemos, então, alterar a legislação para ampliar e especificar ações para o programa ser amplamente implantado na atenção básica dos municípios do rio grande do norte, por dar tratamento diferenciado a pacientes com diabetes e que apresentem feridas nos pés”, pontou.

A nova legislação alterou dois artigos da lei anterior, acrescentando ao texto a determinação de que o programa deve desenvolver ações de divulgação para difundir a prevenção e detecção contínua de lesões em fase inicial nos pés de pacientes diabéticos ou com aterosclerose periférica, que possam levar ao risco de infecções e amputações.

A Lei Nº 11.750 ainda determina que os profissionais de saúde, atuantes na atenção primária, devem ser capacitados para realizarem o exame no pé diabético. A promoção de informação e o debate a respeito da importância de cuidar dos pés juntamente com setores civis organizados também foram instituídos.

Ainda segundo a parlamentar, a perspectiva o SUS se volte para a prevenção, reduzindo custos e salvando vidas. “Essa lei, sendo aplicada, tende a minimizar gastos do SUS com amputações evitáveis, que se tivéssemos diagnóstico inicial poderiam não ocorrer. Precisamos divulgar, conscientizar os pacientes e capacitar profissionais. O mais grave é que muitos pacientes vêm procurar atendimento médico quando já evoluiu bastante o problema e, às vezes, só resta a amputação. Essa política visa a prevenção de muito sofrimento”, finalizou.

Prefeitura de Mossó

Kelps treina 70 pré-candidatos de 5 partidos que apoiam Jaime em São Gonçalo

O ex-deputado Kelps deu treinamento a 70 pré-candidatos de cinco partidos diferentes que apoiam a pré-candidatura de Jaime Calado a prefeito em São Gonçalo do Amarante. Foi na noite da quarta-feira, 15.

Especialista em estratégia política, Kelps tem dado palestras em todo Brasil sobre como planejar e executar campanhas eleitorais de baixo custo.

O pré-candidato a vice-prefeito ao lado de Jaime, Flávio Henrique, é dos quadros do partido que Kelps fundou no Rio Grande do Norte, o Solidariedade, e está organizando a chapa de vereadores da legenda no município.

Kelps ensinou aos pré-candidatos a fazer campanha eleitoral com imaginação e obter bons resultados mesmo sem a necessidade de muito dinheiro.

Anuncie aqui

“Brasil Sabor” começa hoje no Rio Grande do Norte

Paolo Passarielo, presidente da Abrasel no RN

A 18ª edição do festival Brasil Sabor começa hoje movimentando chefs e restaurantes de todo país. No Rio Grande do Norte, mais de 50 estabelecimentos participarão do evento como Camarões Midwal Mall, Camarões Potiguar, Manary, Tábua de Carne Via Costeira, Paçoca de Pilão, entre outros.

18ª edição do Brasil Sabor
16 de maio a 2 de junho
Realização: Abrasel
Patrocínio nacional: Ambev, Friboi, PicPay e Seara
Patrocínio local: Acioly Distribuidora
Apoio local: Revista Deguste, SEBRAE RN, Fecomércio RN e SENAC RN
Mais informações em: www.brasilsabor.com.br

Gelo Camelo

Setor eólico fecha as portas no Brasil, demite milhares e não vê retomada imediata, diz Folha de São Paulo

Produção de energia limpa do Parque Eólico Neoenergia no município Rio do Fogo, no litoral do Rio Grande do Norte – Alex Régis – 27.maio.21/Folhapress

As indústrias eólicas vivem seu pior momento em décadas no país. A brasileira Aeris Energy, produtora de pás eólicas, por exemplo, demitiu nas últimas semanas mais de 1.500 funcionários que trabalhavam em Pecém, no Ceará, também por falta de demanda.

De modo geral, a indústria eólica se queixa que o sufoco hoje vivido tem a ver com o excesso de energia no mercado interno, que inibe a construção de novos parques eólicos. A sobreoferta estaria sendo puxada pela instalação desenfreada de GD, a geração distribuída por placas solares, que é feita pelos próprios consumidores e empresas, sem planejamento ou monitoramento dos órgãos públicos.

Folha

Vitallis