MPRN recomenda que Polícia Civil e Itep não adiram a ponto facultativo no dia 8

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 19ª Promotoria de Justiça de Natal expediu recomendação em caráter de urgência aos gestores da Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol) e ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para que não adiram ao ponto facultativo instituído pelo Governo do Estado para a próxima sexta-feira (8). A recomendação vai ser publicada na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial do Estado (DOE).

O decreto que estabelece o ponto facultativo no dia 8 nos órgãos e entidades da Administração Pública Direta do Poder Executivo Estadual foi publicado nesta terça (5). O documento determina que compete aos dirigentes máximos dos órgãos e entidades do Estado dispor sobre a adesão ao ponto facultativo.

Na recomendação, o MPRN diz que a Degepol deve manter em funcionamento normal (expediente de dia útil) todas as delegacias de polícia e demais unidades da Polícia Civil, em todo o estado, sem adiamento dos serviços já programados. Em relação ao Itep, a recomendação é para mantenha em funcionamento normal todas as unidades (perícia criminal, identificação e medicina legal), em todo o estado.

O MPRN deu prazo de 24 horas a partir da publicação da recomendação para que a Degepol e o Itep informem sobre o acatamento ou não do que foi recomendado, a fim de que seja analisada a necessidade do eventual ajuizamento de ação civil pública ou mandado de segurança perante o Poder Judiciário.

Prefeitura de Mossó

Prefeitura planeja implantação de unidade do ITEP em Parnamirim

Parnamirim quer unidade do ITEP no município (Foto: Ana Amaral)

O Prefeito Rosano Taveira recebeu, na manhã de terça-feira (7), a visita do diretor do Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep-RN), Marcos Brandão e o diretor do Instituto Médico Legal (IML), Flávio Azevedo, para discutir a implantação do ITEP Metropolitano em Parnamirim. A base vai funcionar, inicialmente, para exames de corpo de delito.

Gelo Camelo