A PRÓPRIA FOLHA NOTICIOU! Um mês pegando fogo

Incêndio na Reserva Biológica do Lago Piratuba, no Amapá, neste mês – Dayane Pastana /ICMBio

Equipes de ambientalistas e do governo federal monitoram e atuam no combate a um incêndio que iniciou há mais de um mês no litoral do Amapá, e que atingiu a Reserva Biológica do Lago Piratuba, parte da Amazônia.

No dia 9 de outubro, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) detectou, por meio de sistema de monitoramento via satélite, um foco de calor em fazendas localizadas no entorno da reserva biológica, entre os municípios de Tartarugalzinho e Amapá, o que indicaria um possível incêndio florestal.

Folha de são Paulo

Gelo Camelo

Lula vai viajar de novo. Sábado estará em Letícia

Foto: Ricardo Stuckert

A convite do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva realiza neste sábado (8/7) visita a Letícia (Colômbia), onde participará do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano.

A programação da reunião compreende, nos dias 5, 6 e 7, painéis sobre diversos temas relacionados à Amazônia com especialistas, pesquisadores, representantes dos povos indígenas e da sociedade civil, assim como de entidades que prestam cooperação internacional da região. Na manhã do dia 8, os resultados das discussões serão apresentados aos Presidentes do Brasil e da Colômbia.

Também em Letícia, estão em curso negociações entre os oito países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) sobre declaração conjunta a ser adotada por ocasião da Cúpula da Amazônia – IV Reunião dos Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica, que será organizada pelo governo brasileiro em Belém do Pará, em 8 e 9 de agosto próximo.

Palácio do Planalto

Bazar Flor de Lis

Lembram do presidente francês que se envolveu em lacração contra Bolsonaro?

A Folha de São Paulo publicou matéria com uma filósofa francesa que fala sobre o presidente da França, aquele que ficou famoso após praticar lacração dizendo que o Brasil estava queimando o “pulmão do mundo”, a Amazônia. A matéria insinua que Macron enfraquece a democracia.

“A conturbada condução da reforma da Previdência pelo governo da França evidencia uma visão enviesada do presidente Emmanuel Macron do que é uma democracia, numa versão restrita ao exercício do voto e aos procedimentos parlamentares, despolitizada e sem negociações.

Para a filósofa política Myriam Revault D’Allonnes, 80, professora emérita da Escola Prática de Altos Estudos (EPHE), em Paris, e autora do livro “O Espírito do Macronismo”, lançado em 2021 na França e sem tradução no Brasil, a concepção “corporativa” de governo e de sociedade de Macron se traduz em práticas “autoritárias e verticais” que incendiaram os protestos de rua contra o projeto previdenciário do governo.”

Veja a matéria toda na Folha de São Paulo.

Prefeitura de Mossó

Governo Federal entrega internet de alta velocidade a populações da Região Amazônica

Aconteceu nesta sexta-feira (14/01) a cerimônia de lançamento do cabo da Infovia 00, que vai levar internet de alta velocidade a cerca de um milhão de moradores dos estados do Amapá e Pará, entre eles ribeirinhos e pescadores artesanais. A internet chegará por meio de cabos de fibra ótica instalados nos leitos dos rios.

A iniciativa é um marco das ações do Programa Amazônia Integrada Sustentável, que inclui o programa Norte Conectado, coordenadas pelo Ministério das Comunicações.

“O lançamento desse cabo submerso que vai conectar toda Região Norte do Brasil, vai trazer internet para todos vocês”, disse o Presidente da República, Jair Bolsonaro, que participou do evento. E completou: “Isso é realmente fantástico para a nossa Região Norte, que engloba sete estados da federação”.

Com 770 quilômetros de extensão, o cabo de fibra ótica subfluvial vai conectar Macapá (AP) a Santarém (PA), passando pelas cidades paraenses Alenquer, Almeirim e Monte Alegre. A previsão é que a implantação da rede principal da Infovia 00 seja concluída até 31 de janeiro.

Gelo Camelo

Mourão visita a Amazônia na companhia de comitiva internacional

Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão durante Visita à Usina Hidrelétrica Belo Monte. – Foto: Bruno Batista/ VPR

Ao longo de três dias, de 8 a 10 de setembro, no estado do Pará, chefiado pelo Vice-Presidente Hamilton Mourão, um grupo de chefes de missões diplomáticas, parlamentares e formadores de opinião percorreu parte da Amazônia brasileira. A visita proporcionou a oportunidade de conhecer a realidade amazônica e as principais ações do Governo Federal para proteger, preservar e desenvolver a região.

Na quarta-feira (8) a comitiva visitou a empresa Vale, na Serra dos Carajás, em Parauapebas. O propósito da visita foi apresentar as atividades de mineração realizadas pela empresa de forma sustentável e que além de gerar emprego e renda, tem proporcionado mudanças positivas na região.

Na quinta-feira (9) a comitiva esteve no município de Altamira visitando as instalações da Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte onde foram recebidos pela diretoria da Empresa Norte Energia, concessionária do empreendimento.

O objetivo da visita foi apresentar o processo de geração de energia realizado pela maior usina hidrelétrica 100% brasileira, que tem como intenção reduzir o impacto ambiental e também tem modificado a realidade das famílias da localidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade para a região. Durante o percurso foi realizado um sobrevoo na Volta Grande do Xingu.

Nesta sexta-feira (10), encerrando a viagem à Amazônia Oriental, o Vice-Presidente da República e Presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), Hamilton Mourão, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e comitiva, visitaram o Instituto Evandro Chagas e o Museu Emílio Goeldi, em Belém. O objetivo deste último dia de agenda foi apresentar políticas públicas e ações federais, em especial nas áreas de pesquisa e inovação, em prol da proteção das comunidades locais, da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável da região.

No Instituto Evandro Chagas, o grupo esteve na seção de arbovirologia e febres hemorrágicas. Na sequência, os trabalhos da seção de parasitologia e laboratório de toxicologia também foram prestigiados. O Instituto, vinculado ao Ministério da Saúde, trabalha em prol do monitoramento e defesa da saúde da população amazônica.

Na visita ao museu Emílio Goeldi, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a comitiva conheceu espécies da fauna e flora amazônica e pesquisas científicas ligadas à biodiversidade da região, possibilitando ampliar os horizontes do conhecimento zoobotânico.

Com informações do Governo Federal do Brasil.

Bazar Flor de Lis