Cinco partidos políticos exibem programa esta semana

Nesta semana, as legendas Rede, Republicanos, União, PT (Partido dos Trabalhadores) e PDT (Partido Democrático Trabalhista) exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão, conforme previsto no calendário de 2023. Os cinco partidos terão inserções distribuídas na programação noturna das emissoras na terça-feira (25), na quinta-feira (27) e no sábado (29). O programa será apresentado em formato de inserções nacionais, sempre entre 19h30 e 22h30.

A distribuição do tempo será da seguinte forma:

– Terça: Rede (dois minutos), Republicanos (um minuto e meio), PT (um minuto) e PDT (trinta segundos).

– Quinta: PDT (trinta segundos), União (um minuto e meio), Republicanos (um minuto e meio) e PT (um minuto e meio).

– Sábado: PDT (trinta segundos), União (três minutos) e PT (um minuto e meio).

Para o primeiro semestre deste ano, o partido Rede tem direito a cinco minutos, totalizando 10 inserções de 30 segundos. União e PT têm direito a 20 minutos, totalizando 40 inserções, cada um. Já o PDT exibirá um tempo total de 10 minutos, com 20 programas, no período. E o Republicanos tem direito a 20 minutos para o primeiro semestre deste ano, totalizando 40 inserções de 30 segundos, com o máximo de um minuto e meio por dia.

TSE

Gelo Camelo

Quatro partidos exibem propaganda partidária nesta semana

Rede Sustentabilidade, União Brasil e Partido dos Trabalhadores (PT) exibem propaganda partidária na terça-feira (18), com o tempo máximo de dois minutos ao longo do dia; trinta segundos; e um minuto e meio, respectivamente.

Já na quinta-feira (20), União, PT e Partido Democrático Trabalhista (PDT) farão inserções com limite diário de três minutos; um minuto e meio; e meio minuto, nesta ordem. No sábado (22), as mesmas legendas exibem programa: União (três minutos e meio); PT (um minuto); e PDT (30 segundos). As inserções são nacionais e gratuitas, com veiculação em rádio e televisão, entre 19h30 e 22h30.

Para o primeiro semestre deste ano, o partido Rede tem direito a cinco minutos, totalizando 10 inserções de 30 segundos. União e PT têm direito a 20 minutos, totalizando 40 inserções, cada um. Já o PDT exibirá um tempo total de 10 minutos, com 20 programas, no período.

Bazar Flor de Lis

8 PRÉ-CANDIDATOS A FEDERAL DO UNIÃO BRASIL NO ANÚNCIO DA CHAPA FÁBIO/IVAN

Oito dos nomes que são citados como prováveis candidatos a deputado federal do partido União Brasil prestigiaram o evento de indicação do ex-prefeito de Assú Ivan Jr. como vice na chapa encabeçada por Fábio Dantas nesta sexta-feira, 22 de julho, em Natal.

Estavam lá Benes, Carla Dickson, Paulinho Freire, Leonardo Rego, Karol Pires, Vanessa Lopes, Vereadora Camila e Sérgio Leocádio.

Prefeitura de Mossó

PARTIDO COM MAIOR TEMPO DE TV DO BRASIL INDICA VICE DE FÁBIO DANTAS

Vanessa, Ivan Júnior, Fábio Dantas e Cristiane Dantas: Oposição à Fátima

O ex-prefeito de Assú, Ivan Júnior, do partido União Brasil, foi indicado a pré-candidato a vice-governador de Fábio Dantas (Solidariedade) compondo a chapa de oposição à Fátima/Alves.

A indicação foi formalizada na manhã desta sexta-feira, 22, durante evento na sede do União Brasil em Natal, no bairro Lagoa Nova.

O pré-candidato Fábio Dantas esteve no evento chancelando a aliança ao lado da esposa, deputada estadual Cristiante Dantas, do presidente estadual do Solidariedade, advogado Janiel Hercílio, e do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, do Solidariedade.

O presidente estadual do União Brasil, ex-governador e ex-senador José Agripino, anfitrião do evento, confirmou a parceria entre os dois partidos e fez discurso conclamando as forças de oposição para se unirem em torno do projeto de retirar o PT do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Gelo Camelo

Alertem os vereadores!

O União Brasil não é partido novo, portanto não pode ser usado como janela partidária para vereadores trocarem de legenda agora em 2022, me disse hoje um estudioso do ordenamento jurídico eleitoral.

“Quem mudar de partido indo para o União Brasil, e for vereador, pode perder o mandato”, alertou o jurista.

O União Brasil, que é a fusão do DEM e do PSL, abre janela para os vereadores que são filiados nesses dois partidos saírem das legendas, pois sempre que há uma fusão quem está dentro recebe autorização para sair.

Este ano só tem janela para mudar de partido quem já é deputado estadual ou federal. A janela para vereadores mudarem de partido só existe no ano de eleição para vereadores.

Sem carta de anuência homologada pela justiça, o risco é real.

Se o União fosse um partido novo, realmente haveria a janela para entrar em suas fileiras sem risco de perda do mandato, mas o União não é um partido novo, é uma fusão de dois partidos, e juridicamente há diferença.

“Partido novo é uma coisa. Fusão é outra.”, diz o jurista.

Quem entrar no União Brasil sem uma carta de anuência do partido antigo, corre o risco de ter o mandato requerido pela legenda na qual se elegeu ou pelo suplente. E o que não faltam são suplentes querendo assumir uma vaga nas câmaras de vereadores.

“Suplentes já estão consultando advogados para, sendo o caso, entrarem na Justiça e tomar os mandatos daqueles vereadores que, desavisados, acharem que estão livres de riscos para fazer a migração visando as eleições 2022.”.

Alguns articuladores políticos estão trabalhando com a crença de que União Brasil é um partido novo e pode absorver vereadores que mudam de legenda sem carta de anuência.

Alertem aos vereadores para consultarem seus advogados antes de fazer as desfiliações.

Bazar Flor de Lis