Cristiane mobiliza sociedade para ajudar pacientes de doenças raras

A urgente necessidade da criação de um Centro de Referência para Doenças Raras no Estado do Rio Grande do Norte foi tema de uma audiência pública proposta pela deputada estadual Cristiane Dantas.

A audiência aconteceu na quinta-feira, 29 de fevereiro.

Preocupada com o assunto, a deputada reuniu na Assembleia Legislativa vários especialistas e interessados no assunto. Participaram das discussões alguns profissionais da Saúde, como médicos e enfermeiros; representantes do Ministério Público, do Conselho Regional de Medicina do RN (CREMERN) e da Associação de Doenças Raras do RN; membros do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (CONSEMS), da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap/RN) e da Comissão de Saúde da OAB/RN; além do coordenador de Promoção Estadual dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e de pacientes e seus familiares.

“A data de hoje – 29 de fevereiro – marca a Campanha de Conscientização sobre o Dia Mundial e Nacional das Doenças Raras. Essa mobilização foi criada pela Organização Europeia de Doenças Raras (EURORDIS) e mais de 65 parceiros, com o objetivo de dar visibilidade aos pacientes e gerar mudanças para os 300 milhões de pessoas em todo o mundo que vivem com uma doença rara, além de suas famílias e cuidadores”, iniciou Cristiane Dantas. 

Segundo a deputada, no Brasil, onde se estima que 13 milhões de pessoas sejam afetadas por doenças raras, a data emblemática foi instituída pela Lei nº 13.693/2018.

Bazar Flor de Lis

É HOJE! Audiência debate aumento no número de multas de trânsito

A arrecadação estadual de mais de R$ 2,8 milhões em autos de infração somente no mês de janeiro de 2024, aliada à crescente insatisfação entre os motoristas do Rio Grande do Norte em relação ao aumento no número de multas de trânsito aplicadas, motivou a deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) a propor realização de audiência pública para debater o cenário. “A indústria da multa e dos reboques no RN” está marcada para esta quinta-feira (22), no auditório da Assembleia Legislativa do RN, a partir das 14h.

Prefeitura de Mossó

Criminosos tentam golpe em nome da Deputada Cristiane Dantas

A deputada estadual Cristiane Dantas foi às redes sociais no fim da tarde desta quinta-feira (19), fazer um alerta de golpe à população. Segundo nota publicada, criminosos estão se passando por colaboradores do gabinete da parlamentar para pedir dinheiro.

Confira a nota da íntegra:

“ALERTA DE GOLPE
Venho, por meio deste, comunicar um alerta de golpe para todos. Criminosos estão tentando aplicar golpe se passando por colaboradores do meu gabinete. Esclareço que NÃO ORGANIZAMOS nenhum evento privado, assim como NÃO PEDIMOS DINHEIRO, transferência ou pix ou dados pessoais, sob hipótese alguma.

ATENÇÃO para um dos números utilizados pelos criminosos: (84) 98748.5526. BLOQUEIEM!

Oriento que quem for contactado por criminosos faça o bloqueio nas redes sociais e a devida denúncia junto à Polícia Civil.”

Gelo Camelo

Nova Lei de Cristiane a favor das mulheres entra em vigor

Entrou em vigor na quarta-feira (28) a lei estadual que assegura a assistência psicológica para as mulheres mastectomizadas, Lei Nº 11.473/2023, de iniciativa da deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade).

A lei pretende prevenir e favorecer a redução de sequelas após o processo cirúrgico de retirada parcial ou total das mamas.

“Tivemos a iniciativa de elaborar essa lei por perceber, nas nossas mobilizações em torno da campanha Outubro Rosa, a grande quantidade de mulheres que ficam com baixa estima após passarem para retirada das mamas na luta contra o câncer. Então, garantir a assistência psicológica é cuidar do emocional dessa paciente, até para refletir positivamente no tratamento contra a doença. É um direito importante para as pacientes e fico feliz de poder contribuir com isso”, celebra a deputada Cristiane.

De acordo com a lei, a assistência psicológica às mulheres mastectomizadas vai ser assegurada de acordo com a avaliação clínica de cada paciente. Quanto aos recursos para efetivar o atendimento, a lei prevê que as despesas correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do Governo do Estado.

Bazar Flor de Lis

Cristiane diz que Governo ignorou problema e agora caixa d’água de escola pode desabar

A deputada estadual Cristiane Dantas cobrou do Governo do Estado o urgente reparo na caixa d’água da Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, em São José de Mipibu. A caixa está com risco iminente de desabar e as aulas na unidade foram suspensas ndesta quarta-feira (14).

“Não é de agora que esse problema acontece, a direção da unidade já solicitou reparos que nunca foram atendidos. O governo teve periodo de pandemia e até de greve dos professores para fazer esse serviço, mas ignorou. Agora os alunos ficam sem aulas mais uma vez, porque há o risco de desabamento da estrutura por falta de manutenção”, disse a deputada na sessão plenária da Assembleia na quarta-feira, 14.

De acordo com a deputada, cerca de 1.200 alunos ficarão sem aulas até que o serviço seja feito. “Por isso cobro aqui o imediato reparo ou construção de uma nova caixa d’água na escola. A comunidade escolar não pode mais ser penalizada”, finalizou.

Prefeitura de Mossó

Cristiane divulga campanha em prol das mulheres

A Deputada Cristiane Dantas divulgou a venda de camisetas promovida pelo grupo Reviver para arrecadação de recursos a serem destinados às ações desenvolvidas pela instituição sem fins lucrativos. De acordo com Cristiane, as camisas estão à venda ao valor de R$ 30,00 em seu gabinete parlamentar e outros pontos da cidade.

“O grupo Reviver está completando 10 anos de atuação, desempenhando um trabalho importante de autocuidado com a realização, dentre outros, de exames gratuitos de mamografia nos bairros e municípios potiguares. O nosso mandato se orgulha em destinar anualmente emendas parlamentares para o custeio desses exames. Podem contar conosco para mais um ano apoiar essa causa”, pontuou a deputada. 

Gelo Camelo

Veja a votação dos candidatos a Deputado Estadual do Partido Solidariedade em 2022

CRISTIANE DANTAS – Votação 42.035
LUIS EDUARDO – Votação 31.871
JADSON SILVA ROLIM – Votação 27.763
TONY FERNANDES – Votação 19.405
ELIABE MARQUES – 17.993
ARIANA MAIA SALDANHA – 4.750
SALISMAR LOPES CORREIA – 2.976
MICHAEL DINIZ – 2.704
GILVAN SARINHO RIBEIRO – 2.195
VALDIR DE MEDEIROS – 1.887
MARIA CELESTE – 1.360
ALEXANDRE FEITOSA – 1.104
JULIANA MARIA ROCHA – 1.052
FLAVIO MEDEIROS – 1.001
EDUARDA CARDOSO – 897
BRENO BRIGIDO – 691
JAIR DANTAS – 412
SILVERIO GILIARDE – 228
INGRID TRAJANO – 154
ELIAS DA SILVA SANTOS –134
DANIEL CABRAL – 131
ANNA CLAUDIA – 73

Bazar Flor de Lis