2ª Corrida da festa da padroeira de Natal acontecerá no próximo sábado

A 2ª Corrida e Caminhada da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal será realizada no próximo sábado, dia 18, com um percurso de 5 Km. A largada acontecerá às 16 horas, em frente à Catedral Metropolitana, situada na Av. Deodoro da Fonseca, no centro da capital. Depois, seguirá para a Ribeira, passando em frente à Pedra do Rosário, Viaduto do Baldo, Av. Deodoro da Fonseca, retornando para a Catedral.
As inscrições estão abertas no site rncrono.com.br. Restam as últimas vagas. Quem usar o código NATALCORRIDAS10, no ato da inscrição, recebe um desconto de 10%. A renda será destinada às obras de revitalização da Catedral Metropolitana de Natal.

Entrega das camisetas

As camisetas da Corrida serão entregues nos 17 e 18, no Shopping Cidade Jardim, zona sul de Natal. Na sexta-feira, dia 17, a entrega será no horário das 10h às 21 horas e, no sábado, das 10h às 12 horas.

Festa da padroeira

A festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, é celebrada no período de 11 a 21 de novembro, com várias atividades religiosas e sociais, na antiga Catedral e na Catedral Metropolitana, refletindo o tema: “Das águas do Potengi, surge um milagre: 270 anos de fé e tradição”.

SERVIÇO:
2ª Corrida e Caminhada da Padroeira
Onde se inscrever: rncrono.com.br
Data da corrida: 18 de novembro, a partir das 16h
Local: Largada da Catedral Metropolitana de Natal

Gelo Camelo

PROGRAMAÇÃO: encerramento da festa da Padroeira de Natal

Missa na Pedra do Rosário: celebração da padroeira de Natal em foto de @CanindeSoares

No dia 21 de novembro de 2022 completa 269 anos que pescadores encontraram um caixote encalhado no rio Potengi, no local onde, hoje, é conhecido como Pedra do Rosário, em Natal.

Dentro do caixote havia uma imagem de Nossa Senhora, que veio a se tornar padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação.

As festas em celebração à padroeira estão acontecendo neste mês de novembro e o encerramento terá uma programação especial.

Programação

. 0 h – vigília de oração, na Pedra do Rosário, conduzida pela Comunidade Shalom;
. 3h30 – Procissão fluvial, saindo do Iate Clube, com destino à Pedra do Rosário;
. 5h – Missa, na Pedra do Rosário, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a celebração, os fiéis conduzirão a imagem de Nossa Senhora até a antiga Catedral, na Cidade Alta;
. 7h30 – Missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), presidida pelo vigário geral da Arquidiocese, Padre Paulo Henrique da Silva;
. 10h – Missa solene, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha;
. 16h – Procissão, saindo da antiga Catedral, percorrendo a Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Rua Apodi, Av. Deodoro da Fonseca, encerrando na Catedral Metropolitana, onde será celebrada a missa de encerramento, presidida por Dom Jaime.

Amigos da Catedral

No final da missa de encerramento haverá o sorteio de um carro zero quilômetro de outros prêmios, como parte do projeto “Amigos da Catedral”. Para participar do sorteio, basta adquirir o bilhete, na lojinha da Catedral, no valor de dez reais.

A Catedral Metropolitana de Natal, inaugurada em 21 de novembro de 1988, vai passar por um processo de revitalização, a partir do início do próximo ano, tendo em vista a melhoria na estrutura e do espaço interno da Igreja. O projeto, de responsabilidade do arquiteto Nelson Araújo, está orçado em cinco milhões de reais e prevê a revitalização da parte de trás da Igreja, bem como, do presbitério e das laterais.

O projeto “Amigos da Catedral” tem a finalidade de angariar recursos para as obras de revitalização.

Bazar Flor de Lis

Passeio da padroeira de Natal pelo Rio Potengi

Uma das novidades da programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação 2022 será o Ângelus Potengi. Trata-se de um passeio de barco pelas águas do rio Potengi, nas tardes dos dias 18, 19 e 20 de novembro, saindo às 15 horas, no Iate Clube Natal, passando pela Pedra do Rosário, retornando ao Iate. O objetivo é levar os fiéis a reviverem o trajeto percorrido pela imagem de Nossa Senhora da Apresentação, em 1753.

Gelo Camelo

Festa da Padroeira de Natal terá corrida de 5km

Uma das novidades da festa de Nossa Senhora da Apresentação, neste ano, será a 1ª Corrida e Caminhada da Padroeira, que acontecerá dia 20 de novembro, com um percurso de 5 Km.

A largada está prevista para às 6 horas da manhã, em frente à Catedral Metropolitana, situada na Av. Deodoro da Fonseca, no centro da capital. Depois, segue para a Ribeira, passando em frente à Pedra do Rosário, na Avenida do Contorno, Viaduto do Baldo, Av. Deodoro da Fonseca, retornando para a Catedral.

As inscrições estão abertas no site ingressos84.com.br. Serão disponibilizadas mil vagas. Ao se inscrever, a pessoa fará parte da campanha “Amigos da Catedral”, que dará direito a participar do sorteio de um carro zero Km. A renda será destinada às obras de revitalização da Catedral Metropolitana de Natal.

SERVIÇO:
Inscrições abertas para a 1ª Corrida e Caminhada da Padroeira
Onde se inscrever: https://ingressos84.com.br
Período das inscrições: 07/10 a 11/11 ou até preencherem as mil vagas
Data da corrida: 20 de novembro, a partir das 6h
Local: Largada da Catedral Metropolitana de Natal

Bazar Flor de Lis

Coletiva de imprensa explica programação da festa da Padroeira de Natal

A Arquidiocese de Natal reúne a imprensa para uma coletiva de imprensa, na próxima quinta-feira, dia 6, às 10 horas, no salão de reuniões do Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana).

Na ocasião, será apresentada a programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. Participarão da coletiva, o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha; o pároco da Paróquia da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais, e o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), Padre Bianor Júnior.

Prefeitura de Mossó

Festa da padroeira da Arquidiocese segue até o dia 21

A festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, acontece no período de 11 a 21 de novembro, com atividades na antiga Catedral e na Catedral Metropolitana. A programação de encerramento, no próximo domingo, será extensa, iniciando a procissão fluvial, às 4 horas da manhã, terminando com a missa, às 18 horas.

Programação completa para o dia 21:
. 4h – Procissão fluvial com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, saindo do Iate Clube, seguindo pelo rio Potengi;
. 5h – Chegada da procissão fluvial à Pedra do Rosário. Em seguida, carreata com a Imagem passando por várias ruas do centro da capital;
. 6h – Missa, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, transmitida pela Inter TV RN e portal G1RN;
. 7h – Chegada da carreata e missa solene, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), presidida pelo arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo;
. 10h – Missa solene, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha;
. 15h – Procissão motorizada com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, saindo da Catedral Metropolitana, percorrendo as quatro zonas da cidade do Natal;
. 15h – Missa, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Padre Flávio Bezerra;
. 16h – Live da Apresentação, transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese;
. 17h – Lançamento do documentário “A Matriz de Natal”, na Catedral Metropolitana;
. 18h – Chegada da procissão motorizada à Catedral e missa de encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação/2021, presidida por Dom Jaime Vieira Rocha.

Gelo Camelo

Festa da padroeira da Arquidiocese de Natal começa dia 11

Tem início na próxima quinta-feira, 11, a festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal. A programação de abertura constará de hasteamento das bandeiras e missa, em dois locais e horários: às 16h, na antiga Catedral, e, às 19h, na Catedral Metropolitana. As duas celebrações serão presididas pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

No período de 12 a 20, na antiga Catedral, às 6h, haverá recitação do terço e missa; às 16h, recitação do Ofício de Nossa Senhora, e, às 16h, missa. Já, na Catedral Metropolitana, às 19h, haverá celebração de novena, presididas por bispos de dioceses vizinhas. Todas as noites, após a novena, haverá funcionamento de quermesse.

Os festejos seguem até 21 de novembro. Nesse dia, a programação iniciará às 5 horas, com a procissão fluvial pelo rio Potengi. Ainda devido à pandemia, não acontecerá a tradicional missa, na Pedra do Rosário. Durante o dia, serão celebradas cinco missas, além de uma carreata, à tarde.

Os fiéis poderão participar, de forma presencial, de todas as atividades, nas duas igrejas, durante a festa. Todo o novenário será transmitido também pelas redes sociais (Youtube e Facebook) da Arquidiocese de Natal.
Neste ano, a festa tem como tema: “Maria, esposa de José, fiel na escuta da palavra e auxílio dos cristãos”.

SERVIÇO
Festa de Nossa Senhora da Apresentação
Período: 11 a 21 de novembro
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, e Catedral Metropolitana, no Tirol.

MAIS INFORMAÇÕES
. Cacilda Medeiros – assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal – (84) 99968-6507
. Luiza Gualberto – assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal – (84) 99936-3663

Bazar Flor de Lis

Arquidiocese recebe jornalistas e divulga Nossa Senhora da Apresentação

A Arquidiocese de Natal promove coletiva de imprensa nesta sexta-feira, dia 8, às 10 horas, no salão de reuniões do Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana) para apresentar a programação da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal 2021.

Participarão da coletiva, o arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha, e o pároco da Paróquia da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais.

Informações da jornalista Cacilda Medeiros.

Prefeitura de Mossó

Prefeitura tapa buracos na Zona Sul e Zona Norte de Natal

Prefeitura recupera vias da capital

Nesta terça-feira (22), os bairros de Capim Macio, na zona Sul, e Nossa Senhora da Apresentação, na região Norte, recebem os serviços da Operação tapa buracos, da Prefeitura do Natal. O destaque é a aplicação de asfalto.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Semov, as equipes do setor de Conservação estarão em diversas ruas de Capim Macio e na rua Severino Tavares, no Nossa Senhora da Apresentação. “Até o fim do dia, fechamos com asfalto diversos buracos nessas vias”, ressaltou o secretário Carlson Gomes.

Ainda hoje as equipes da Semov estarão nas ruas Angatuba, no Gramoré, e Av. Prudente de Morais, em Lagoa Nova. E também iremos à lagoa de captação da Redinha”, explicou Carlson Gomes.

Gelo Camelo