Nova Lei de Cristiane a favor das mulheres entra em vigor

Gelo Camelo

Entrou em vigor na quarta-feira (28) a lei estadual que assegura a assistência psicológica para as mulheres mastectomizadas, Lei Nº 11.473/2023, de iniciativa da deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade).

A lei pretende prevenir e favorecer a redução de sequelas após o processo cirúrgico de retirada parcial ou total das mamas.

“Tivemos a iniciativa de elaborar essa lei por perceber, nas nossas mobilizações em torno da campanha Outubro Rosa, a grande quantidade de mulheres que ficam com baixa estima após passarem para retirada das mamas na luta contra o câncer. Então, garantir a assistência psicológica é cuidar do emocional dessa paciente, até para refletir positivamente no tratamento contra a doença. É um direito importante para as pacientes e fico feliz de poder contribuir com isso”, celebra a deputada Cristiane.

De acordo com a lei, a assistência psicológica às mulheres mastectomizadas vai ser assegurada de acordo com a avaliação clínica de cada paciente. Quanto aos recursos para efetivar o atendimento, a lei prevê que as despesas correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do Governo do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *