Maria Magnólia Sousa Figueiredo tem 56 anos, nasceu em Natal e virou personagem internacional representando o Rio Grande do Norte participando de 4 Olimpíadas (1988 em Seul, 1992 em Barcelona, 1996 em Atlanta e 2004 em Atenas) e permanecido invicta por 15 (quinze) anos consecutivos nas provas que competia.
Magnólia foi a primeira mulher do Brasil a chefiar uma equipe de atletismo dos Jogos Pan-Americanos.
Neste ano de 2020, Magnólia é pré-candidata a vereadora de Natal pelo partido Solidariedade.
Magnólia nasceu na Vila Luz, na antiga Avenida 9, hoje conhecida como avenida Coronel Estevam, no bairro do Alecrim, em Natal.
Ao todo, ela tem 10 irmãos. O pai, Francisco Batista da Silva, foi promotor de Justiça, e a mãe, Raimunda Souza da Silva, enfermeira.
Após o casamento, aos 18 anos, com o professor de educação física da UFRN, José dos Santos Figueiredo, Magnólia foi morar em Currais Novos, voltando dois anos e meio depois para Natal.
O casal tem uma filha, Luiza Sousa Figueiredo, formada em moda em Barcelona, na Espanha.
Sua formação escolar foi nas escolas de ensino público de Natal, exceto o pré-vestibular, onde foi bolsista do Colégio e Curso Hipócrates.
Magnólia estudou no colégio estadual Calazans Pinheiro, que fica na avenida Alexandrino de Alencar; estudou no Colégio Estadual Manoel Dantas e no colégio estadual Sebastião Fernandes, na rua Alberto Maranhão, no Tirol, e estudou no colégio estadual Winston Churchill, na Cidade Alta.
No ensino superior, Magnólia formou-se em Educação Física pela UFRN, estudou Administração na UFRN e Economia na UNIPEC. Fez especialização em gestão educacional e gestão esportiva.
Magnólia é servidora pública das Secretarias da Educação no Estado e do Município e coordena testes de aptidão física em concursos públicos em várias cidades do Brasil.
Desde 2013 Magólia é filiada ao partido Solidariedade em Natal.
Em 2016, foi candidata a vice-prefeita de Natal, ao lado de Kelps Lima, ficando em segundo lugar.
Em 2018, Magnólia foi candidata ao Senado da República e obteve mais de 100 mil votos, sendo que 50 mil deles foram em Natal.
Agora em 2020, Magnólia é pré-candidata a vereadora de Natal.