Eliabe diz que o Governo do RN fracassou na Educação

Deputado Subtenente Eliabe foi aluno de escola pública

“É lamentável que o Governo do Estado seja o grande responsável pelo fracasso da educação no RN, que figura nas últimas posições no Ideb”, afirmou o parlamentar. Subtenente Eliabe disse que o governo também descumpre o pagamento dos 33,34% de reajuste do piso dos professores, estabelecido pelo Governo Federal.

Gelo Camelo

Deputado Subtenente Eliabe diz que há viatura no RN circulando com 300 mil km rodados

O Governo mudou as nomenclaturas de duas unidades policiais militares do Estado, em Currais Novos (elevando a unidade local ao status de Batalhão) e em Patu (criando uma Companhia Independente da Polícia Militar).

O deputado Subtenente Eliabe, que é o primeiro praça da história da PM potiguar a ser deputado, gostou da notícia, mas lembrou que não adianta mudou os nomes das unidades no papel se ao lado disso não vierem investimentos em estrutura.

“A iniciativa é de grande relevância e precisa ser enaltecida, mas precisa vir acompanhada também de uma maior atenção para a estrutura e condições de trabalho dos agentes”, alertou.

O deputado exemplificou a atual situação das unidades de polícia do Estado, citando a existência de uma viatura policial em atividade com mais de 300 mil km rodados.

“A viatura só circula graças aos esforços dos agentes em colocá-la nas ruas”, disse. Ainda de acordo com Eliabe, também é preciso rever o auxílio alimentação concedido aos policiais. “Que seja adotado, no mínimo, o cartão corporativo com valor adequado para as 24h de trabalho”, defendeu.

A partir de informações da Assembleia Legislativa do RN.

Bazar Flor de Lis

Alunos com Epilepsia devem ter atenção especial, diz projeto de lei que tramita na Assembleia

Deputados Kleber Rodrigues, Eliabe Marques e Jacó Jácome aprovaram projeto de lei

A Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, aprovaram, por unanimidade, em reunião realizada na manhã de quinta-feira (27) Projeto de Lei Ordinária, de iniciativa do deputado Galeno Torquato (PSD), que Institui o Programa Estadual de Identificação e Acompanhamento Educacional dos Alunos com Epilepsia, na rede de Ensino do Estado.

O Projeto tem por objetivo garantir o necessário enfrentamento dos problemas resultantes de algumas limitações impostas aos alunos com epilepsia, das desigualdades educacionais e pedagógicas, para garantia dos direitos de cidadania e para a inclusão e promoção social e educacional desses alunos.

“A epilepsia pode ocorrer como resultado de um distúrbio genético ou de uma lesão cerebral adquirida, como traumatismo ou acidente vascular cerebral. Durante uma convulsão, a pessoa tem comportamentos, sintomas e sensações anormais, às vezes incluindo perda de consciência. Assim, a epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro que são recorrentes e geram as crises epiléticas”, justifica o deputado Galeno.

A Comissão também aprovou, com emendas, Projeto de Lei 45/2021 de autoria da deputada Isolda Dantas (PT) que dispõe sobre a Garantia de Espaços Públicos Destinados à Instalação e Funcionamento de Circos, Trupes, Associações Artísticas Itinerantes Garantindo o Acesso de Seus Integrantes às Redes de Saúde, Educação e Segurança, no Estado.

Participaram da reunião os deputados Kleber Rodrigues (PL), Subtenente Eliabe (SDD) e Jacó Jácome (PSD).

Gelo Camelo

Após morte de 5 policiais, Subtenente Eliabe cobra ações para frear Covid-19 entre profissionais de segurança

Em Sessão Ordinária desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do RN, o Deputado Estadual Subtenente Eliabe (Solidariedade) apontou a ausência de condições sanitárias adequadas para atuação de policiais e bombeiros do Rio Grande do Norte. A crítica ao Governo do Estado foi motivada após a morte de cinco policiais militares por Covid-19 nesta semana.

O parlamentar afirma que a pandemia demandou ainda mais esforços dos profissionais de segurança e salvamento, como os policiais militares. “PMs estão tendo que combater o crime e atuar para evitar aglomerações. Isso tem exposto mais ainda os colegas ao perigo, sem estarem tendo a devida atenção do Governo”, argumenta.

Para o deputado, o poder executivo falha em garantir condições sanitárias adequadas. “O mínimo que deve oferecer de forma sistemática são máscaras, álcool, limpeza de viaturas, e isso não está acontecendo. O Governo do RN já deveria ter uma empresa especializada em limpeza dos veículos, mas quem faz são os próprios policiais. Não é uma situação aceitável”, acrescentou. Eliabe também compartilhou denúncias que recebeu de policiais, criticando a qualidade das máscaras oferecidas pelo Governo.

O parlamentar concluiu pedindo prioridade aos profissionais de segurança pública na vacinação contra a Covid-19. “Os policias ficaram à margem. É uma situação de indignar. Faço um apelo à governadora. Que saia da omissão, são vidas que estamos perdendo. Os policiais estão se infectando nas ruas e adoecendo as famílias”, disse.

Com informações da Assembleia Legislativa do RN.

Bazar Flor de Lis