Brasileiros estarão na lista para deixar Gaza nesta sexta-feira

Os 34 brasileiros que aguardam para deixar a Faixa de Gaza estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira nesta sexta-feira (10). A informação foi dada pelo Ministério das Relações Exteriores, após conversa do ministro Mauro Vieira com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen.

Agência Brasil

Gelo Camelo

Grupo de 33 brasileiros é resgatado da Cisjordânia, na Palestina

Representação brasileira em Ramala

A Operação Voltando em Paz realizou na quarta-feira (1°) mais uma ação para repatriar brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio, dessa vez da Cisjordânia. Foram resgatados 33 brasileiros de 12 famílias (12 homens, 10 mulheres e 11 crianças) que manifestaram interesse em deixar a Palestina.  

Eles foram conduzidos em vans e ônibus de 11 cidades diferentes da Cisjordânia até a cidade de Jericó. De lá, todos cruzaram a fronteira em um ônibus fretado pelo governo brasileiro até Amã, a capital da Jordânia, em um deslocamento de pouco mais de uma hora.  

O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, informou que os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil para evitar bombardeios. “Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel”, destacou.  

Os brasileiros já embarcaram no Aeroporto Internacional Queen Alia, em Amã, em uma aeronave cedida pela Presidência da República, e devem pousar na Base Aérea de Brasília às 5h30 desta quinta-feira (2). Já no território nacional, eles seguirão para cinco capitais – São Paulo, Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro e Curitiba –, além de Foz do Iguaçu (PR).  

Agência Brasil

Bazar Flor de Lis

Sétimo voo com 66 brasileiros saiu de Tel Aviv e segue para o Brasil

O sétimo voo da Operação Voltando em Paz decolou, na sexta-feira (2), de Tel Aviv, em Israel, por volta do meio-dia no horário de Brasília. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) KC-390 traz a bordo 69 passageiros e 9 animais de estimação. A previsão é de que o avião pouse no Rio de Janeiro às 13h30 da tarde deste sábado (20).

Agência Brasil

Gelo Camelo

“Para obter a paz é preciso assassinar os assassinos”, explica Israel

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, o major Roni Kaplan – Divulgação

A Folha de São Paulo divulgou que o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, o major Roni Kaplan, diz que o país não queria a guerra com o Hamas, mas que, para obter a paz na região, é preciso “assassinar os assassinos”.

“Temos que desmantelar o grupo terrorista Hamas. Eles são os que trouxeram a maldição para toda essa região”, afirma. Kaplan conversou com a coluna por telefone, na terça (17), desde Tel Aviv.

Na segunda (16), Israel negou a existência de um cessar-fogo temporário com o Hamas para a saída de brasileiros e cidadãos de outros países pela cidade de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, na fronteira com o Egito.

Folha de São Paulo

Bazar Flor de Lis

Israel diz que matou viúva de fundador do Hamas, informa Veja

Escombros de um prédio em Rafah, no sul da Faixa de Gaza – 16/10/2023 (SAID KHATIB/AFP)

No 13º dia de guerra, as Forças de Defesa de Israel afirmaram, na quinta-feira, 19, ter matado Rafat Harb Hussein Abu Hilal, chefe da ala militar do grupo radical Comitês de Resistência Popular Popular de Gaza, e de Jamila al-Shanti, viúva do cofundador do Hamas, Abdel Aziz al-Rantisi. Segundo os israelenses, eles morreram após um ataque aéreo feito com caças em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

Revista Veja

Gelo Camelo

Brasileiros podem deixar Gaza nesta segunda-feira, diz embaixador

Foto Joedson Alves/Agência Brasil

O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, disse no domingo (15) esperar que os brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza possam atravessar a fronteira para o Egito, em passagem próxima à cidade de Rafah, na segunda-feira (16). Segundo ele, a embaixada recebeu a informação de brasileiros que estão em Gaza de que “circulam rumores” de que a fronteira será aberta na segunda, e também confirmou essa informação por outro canal.

Um de 28 pessoas, 22 brasileiros e seis palestinos com residência no Brasil, segue abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul de Gaza, aguardando autorização para cruzar a fronteira.

Agência Brasil

Bazar Flor de Lis

Jovens embarcam no aeroporto de Guarulhos para ir lutar por Israel

Foto: Consulado de Israel no Brasil/Divulgação

O jornal O Globo divulgou a foto de parte dos 175 israelenses que estavam em países da América do Sul e embarcaram na tarde de sexta-feira (13), no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), de volta a Israel para ajudar no conflito contra o Hamas.

Conforme notícia do jornal, eles têm idades entre 20 e 30 anos e foram convocados para o serviço militar do país, segundo o Consulado de Israel no Brasil. Viajam em um voo fretado, financiado pela comunidade judaica brasileira e pela Keren Hayesod, organização de arrecadação de fundos para Israel com presença em 45 países.

O Globo

Gelo Camelo

Brasileiros chegam ao sul de Gaza após dia de tensão, mostra Folha de São Paulo

Ônibus do Itamaraty fretado para brasileiros (Folha de São Paulo)

Após uma saga iniciada na quarta (11), grupo de brasileiros refugiado pelo Itamaraty numa escola católica da cidade de Gaza conseguiu deixar o local e chegou a uma região fora da zona de exclusão determinada por Israel.

O grupo deveria ter partido na manhã deste sábado (14, madrugada no Brasil), mas bombardeios israelenses justamente contra Khan Yunis, a cidade por onde passariam na sua tentativa de cruzar a fronteira para o Egito no posto de Rafah, ainda mais ao sul da capital, impediram.

Eles deverão agora ficar na casa de uma das famílias de nacionalidade brasileira da cidade, que também pediram para serem evacuados de Gaza.

Folha de São Paulo

Bazar Flor de Lis

Egito aceita receber brasileiros que desejam sair da Faixa de Gaza

Ministro Mauro Vieira Foto: Itamaraty/ Twitter

O Egito aceitou receber os brasileiros que querem sair da Faixa de Gaza, confirmou há pouco o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Segundo ele, a população confinada na região deve sair neste sábado (14) pela passagem de Rafah, na fronteira entre a parte sul de Gaza e o Egito.

“[Os cidadãos brasileiros] sairiam neste ônibus, que os transportará amanhã [sábado]. O que nós propusemos é que saíssem e fossem levados para um aeroporto, uma localidade muito próxima da fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira, estará esperando”, confirmou Vieira em entrevista coletiva após uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas. 

O governo brasileiro contratou ônibus para transporte dos brasileiros até a fronteira egípcia e aguardava a liberação pela passagem de Rafah pelo país africano. 

Agência Brasil

Gelo Camelo

Deputado apresenta voto de solidariedade ao povo judeu

O deputado estadual Coronel Azevedo apresentou nesta terça-feira, 10 de outubro, voto de solidariedade ao povo de Israel, que neste momento vê suas mulheres e crianças serem massacradas por terroristas que praticam um tipo de comportamento que há tempos já deveria estar extinto no mundo moderno.

“Israel é um país que respeita os princípios ocidentais de liberdade individual de homens e mulheres.”, frisa o deputado.

O coronel Azevedo solicitou à Assembleia Legislativa que transmita o conteúdo do voto de solidariedade à embaixada de Israel no Brasil.

O deputado também fez questão de agradecer aos outros deputados que deram apoio ao seu voto de solidariedade e subscreveram a proposição: Cristiane Dantas, Dr. Kerginaldo, Galeno Torquato, George Soares, Ivanilson Oliveira, José Dias, Kleber Rodrigues, Luiz Eduardo, Nélter Queiroz, Terezinha Maia, Tomba Farias, Ubaldo Fernandes.

Bazar Flor de Lis