Policiais do RN se capacitam contra os crimes “transnacionais”

A Academia de Polícia Civil (Acadepol) encerrou sexta-feira (16), o curso de “Crimes Transnacionais”, realizado em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e que tem como foco preparar policiais civis, militares e bombeiros para a Copa do Mundo de 2014.

O curso teve início no dia 05 de agosto e conteve disciplinas voltadas para o tráfico internacional de substâncias ilícitas; tráfico internacional de armas; tráfico internacional de pessoas; fraudes documentais; falsificações de moedas e cartões de crédito; terrorismo; aspectos jurídicos da captura de estrangeiros; e máfias internacionais.

Ao todo 26 policiais, sendo 22 civis e quatro militares participaram das aulas, que foram ministradas por agentes da Polícia Federal. O cronograma total do curso foi 100 horas/aulas e durante a cerimônia de encerramento os policiais receberam um certificado de conclusão.

Prefeitura de Mossó

O mundo não acabou em 2012. Mas o RN, será que aguenta 2013?

O mundo não acabou em 2012.

Mas eu tô com medo do Rio Grande do Norte não aguentar e acabar em 2013.

Pelo menos o Governo e, agora, o judiciário, parece fazerem um esforço neste sentido.

O Governo está “contando moedas” para pagar a folha de julho. Inclusive mandou cortar gastos na segurança pública e na saúde. Quer dizer, o que estava ruim, pode ficar pior.

Se não pagar os salários, a classe média não terá dinheiro para custear os planos de saúde. Aí, pronto, caos total. Sem saúde pública para os pobres e sem saúde particular para a classe média. (Ou alguém duvida da importância do Estado para a economia do RN?)

Masss, apesar de mandar cortar gastos com saúde e segurança, o Governo continua fazendo propaganda. Dizendo que o RN está avançando. Eu ouvi ontem na rádio e vi na televisão.

Avançando para onde, minha Nossa Senhora? Para o fundo do poço?

Só pode.

Sim, ia esquecendo. Ouvi na rádio hoje de manhã, no programa de Alex Viana, que o Tribunal de Justiça do RN deu uma decisão contra a intenção do Governo de não pagar os super salários que ultrapassam o teto do funcionalismo.

O Tribunal é o mesmo que não conseguiu evitar o roubo dos precatórios. E que ainda não informou quanto do dinheiro foi recuperado de volta.

Será que o RN aguenta chegar ao fim de 2013?

Gelo Camelo

Mundo Senai começa nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira, 27 de setembro, a 4ª edição do Mundo SENAI, antigo SENAI Casa Aberta, que será realizado de 27 a 29 de setembro. Estudantes e profissionais de todo o país terão a oportunidade de conhecer mais sobre a indústria e descobrir os caminhos que o SENAI oferece para a melhor formação profissional.

A abertura oficial do evento, em Natal, será nesta quinta-feira (27), às 15h, com a presença do diretor regional do SENAI-RN, Afonso Avelino, e do presidente da Federação das Indústrias do RN (FIERN), Amaro Sales. Em Santa Cruz, o Mundo SENAI será aberto às 9h. A programação inclui desde oficinas, minicursos, palestras e visitas aos laboratórios.

O Centro de Educação e Tecnologias (CET) Clóvis Motta, localizado na Av. Prudente de Morais, sediará o evento em Natal. Serão realizadas visitas orientadas de alunos das escolas da rede pública, minicursos nas áreas de alimentos e têxtil; palestras sobre biotecnologia, segurança alimentar. Além disso, também será possível conhecer os laboratórios nas áreas de alimentos, águas, confecções e design.

Destaque para a palestra “Grafismo Visual: Uma Gota de Arte Iluminando o Olhar”, que será ministrada amanhã (27), das 9h30 às 12h e das 14h30 às 17h, pelo artista plástico muralista, professor doutor pela ECA e chefe de departamento da UFRN, Andruchak. Após a conversa, os participantes serão convidados a interagir na pintura de um mural sobre o tema.

No sábado (29), será realizada aula Show de Pizza, que será proferida pelo coordenador do setor de panificação André Luiz e terá degustação para o público.

Em Santa Cruz, o Mundo SENAI será realizado no CET Aluísio Bezerra, com participação do CET Manuel Torres, de Caicó. Na programação, minicursos de fabricação de salgados e massas para pizza, processamento de geleias e doces, sistema de aterramento das instalações prediais e dos dispositivos de proteção contra choque elétrico, que serão realizados nas Unidades Móveis de Panificação, Alimentos e Eletricidade.

A programação completa do Mundo SENAI está disponível no site do evento: www.mundosenai.com.br. Os cursos, palestra e visitas são gratuitos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Federação das Industrias do Rio Grande do Norte

 

Bazar Flor de Lis