A PRÓPRIA FOLHA NOTICIOU! Um mês pegando fogo

Incêndio na Reserva Biológica do Lago Piratuba, no Amapá, neste mês – Dayane Pastana /ICMBio

Equipes de ambientalistas e do governo federal monitoram e atuam no combate a um incêndio que iniciou há mais de um mês no litoral do Amapá, e que atingiu a Reserva Biológica do Lago Piratuba, parte da Amazônia.

No dia 9 de outubro, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) detectou, por meio de sistema de monitoramento via satélite, um foco de calor em fazendas localizadas no entorno da reserva biológica, entre os municípios de Tartarugalzinho e Amapá, o que indicaria um possível incêndio florestal.

Folha de são Paulo

Prefeitura de Mossó

Startup do Amapá transforma caroço de açaí em “café” e conquista o mercado externo

A empresa Engenho Café de Açaí, do Amapá, é reconhecida internacionalmente. Criada em 2020, durante a pandemia, a startup já conquistou o mercado alemão, para quem comercializa meia tonelada do produto, e está fechando uma remessa de uma tonelada para Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ao aproveitar o caroço do fruto da região amazônica que seria descartado para fazer uma bebida aromática com características semelhantes ao café tradicional, reduzindo impactos ambientais e gerando emprego e renda, o negócio inovador dispõe de registro de marca, selo de origem, rastreamento, procedência e certificações.

SEBRAE

Gelo Camelo