Avisem aos servidores públicos de Natal

Com a proximidade da data limite para o encerramento do Censo Previdenciário 2024, estabelecida para o próximo dia 23 de fevereiro, o NatalPrev alerta para possíveis sanções que os mesmos poderão sofrer caso não realizem o recenseamento. O servidor ativo, aposentado ou pensionista que não realizar o censo previdenciário terá o pagamento de sua remuneração ou provento bloqueado a partir do mês imediatamente posterior à data fixada para o seu recadastramento, ficando a liberação condicionada à realização do censo. 

Prefeitura de Natal

Bazar Flor de Lis

Fiscalização em Ponta Negra: veja o resultado

A Prefeitura de Natal promoveu no fim de semana, dias 13 e 14 de janeiro, mais uma fiscalização na orla da cidade acerca da atuação de ambulantes e quiosqueiros que trabalham nas praias de Ponta Negra, Redinha e Miami, dando continuidade à Operação Verão. Duas pessoas foram autuadas por publicidade irregular e oito notificadas por exceder quantidade de coolers permitidos na atividade.

Em Ponta Negra, o passeio público estava ocupado indevidamente por uma loja e um restaurante, que utilizavam de equipamento publicitário na via pública. As placas foram removidas e os estabelecimentos autuados com previsão de multa.

“Fixar publicidade em via pública sem autorização é infração urbanística e ambiental e resulta em multa, que pode chegar a R$ 2.553,21 reais e na remoção da publicidade”, explica o supervisor da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Evânio Mafra.

Ainda em Ponta Negra, quatro notificações foram emitidas devido ao uso excessivo de caixas de isopor ou coolers, que ultrapassaram o limite permitido de dois por permissionários. Além disso, foram identificadas irregularidades entre os ambulantes, incluindo um que havia fixado artesanatos em um coqueiro e outro que tentava estabelecer um ponto estacionário.

A fiscalização também notificou um ambulante não cadastrado, determinando sua retirada e um vendedor de passeio que ocupava espaço em via pública também foi notificado durante a ação.

“Uma medida positiva observada foi o uso generalizado de colete e crachá pelos ambulantes, conforme a ordenação estabelecida. Isso contribuiu significativamente para melhorar a estética e a organização de Ponta Negra”, relata Danielle Mafra, secretária Executiva da Prefeitura de Natal e coordenadora da Operação. 

A fiscalização se estendeu além de Ponta Negra, com vistorias nas praias de Redinha e Miami. Não foram identificadas irregularidades nessas áreas durante o fim de semana, todos os permissionários utilizavam do número combinado de cadeiras, mesas e guarda-sóis.

Ainda segundo a equipe de fiscalização, a ação em Ponta Negra teve impacto positivo em outras praias, visto que muitos ambulantes da Redinha buscaram informações sobre o cadastro e a entrega dos kits de identificação, demonstrando interesse dos comerciantes legalizarem seu trabalho através da Prefeitura.

Além das praias, a fiscalização de rotina na Zona Sul abrangeu cinco bares e uma casa de shows, a fim de verificar o cumprimento dos alvarás gerados pela secretaria, todos funcionam dentro da normalidade.

Os canais de denúncia para a população são a Ouvidoria da Semurb no (84) 3616-9829 de segunda a sexta, das 8h às 14h. Ou ainda no 190 do Ciosp, nos fins de semana e feriados.

Prefeitura de Mossó

Vacinação migra do Via Direita para a Árvore de Mirassol

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, informa que a partir desta segunda-feira (27), o ponto de vacinação do Shopping Via Direta funcionará na feirinha da Árvore de Mirassol. A ação faz parte das comemorações do Natal em Natal, e o ponto vai ofertar imunização todos os dias (de domingo a domingo), das 17h às 21h. 

Gelo Camelo

Solidariedade disputou prefeitura de Natal em 2016, 2020 e quer disputar também em 2024

O Partido Solidariedade disputou todas as eleições em Natal desde o ano em que foi criado, 2013.

Em 2016 e 2020 o candidato a prefeito foi o ex-deputado estadual Kelps Lima, que chegou a ficar em 2º lugar na primeira disputa.

Para 2024, o nome do partido que está em construção é o do deputado estadual Luiz Eduardo, o defensor do turismo.

Bazar Flor de Lis

Motoristas de aplicativo se organizam e agora tem assento no Conselho Municipal de Transporte

Os operadores do Transporte Individual por Aplicativo indicaram na terça-feira (17) representação no Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. O processo de escolha foi definido logo após encontro com a secretária da STTU, Daliana Bandeira, que preside o colegiado.

Foram eleitos para representar o segmento: Evandro Henrique Roque Pereira – AMAPP/RN (titular) e Gilvan Sarinho Ribeiro AVAPP/RN (suplente). Essa é a primeira vez que a categoria tem um assento representando o setor no CMTMU.

Prefeitura de Natal

Prefeitura de Mossó

Trânsito da avenida Felizardo Moura será liberado na próxima segunda-feira (16)

Foto: Abraão Júnior/ STTU

A Prefeitura de Natal liberará o trecho da Rua Dr. Mário Negócio que dá acesso à Avenida Felizardo Moura a partir da próxima segunda-feira, dia 16, por volta das 9h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), os serviços de sinalização viária necessários para disciplinar o trânsito na região, durante os desvios, foram concluídos. É importante ressaltar que a via ainda está em obras.

Dado o avanço das obras no entorno da Urbana, o viaduto terá as faixas do sentido zona norte interditadas, e o trânsito será desviado a partir do cruzamento da rua dos Pegas com Nevaldo Rocha, sendo os veículos que trafegam com destino à Zona Norte desviados obrigatoriamente pela rua dos Pegas, rua São Geraldo, rua Mário Negócio e Felizardo Moura. 

Agentes de Mobilidade Urbana estarão presentes no trecho durante os primeiros dias de liberação para garantir a segurança viária de todos que transitam na região.

Prefeitura de Natal

Gelo Camelo

Obras de asfalto tem nova etapa chegando à Avenida Amintas Barros, em Natal

Obras de asfalto que estão acontecendo na região de Lagoa Nova, em Natal, chegaram à avenida Amintas Barros, no trecho entre a Rua Tororós e Av. Xavier da Silveira, em Lagoa Nova.

Segundo a Prefeitura de Natal, também fazem parte do trabalho as avenidas Alexandrino de Alencar e a rua Leão Veloso, no Alecrim, avenida 02 (trecho entre a Av. Jaguarari e Av. 09), a rua Coronel Joaquim Manoel (entre as avs. Afonso Pena e Nilo Peçanha), no Tirol, e a rua General Cordeiro de Farias (trecho entre as avenidas Nilo Peçanha e Floriano Peixoto), em Petrópolis.

Prefeitura de Natal

Bazar Flor de Lis

Obras de melhorias e acessibilidade nas calçadas de Natal atingem 40% de execução

As obras de reestruturação das calçadas de Natal atingiram a marca de 40% de conclusão, de acordo com o departamento de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Na próxima segunda-feira (09) as intervenções também irão alcançar as Avenidas Hermes da Fonseca e Nascimento de Castro.

Nos últimos meses, os bairros de Lagoa Nova, na zona Sul, e Tirol e Lagoa Seca, na região Leste, receberam serviços de melhoria nas calçadas.

Prefeitura de Mossó

MPRN recomenda que Governo e Prefeitura de Natal excluam forças de segurança de futuros pontos facultativos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Governo do Estado e à Prefeitura de Natal que excluam todas as forças de segurança de futuros pontos facultativos que venham a ser decretados. Na recomendação, o MPRN reforça que os órgãos de segurança pública prestam serviços públicos essenciais à sociedade.

A recomendação é da 19ª Promotoria de Justiça de Natal, encarregada do controle externo da atividade policial. No documento, o MPRN recomenda que o Governo do Estado exclua expressamente de sua incidência todos os órgãos e agentes estaduais segurança pública, que são as Polícias Militar, Civil e Penal, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Em relação à Prefeitura de Natal, os órgãos e agentes municipais segurança pública são a Guarda Municipal e os agentes de fiscalização do trânsito.

O MPRN levou em consideração que todos os órgãos de segurança pública prestam serviços públicos essenciais, conforme jurisprudência sedimentada do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, o MPRN reforçou que “os serviços dos órgãos de segurança pública são prestados de forma inter-relacionada num sistema, e não isoladamente, de modo que quando uma instituição paralisa as suas atividades de rotina num dia útil, em que todas as atividades produtivas privadas funcionam normalmente (indústria, comércio, escolas etc.), gera para as outras forças de segurança – especialmente para a Polícia Militar – uma sobrecarga que prejudica toda a população, sem falar nos prejuízos causados aos demais usuários do serviço, os cidadãos em geral”.

O Governo do Estado e a Prefeitura de Natal têm prazo até a semana que vem para informar por escrito à 19º Promotoria de Justiça da capital para informar sobre o acatamento ou não da recomendação.

Mandado de segurança

No início de setembro, o MPRN já havia recomendado que as forças de segurança estaduais não aderissem ao ponto facultativo decretado para o dia 8 de setembro. A Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) não acatou o que foi recomendado e o MPRN impetrou um mandado de segurança junto à Justiça potiguar, que concedeu decisão liminar determinando o funcionamento normal da Polícia Civil naquela data.
Na decisão, o Juízo de Plantão decidiu que “a Polícia Civil se enquadra na condição de serviço essencial” e que “o serviço de segurança pública prestado pelos policiais civis trata-se de um serviço essencial, que não pode ser paralisado ou interrompido”. Diante disso, o Poder Judiciário entendeu que a chefia da Degepol “não tem poderes para conceder ponto facultativo aos seus subordinados, por expressa violação ao comando legal”.

Clique aqui e leia a íntegra da recomendação.

Gelo Camelo

Natal combate o som alto que causa a poluição sonora e incomoda as pessoas

A Prefeitura de Natal fez ações de fiscalização nas zonas Oeste e Norte da cidade, nos dias 2 e 3 de setembro. O objetivo da operação foi combater descasos ambientais em terrenos e imóveis abandonados, despejo irregular de água servida na rua e poluição sonora decorrente de eventos e bares.

Um bar foi autuado e teve música ao vivo interditada no Potengi, na zona Norte. E um evento sem autorização foi interditado no Bom Pastor, na zona Oeste.

Veja mais detalhes Aqui

Bazar Flor de Lis