Só algum fato novo de grande magnitude pode mudar o cenário que se apresenta nos três principais colégios eleitorais do Rio Grande do Norte.
Em Natal, o ex-prefeito Carlos Eduardo vem ganhando, com folga, todas as pesquisas divulgadas até agora. E os concorrentes não estão apresentando argumentos que façam os eleitores seguirem outro caminho. Mesmo a decisão do prefeito Álvaro de apoiar Paulinho não chega a ser um fato novo, porque já vinha sendo ventilado a algum tempo. Então, mesmo que Paulinho cresça muito, dificilmente vai passar de Carlos no primeiro turno. (E, se for para o segundo turno, os votos de Natália devem ir para Carlos).
Em Mossoró, a vantagem do prefeito Allyson Bezerra é tão grande em relação aos outros grupos políticos que só duas pesquisas eleitorais foram divulgadas até agora. A oposição não deve divulgar pesquisas porque se assim o fizer só reforça a boa imagem que o prefeito tem junto ao eleitorado.
Em Parnamirim, a líder da oposição, Professora Nilda, venceu todas as pesquisas divulgadas até agora e o fato novo que poderia dificultar a pré-campanha dela, o anúncio do candidato da prefeitura, até agora não surtiu o efeito prático que a situação queria. Ao contrário, a impressão que eu tive foi que o nome de Nilda se fortaleceu após o anúncio. Nilda venceu três pesquisas mesmo após o anúncio do candidato da situação.