Passeio leva turistas de Natal para ver belezas de Acari e estátua de Santa Rita

Gargalheiras em Acari (Foto Canindé Soares)https://canindesoares.com/

A empresa Fortur criou um pacote bate-volta para turistas de Natal conhecerem as belezas de uma das cidades mais interessantes do RN, Acari, e com volta passando pelo maior monumento católico do RN, a estátua de Santa Rita, em Santa Cruz.

A saída é no dia 6 de junho, a partir da área de lazer do Panatis, com paradas ainda na praça ao lado da AGAÉ e na BR em Parnamirim.

Bazar Flor de Lis

Empresa de turismo visita Acari para conhecer possíveis roteiros no município

Sec de Turismo de Acari, Girlene Edson (de camisa azul) apresentou potenciais de Acari para representante da Fortur, Fortunato Farias, de camisa encarnada

O representante da Empresa de Turismo Fortur, Fortunato Farias, esteve nesta quarta-feira, 28, conhecendo as potencialidades turísticas do município de Acari.

Na ocasião foi recepcionado pelo secretário Municipal de Turismo de Acari, Girlene Edson, que comemorou o fato de Acari vir a fazer parte dos destinos turísticos da empresa.

A Fortur está há mais de oito anos no ramo do turismo regional e nacional. A visita terminou com uma visita ao Açude Marechal Dutra, o Gargalheiras.

Quando for a Acari, veja locais para se hospedar – https://blogdowashington.com.br/turismo-no-serido-o-que-fazer-e-onde-ficar-em-acari-rn/

Acari tem um dos cenários mais bonitos para do turismo rural do Rio Grande do Norte
Prefeitura de Mossó

Kelps e Fernandinho discutem parceria para ajudar Acari

Kelps e Fernandinho discutiram projetos para melhorar a região do Seridó

O prefeito de Acari (RN), Fernando Bezerra, abriu esta segunda-feira com uma reunião em Natal com o deputado estadual Kelps Lima, onde discutiu parceria para investimentos e atenção especial à região Seridó.

Uma das providencias já materializadas é a emenda que Kelps destinou no orçamento do Estado para ajudar na urbanização de Acari: a construção de uma praça no bairro Petrópolis, próximo ao Conjunto Teresinha Pereira.

Uma das grandes preocupações de Kelps e Fernandinho é formular providências para a geração de emprego e renda na região Seridó.

Gelo Camelo

TURISMO NO SERIDÓ: o que fazer e onde ficar em Acari (RN)

Cidade de Acari é uma joia do Seridó Potiguar

A cidade de Acari é uma das mais bonitas do Rio Grande do Norte. As fotos do artista Canindé Soares (https://www.instagram.com/canindesoares/) que ilustram esta postagem mostram bem isso.

Além da beleza e limpeza das ruas, Acari tem comida boa e uma das paisagens mais visitadas do Estado, o Açude Gargalheiras.

Açude Gargalheiras em foto de @CanindeSoares

Após uma seca prolonga e quase ter ficado sem água, o açude voltou a encher de novo e já é possível tomar banho seguindo os cuidados do distanciamento imposto pela Covid.

Até o Papa Francisco reconheceu a importância de Acari. Veja ( https://blogdowashington.com.br/papa-francisco-concede-titulo-de-basilica-a-igreja-em-acari-rn/)

Com a flexibilização do decreto que permite a abertura parcial do comércio, vale a pena uma parada em Acari para conhecer ou rever a cidade.

Se for, respeite todos os protocolos de segurança e veja as opções de hospedagem:



Bazar Flor de Lis

CARNAÚBA DOS DANTAS – fechamento do comércio foi para a 2a Instância

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve junto ao Tribunal de Justiça potiguar  uma suspensão de liminar contra uma decisão judicial que proibia restrições motivadas pela Covid-19 em Carnaúba dos Dantas.

A decisão do Juízo de Acari determinava que a Prefeitura e a Polícia Militar locais deveriam se abster de tomar quaisquer medidas, constritivas ou restritivas de direitos, pautadas no Decreto Executivo nº 30.419, de 17 de março de 2021.

A decisão do Juízo local foi tomada após a Polícia Militar, em cumprimento do estabelecido do Decreto Estadual, realizar o fechamento do comércio de Carnaúba dos Dantas.

O MPRN interpôs a suspensão de liminar por considerar a “flagrante ilegitimidade e do grave risco de lesão à ordem e saúde públicas, consubstanciado no perigo iminente de alastramento da Covid-19 em todo o Estado do Rio Grande do Norte”. Com essa decisão do TJRN, fica restabelecida a plena eficácia do Decreto Estadual nº 30.419/2021 em Carnaúba dos Dantas. 

Para o TJRN, é “inegável, portanto, que existem elementos suficientes nos autos capazes de atestar que a decisão atacada representa grave risco de violação à ordem público-administrativa assim como à saúde pública, acrescido do efeito multiplicador que a medida judicial questionada pode suscitar, com risco da proliferação de demandas idênticas, tendo em vista a existência de outros municípios em situação análoga ao do município impetrante, ora interessado”.

Confirma a decisão judicial – http://www.mprn.mp.br/portal/images/files/2021/20210327_DecisaoSuspensaoLiminar_Carnauba.pdf


Com informações do MPRN – http://www.mprn.mp.br/portal/inicio/noticias/11080-covid-19-a-pedido-do-mprn-tjrn-derruba-decisao-que-proibia-restricoes-em-carnauba-dos-dantas

Prefeitura de Mossó

Papa Francisco concede título de Basílica à igreja construída em 1867 em ACARI (RN)

Fotos de Adriano Campelo

Através de um decreto emitido pela Santa Sé, o Papa Francisco tornou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, na cidade de Acari, na região do Seridó potiguar, uma Basílica Menor. O decreto foi lido pelo bispo diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, no final da celebração de “dedicação da Igreja”, na noite desta quinta-feira, 25 de março.

O título foi concedido pelo Papa em razão da história e da arquitetura da Igreja. Foi nela que o Cardeal Eugênio de Araújo Sales recebeu o Sacramento do Batismo, há cem anos. Dom Eugênio foi sacerdote, bispo auxiliar e administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, e faleceu no ano de 2012, no Rio de Janeiro, onde residia como arcebispo emérito.

O que é uma Basílica Menor

Segundo o documento Domus Ecclesiae (Casa da Igreja),da Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé,  as basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma diocese e, por isso, possuem “um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

História

A Paróquia Nossa Senhora da Guia, na cidade do Acari, é a primeira que foi desmembrada da antiga Freguesia da Senhora Santa Ana do Seridó, cujo território paroquial abrangia o que hoje corresponde ao território da Diocese de Caicó. A  Igreja Matriz, que agora passa a ser Basílica Menor pontifícia, foi construída pelo Padre Thomaz Pereira de Araújo,  inaugurada em 1867.

Sendo a segunda paróquia mais antiga da Diocese de Caicó, por haver sido erigida em 1835, e uma das mais antigas do estado do Rio Grande do Norte, ela guarda uma forte expressão da piedade popular. Segundo pesquisadores, a devoção a Nossa Senhora da Guia remonta, porém, ao ano de 1738, de modo que as cidades ao seu redor têm na cidade de Acari um referencial de piedade mariana e de decoro nas celebrações litúrgicas.

Tradicionalmente, a festa da padroeira acontece no período de 5 a 15 de agosto e atrai centenas de devotos locais e visitantes.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Natal

Gelo Camelo

ACARI – Prefeitura divulga calendário de matrículas

A secretaria municipal de educação e cultura do município de Acari informa que a partir da próxima semana, iniciando no dia 10/03, estará aberto o período de MATRÍCULAS na rede municipal de ensino:

10 À 12 DE MARÇO Matrícula antecipada para novos estudantes com NEE. Documentos necessários: relatório pedagógico da sala de AEE e/ou laudo médico.

15 A 19 DE MARÇO Renovação automática de 2020 para 2021

22 A 24 DE MARÇO Matrícula para novos estudantes 2021

29 A 31 DE MARÇO Solicitação de transferência

Bazar Flor de Lis

ACARI: Prefeitura suspende atendimento presencial ao público por 14 dias

A Prefeitura de Acari informa que, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, tendo como base o alto índice de transmissão do Novo Coronavírus (Covid-19), a partir desta segunda-feira (01/03/2021), estão suspensos os atendimentos presenciais ao público na sede da administração municipal (prefeitura), exceto no setor de tributação, onde há um acesso lateral/parcial.

A medida é válida para os próximos 14 dias, como mais uma estratégia de enfrentamento ao vírus, diminuindo a circulação de pessoas no interior da repartição pública. Entretanto, para casos urgentes, podendo haver atendimento remoto pelos telefones: (84) 3433-3980 / 3433-3981 ou E-mail: sempac@acari.rn.gov.br

Com informações do site da Prefeitura Municipal de Acari – https://www.acari.rn.gov.br/noticia/1168

Prefeitura de Mossó

Prefeito de Acari (RN) foi o entrevistado desta segunda-feira na TV Tropical de Natal

Fernando Bezerra, (Solidariedade), no programa RN no AR com a jornalista Ana Carla Queiroz

O prefeito de Acari, Fernando Antônio Bezerra, amanheceu hoje dando entrevista na TV Tropical, em Natal, sugerindo mais investimentos no turismo regional como forma de ativação da economia nas cidades do interior do RN.

Seridoense, Fernando defendeu o alto potencial turístico da sua região, exaltando as qualidades que sua cidade possui para receber visitantes.

“Acari é uma das cidades mais bonitas do Rio Grande do Norte”, disse o prefeito.

Gelo Camelo

ACARI – Prefeitura lança “Mãos que Constroem Artes”

Reunião do dia 22 aconteceu no prédio da antiga Escola Estadual Tomaz de Araújo

A Prefeitura de Acari está criando um projeto para apoiar o artesanato produzido no município, valorizando sua cultura e dando impulso econômico aos empreendedores locais.

Uma reunião com os artesãos da cidade já foi realizada no dia 22 deste mês, onde foram debatidos desde a criação de um espaço físico para servir de endereço para a comercialização, como também de uma plataforma digital para que o artesanato de Acari seja divulgado na internet e agregue valor pela excelente referência da origem seridoense.

O nome do projeto é “Mãos que Constroem”.

Bazar Flor de Lis