Economia: depois do fundo do poço, o bate e volta

Comitiva da Fecomércio RN liderada pelo presidente Marcelo Queiroz em Bento Gonçalves (RS)

Em Bento Gonçalves (RS), onde ocorre o 36º Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE), a tarde desta quinta, 30, foi dedicada a debater o cenário atual da economia e as perspectivas para a retomada do desenvolvimento no cenário pós-pandemia. Os economistas Alexandre Englert, do Sicredi; e Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), apresentaram alguns números e percepções sobre o tema e, em linhas gerais, traçaram um cenário positivo, embora ressaltem alguns pontos de atenção e incertezas que devem se estender até o final de 2022.

Englert, por exemplo, destacou que a atividade econômica nacional de fato vem experimentando a famosa retomada “em V”- alusão ao formato do gráfico que representa uma queda acentuada seguida de uma subida igualmente forte. “Nós já voltamos hoje ao nível de atividade Pré-Covid. Mas, antes da crise, nós tínhamos tendências de crescimento forte para os meses seguintes. Hoje, não temos como afirmar se teremos, no curto prazo, esta mesma tendência. Isso porque, ao que parece, o crescimento em V se deu pelo efeito rebote, ou seja, você chega no fundo do poço bate e volta. Isso projeta dificuldades e incertezas quanto à sustentação desta retomada em ritmo forte”, disse ele. 

O economista do Sicredi citou problemas como a inflação, a crise energética e a redução da renda dos trabalhadores como alguns dos pontos de atenção que tornam a previsão do futuro de médio e longo prazos “difícil e cheia de incertezas”. 

Ele destacou que o Sicredi prevê um crescimento da economia nacional em 2021 e de 1% em 2022. Seria, no entendimento dele, um crescimento razoável e dentro do contexto que se vive hoje no mundo inteiro. 

Para Alexandre Englert, a inflação – “que tende a fechar 2021 perto dos 10% – tende a ser reduzida no ano que vem, muito na esteira do crescimento da Selic (que ele estimou em 9% para 2022) e no ajuste dos preços das commodities. “Este, aliás, é outro ponto de atenção. Porque a Selic sobe para conter a inflação, freando o consumo. Mas ela traz consigo o efeito colateral do encarecimento do crédito o que sufoca as empresas”, disse. Também para 2022, ele previu o reaquecimento do mercado de trabalho, com níveis mais altos de contratação, sobretudo pelo comércio e pelos serviços. 

O otimismo de Englert foi ratificado pelo chefe da Divisão Econômica da CNC, Fábio Bentes, que também fez praticamente os mesmos alertas que o colega: atenção à inflação, crise hídrica e taxas de juros. 

Bentes destacou ainda o fato de que o varejo está, este ano, com uma taxa de crescimento próxima dos 11% no país até julho (no RN, o crescimento é de 9,5%), o que reforça o otimismo para um fechamento de ano digno de comemoração. “Mesmo sabendo que parte deste crescimento se deve à baixa base de comparação, precisamos destacar o quão importante é estarmos crescendo”, disse ele que fez questão ainda de destaca varejo voltou a ser visitado – apesar de todo o crescimento do e-commerce que só no ano passado disparou 40% – “e os reflexos disso estão nos sucessivos aumentos de vendas que vimos registrando desde março deste ano”, pontuou o economista. 

A partir de informações da Fecomércio RN

Bazar Flor de Lis

Assú e Fecomércio assinam parceria no Barreira Roxa para uso de metodologia alemã

Autoridades de Assú e da Federação do Comércio assinaram a parceria no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa

Foi assinado, nesta quarta-feira (22), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, o convênio de parceria entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, e a Prefeitura de Assú para implantação do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) com metodologia alemã.

“Será criado o conceito de desenvolvimento econômico, criando câmara técnica composta pela sociedade civil, poderes públicos e entidades representativas”, comentou o coordenador regional do DEL, Marcelo Milito.

O DEL está presente desde 2019 no RN. Por meio da iniciativa, a metodologia alemã é adaptada as realidades e necessidades dos municípios potiguares. Atualmente, os municípios de São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Parnamirim, Tibau do Norte e Galinhos já adotaram o programa.  

O prefeito de Assú, Gustavo Soares, ressaltou a importância da aplicação do DEL no município para reforçar a veia empreendedora dos assuenses. “Precisamos de união, parcerias, novos investimentos e produtos, como esses que estão chegando. E também qualificação, digo que qualificação é uma forma de vencer na vida”, afirmou.  

O presidente do Sindivarejo Assú, Francisco de Assis Barbosa, se disse honrado em levar o projeto para Assú e enalteceu o trabalho da Fecomércio no interior do Rio Grande do Norte. “Tenho a certeza que temos diversos setores econômicos que podemos explorar”. 

Estiveram presentes também o diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta; diretora Administrativa-Financeira do Senac, Rafaela Sampaio; diretor de Educação Profissional do Senac, Gedson Nunes;  diretor Executivo da Fecomércio, Fernando Virgilio; gerente Comercial do Senac, Carolina Montenegro; equipe técnica do DEL; a vice-prefeita de Assú, Fabielle Bezerra; e a secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Tamires Dantas. 

Gelo Camelo

Fecomércio RN e Sindicatos apoiam Semana Brasil nos dias 3 a 13 de setembro

A Fecomércio Rio Grande do Norte e seus 16 sindicatos associados apoiam a Semana Brasil, campanha promocional que ocorre entre os dias 3 a 13 de setembro. A iniciativa visa movimentar a economia e gerar oportunidades para empresários e consumidores e é promovida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Comunicação Social, com a coordenação do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), suas Federações e Sindicatos. 

Os empresários que aderirem a campanha, oferecerão, durante os 10 dias de campanha, descontos e promoções para os consumidores, reaquecendo o comércio do país. Essa é a 3ª edição da Semana Brasil.  

“Campanhas como essas ajudam no processo de recuperação dos negócios neste segundo semestre, pois irão atrair os consumidores às compras, movimentando renda, receitas e fomentando a economia em todo o país. Além da Semana Brasil, somos apoiadores de diversas iniciativas no nosso estado, como a Liquida Natal e o Aquece Mossoró, por exemplo”, comentou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.  

A CNC tem estimulado que as Federações do Comércio nos estados façam a adesão à campanha, se inscrevendo no site oficial https://www.gov.br/semanabrasil/ como apoiador e incentive que seus sindicatos associados possam baixar as peças publicitárias do site https://www.participesemanabrasil.com.br/, para repassar aos seus associados.  

“Quanto maior a adesão à campanha, melhores os resultados”, observa o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Segundo ele, “é uma iniciativa em que todos ganham, o empresário pelo estímulo às vendas, e o consumidor pelas promoções e descontos oferecidos”. Nas duas edições anteriores houve o engajamento de todos os setores do varejo, comércio e serviços, e os consumidores tiveram benefícios reais. “Estamos mobilizando todo o varejo para buscar as melhores formas de viabilizar as ações promocionais. Esta é uma ação totalmente suprapartidária, que trará benefícios para a economia do País como um todo”, afirmou Marcelo Silva, presidente do IDV.

Com informações da Fecomércio RN.

Bazar Flor de Lis

Com empregos perdidos pela Pandemia, cerca de R$ 63,4 milhões deixaram de circular no RN, aponta análise da Fecomércio

Man holds his Brazilian document work and social security (Carteira de Trabalho e Previdencia Social).

Natal (RN), 30 de julho de 2021 – De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados ontem (29), o Rio Grande do Norte encerrou o primeiro semestre com alta na geração de empregos, somando 12,3 mil carteiras assinadas. Apesar de animador, o número representa um déficit de cerca de 6,2 mil empregos formais, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Considerando o salário médio do trabalhador potiguar com carteira assinada, na casa dos R$ 1,7 mil, estas vagas perdidas representaram um total de R$ 10,6 milhões a menos, por mês, em massa salarial disponível no mercado potiguar. No acumulado do semestre, são cerca de R$ 63,4 milhões que deixaram de circular. 

Presidente da Fecomércio RN, o empresário Marcelo Queiroz destacou que esse indicador mostra um pouco dos impactos causados pela Pandemia na economia do estado. “Estamos iniciando o processo de superação de uma crise sem precedentes e que certamente ainda demandará muita articulação e trabalho para ser superada. Eu tenho destacado a importância e o potencial do setor de Serviços nesse contexto de recuperação, especialmente nas atividades ligadas ao Turismo e na área de Eventos, algo que foi confirmado pelos dados do Caged”, afirmou. 

Com um saldo de 9.360 vagas, o setor de Serviços recuperou, com folga, os 6.001 empregos perdidos entre janeiro e junho de 2020, dando uma contribuição substancial para o saldo positivo do primeiro semestre no estado. Somente em junho, foram 2.068 novos empregos no setor, representando mais de 43% do total das novas carteiras assinadas no RN. 

O setor de Comércio perdeu 4.064 empregos no primeiro semestre de 2020, e, neste primeiro semestre de 2021, teve saldo positivo de 3.775 vagas, registrando saldo negativo de apenas 289 postos. 

Segundo Marcelo Queiroz, o momento é de concentrar esforços e estabelecer parcerias e ações para apoio ao empresário neste momento de retomada. “Através da Fecomércio, estamos buscando ampliação de parcerias e construção de novos caminhos. Temos buscado o Governo, o segmento bancário, retomado parcerias internacionais, bem como estruturado projetos com foco na promoção da inovação e competitividade de nichos empresariais e regiões específicas do estado, além de apoiar diversas ações para o fortalecimento do Turismo. Somente com iniciativas efetivas, ampliaremos o ritmo de crescimento das atividades econômicas e recuperamos os impactos deixados pela Pandemia”, finalizou. 

Com informações da Fecomércio RN

Gelo Camelo

Começa hoje o Seminário Comércio Potiguar

Ricardo Rocha é diretor da Magalu

Hoje começa o Seminário Comércio Potiguar, promovido pela Fecomércio RN, com dois dias de palestras on-line com nomes de peso do cenário de varejo e marketing digital potiguar e nacional.

A palestra de hoje, às 19h, será com Ricardo Rocha, Diretor de Produtos da Magalu, sobre Mindset e Cultura de Inovação para vencer a crise

As inscrições estão sendo divulgadas no site da Fecomércio RN – AQUI

Bazar Flor de Lis

Fecomércio RN promove Semana do Comerciante

Diretor de Produtos da Magalu, Ricardo Rocha, fará palestra no dia 14 de julho.

A Fecomércio RN promoverá, gratuitamente, o Seminário “Comércio Potiguar – Em frente com VC“, com a palestra magna on-line do diretor de Produtos da Magalu, Ricardo Rocha, no dia 14 de julho.

Considerado um dos executivos mais inovadores do Brasil, Rocha tem como uma das suas missões levar a tecnologia e a inovação para o varejo no Brasil. O empresário fundou a Softbox, que hoje integra ao grupo Magazine Luiza, junto com mais duas de suas empresas. 

Ele também está à frente do Luiza Labs, um laboratório de tecnologia e inovação do Magazine Luiza com o objetivo de criar soluções com foco no varejo, proporcionando aos clientes uma melhor experiência de compra. Uma dessas soluções, foi o programa Parceiro Magalu, lançado na pandemia, criado para auxiliar pequenos empreendedores a venderem on-line, utilizando o conhecimento da empresa. 

O seminário também contará com a palestra “Aceleração de Negócios com Marketing Digital e Vendas”, proferida em conjunto por Glebe Duarte e Marcelo Bandiera, no dia 15 de julho. As inscrições estão disponíveis no site https://fecomerciorn.com.br/

Gelo Camelo

Fecomércio celebra 25 Anos do Projeto Seis & Meia

Nesta segunda-feira, 5, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc RN, realizou solenidade de assinatura do contrato de parceria com Idearte Produções e Band Natal, para celebrar os 25 anos do Projeto Seis & Meia. A iniciativa vai apresentar 25 shows, até o mês de dezembro deste ano, dando espaço a artistas potiguares e homenagear os nomes do cenário musical que fizeram parte desta história.  

No dia 13 de julho, o Sesc RN receberá o projeto em seu auditório, como programação especial da Semana do Comerciante, celebrada no RN, entre os dias 12 e 18 de julho. A apresentação será em formato híbrido com transmissão pelo youtube da Band Natal e presença de alguns convidados, obedecendo os protocolos de biossegurança e decretos públicos. Na ocasião, o cantor Isaque Galvão será a atração, interpretando Ângela Maria que se apresentou no mesmo local, por ocasião dos 20 anos do Seis & Meia, no ano de 2016.  

“A classe artística do Rio Grande do Norte pode contar com o Sistema Fecomércio, em especial com o Sesc. Esta edição especial do Seis & Meia é mais um exemplo desse apoio. A Fecomércio RN tem desenvolvido uma série de ações para este segmento, tão duramente impactado ao longo da Pandemia”, afirma Marcelo Queiroz.  

Bazar Flor de Lis

Sob a liderança da Fecomércio RN, setor de eventos é liberado e começa retomada a partir desta sexta-feira, 25

Após articulação entre representantes do setor de eventos, liderados pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, e do Governo do Estado, foi selado o entendimento para os primeiros passos da retomada deste segmento econômico, um dos mais importantes da cadeia turística e que vem sofrendo há meses com uma crise sem precedentes. As regras constam em decreto publicado hoje, 23, no Diário Oficial do Estado. No documento, as atuais medidas relativas ao funcionamento do setor produtivo foram prorrogadas, com ajustes no toque de recolher, que passa a valer das 23h às 5h. 

Na prática, será seguido o Plano de Retomada, elaborado no mês de abril pelas áreas técnicas da Fecomércio e do Senac RN e cujo detalhamento contou com a colaboração de vários empreendedores dos setores envolvidos. O resultado foi um documento que mereceu elogios do Comitê Científico do Estado e dos técnicos da Secretaria de Saúde (Sesap). 

O Plano contempla toda a cadeia de eventos, casas de recepção, buffets, teatros e afins e sugere a liberação paulatina, tomando por base percentuais crescentes da capacidade total de cada estabelecimento ou espaço onde irá ser realizado o evento ou atração.  

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, destacou o trabalho em conjunto com os empreendedores e a relevância deste passo para a economia potiguar. “Nós sempre pontuamos a grande importância que o setor de serviços e o de turismo têm para o contexto econômico do nosso estado. E acompanhamos de muito perto o drama vivido pelas empresas de eventos que, além de estarem paradas há meses, sequer conseguiam vislumbrar um cenário de retomada que lhe permitisse um mínimo de planejamento. Por isso, partimos para produzir este plano e tomar a frente da negociação com o Governo do Estado. Neste esforço, tivemos a participação crucial de vários empreendedores do setor de eventos, gente que vive o dia a dia, que sente as dores da crise. Foi com este espírito de união e com muito bom senso, equilíbrio e, acima de tudo, um diálogo respeitoso, que conseguimos avançar e chegar a este momento de hoje”, diz Queiroz. 

Ele também destaca um outro avanço importante nas negociações para a retomada, que diz respeito aos parâmetros de avaliação do cenário da Covid19, que servirão de balizamento para referendar ou não cada evolução das taxas de ocupação dos espaços. “Ao invés da taxa de ocupação de leitos de UTI, será usado o Indicador Composto, publicado semanalmente pela Sesap e que monitora a situação da doença, considerando diversos parâmetros, município por município, classificando-os em cores que vão do verde (melhor situação) ao vermelho (pior situação), passando por amarelo e laranja. Com isso, haverá uma setorização permitindo, por exemplo, que um município com melhores números possa avançar e outro onde haja algum retrocesso espere um pouco mais’, diz ele. 

Entenda como a retomada irá evoluir 

A primeira etapa terá início na sexta-feira, 25, e estipula o percentual de 20% da capacidade dos estabelecimentos, considerando eventos corporativos, técnicos, científicos e convenções, bem como cinemas, museus, teatros, circos, parques de diversões e afins. Este percentual vai evoluindo a cada 15 dias, na seguinte sequência: 20%, 40%, 60%, 80% e 100%.  

Haverá ainda uma limitação a 150 pessoas na fase 1, 300 na fase 2, 450 na fase 3 e 600 na fase 4. A partir daí, acabam as limitações e será possível utilizar 100% da capacidade dos espaços. Desta forma, o estado alcançará a plenitude do funcionamento destes segmentos em 20 de agosto. 

A única exceção neste momento será para os eventos de massa, sociais, recreativos e similares, que terão o início da flexibilização em 23 de julho, com 20% da capacidade dos espaços ou 150 pessoas (o que for menor). A partir daí o segmento segue a mesma evolução, sempre a cada 15 dias. Outro detalhe importante é que, dentro da adoção do “Indicador Composto”, os eventos estarão liberados para os municípios que estiverem na faixa verde, com exceção dos corporativos, que também poderão ser realizados em municípios que estejam na faixa amarela. 

Os primeiros passos da retomada devem ser particularmente importantes para dois grandes eventos que estão programados para ocorrer em Natal no mês de setembro, ambos com impactos profundos e diretos no nosso turismo: a Meia Maratona do Sol e o Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Juntos, estes dois eventos devem movimentar cerca de R$ 18 milhões. 

Com informações da FECOMERCIO RN

Gelo Camelo

“Lazer com Responsabilidade” chega a Mossoró neste fim de semana

Mossoró é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte

A capital do Oeste potiguar irá receber neste final de semana as ações do projeto “Lazer com Responsabilidade”, realizado pela Fecomércio, em parceria com o Sebrae RN e que conta com o apoio de várias entidades do turismo.

O projeto visa conscientizar consumidores, empreendedores e funcionários de bares e restaurantes nos cuidados biossanitários nesses estabelecimentos. A ação será realizada nas sextas-feiras, sábados e domingos nos principais polos de lazer e entretenimento de Mossoró.


Equipes treinadas pelo Sebrae RN irão distribuir álcool 70%, máscaras e folhetaria, com detalhes sobre as regras determinadas pelos decretos estadual e municipal. Além disso, será fixado um adesivo que comprova que o bar ou restaurante foi inserido na rota de conscientização e aprova o projeto.  

Bazar Flor de Lis

“Lazer com Responsabilidade” continua neste fim de semana

Equipes da Fecomércio estão visitando bares e restaurantes da Zona Leste de Natal

Desde o final do mês de maio, equipes orientadas e treinadas pela Fecomércio RN e Sebrae RN, estão realizando um trabalho de conscientização aos consumidores, colaboradores e empreendedores de bares e restaurantes sobre a importância do cuidado e do cumprimento dos protocolos de biossegurança contra a disseminação da Covid-19. 

Ao todo, cerca de 100 estabelecimentos já foram visitados, concentrados nos bairros da zona Sul da capital, com mais de 5 mil pessoas impactadas. O público abordado recebe máscaras descartáveis, álcool 70° e uma folheteria que ressalta os cuidados a serem tomados nestes locais. Além disso, é fixado um adesivo que comprava que o bar ou restaurante foi atingido pela rota de conscientização e aprova o projeto.

“Há uma consciência coletiva crescente de que é imprescindível que cada um faça a sua parte para que possamos manter os locais abertos e com segurança para todos”, declarou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. 

Com informações da Fecomércio RN

Gelo Camelo