Vinícola Dal Pizzol em Bento Gonçalves (RS)

ASSISTA AO VÍDEO AQUI

A viníciola Dal Pizzol fica no município de Bento Gonçalves e abriga um dos lugares interessantes do mundo do vinho no Brasil: o “Vinhedo do Mundo”, uma das plantações com maior diversidade de uvas vitivinícolas do planeta, onde há cerca de 400 variedades de uvas de mais de 30 países diferentes.

Eu estive na vinícola no mês de julho, época de muito frio, e fiz um vídeo sobre a degustação que participei por lá.

Assista: CLIQUE AQUI

Bazar Flor de Lis

Vinícola Aurora completa 90 anos

Foto antiga da época da fundação da vinícola Aurora

A maior vinícola do Brasil, a vinícola Aurora, com sede em Bento Gonçalves (RS), está completando 90 anos agora em 2021.

A Aurora não tem um único dono, ela funciona em formato de cooperativa, unindo várias famílias produtoras de uvas de vários municípios do Rio Grande do Sul.

Hoje é a maior do Brasil. Mais de 1.100 famílias se associaram à cooperativa, sendo a produção orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor – fornecendo toda a assistência necessária.

Prefeitura de Mossó

Primeiro vinho com Selo da Indicação de Procedência Altos Montes (RS) chega ao mercado

Vinícola Vinhos Fabian fica no município de Nova Pádua, no Rio Grande do Sul

O Chardonnay Reserva 2020 da Vinhos Fabian, lançado na última semana, é o primeiro vinho a ser comercializado com o Selo de Indicação de Procedência dos Altos Montes. “Este lançamento é para nós um marco muito importante porque evidencia ainda mais a altíssima qualidade de nossos vinhos e de nosso terroir”, declara Giovani Fabian, diretor da Vinhos Fabian e Coordenador da IP Altos Montes.

O rótulo, oriundo da Safra das Safras, propõe uma experiência de alta qualidade, com passagem por 4 meses em barricas de carvalho francês. O vinho apresenta aromas de frutas cítricas como abacaxi e pera. Em boca é frutado, com bom frescor e de boa estrutura. Um ótimo vinho para harmonizar com pratos leves e frescos.

Primeira safra com o Selo da IP entregará mais 10 rótulos ao mercado

O Chardonnay Reserva 2020 da Vinhos Fabian é o primeiro rótulo a ser lançado no mercado, porém, onze vinhos foram aprovados para uso do Selo IP Altos Montes. O processo de avaliação das amostras, que iniciou em janeiro deste ano, finalizou em maio com a entrega do Certificado de Produto Aprovado para o uso do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes Safra 2020.

Onze vinhos foram certificados, entre eles o indicado rótulo da Vinhos Fabian. Os dez restantes ainda estão passando por processo de maturação e devem chegar ao mercado no próximo ano. As vinícolas que tiveram seus rótulos certificados nesta primeira safra são: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Luiz Argenta Vinhos Finos, Vinhos Fabian e Vinhos Viapiana. Confira abaixo a lista completa dos onze vinhos aprovados.

Apromontes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas:  Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.

Lista de vinhos aprovados para uso do Selo Altos Montes
Boscato Vinhos Finos – Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon
Cave de Angelina – Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Luiz Argenta Vinhos Finos – Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc
Luiz Argenta Vinhos Finos – Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon
Luiz Argenta Vinhos Finos – Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Luiz Argenta Vinhos Finos – Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Corte
Vinhos Fabian – Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinhos Fabian – Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon
Vinhos Fabian – Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinhos Viapiana – Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc
Vinhos Viapiana – Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir

Vinho dos Altos Montes da Vinícola Vinhos Fabian, do Rio Grande do Sul, Brasil

Com informações da Usina de Notícias.

Gelo Camelo

SEXTOU! Dica de vinho na sexta-feira

Veja o vídeo que gravei sobre o Fração Única no Youtube – Aqui

Como hoje é sexta-feira, uma das melhores coisas a fazer é beber vinho. Uma das dicas é escolher o vinho brasileiro Fração Única, da vinícola Casa Perini, na Serra Gaúcha.

É um vinho de aproximadamente R$ 100,00 (vende no supermercado Nordestão em Natal) e foi escolhido o melhor vinho da uva Cabernet Franc do Brasil em 2020, durante a Grande Prova realizada no Rio de Janeiro pelo Grupo Baco.

Assista ao vídeo que gravei sobre este vinho no meu canal do Youtube e veja o rótulo do vídeo para facilitar a compra. Clique Aqui

Prefeitura de Mossó

Vinícola Miolo transmite 6 aulas de harmonização entre vinhos e churrasco neste fim de semana

Neste final de semana, as vinícolas do Grupo Miolo na Campanha Gaúcha vão transmitir seis aulas de churrasco combinado com vinhos brasileiros.

Será também o lançamento oficial da nova safra e novos rótulos da linha single vineyard da Miolo, com chefs gaúchos para harmonizar os vinhos com cortes especiais.

O diretor da Miolo, Adriano Miolo, vai participar das aulas contando informações sobre a linha single vineyard.

As transmissões serão feitas pelo Instagram @prazeresdamesa

Gelo Camelo

Doze sugestões de vinícolas brasileiras para conhecer no Rio Grande do Sul

Para quem deseja fazer uma charmosa viagem de inverno para a Serra Gaúcha, observar belas paisagens, visitar vinícolas, degustar vinhos e uma boa gastronomia italiana, mas quer fugir das cidades mais conhecidas ou conhecer novos destinos, a Região dos Altos Montes é a alternativa ideal.   

A Rota dos Vinhos dos Altos Montes localizada na Encosta Superior do Nordeste do RS, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. A região abriga a maior extensão de plantação de uvas e produção de vinhos do Brasil, colhendo até 80 milhões de quilos de uva e produzindo 45 milhões de litros de vinho numa só safra. Além dos vinhos de mesa, a região também é conhecida pela qualidade de seus vinhos finos e é contemplada com o registro de Indicação de Procedência (IP) dos Altos Montes. 

Para quem visitar a região terá uma extensa e diversa gama de vinícolas e atrativos para visitar, como grandes vinícolas ou empresas familiares. As vinícolas dos Altos Montes também são marcadas pela história da colonização italiana e proporcionam esse mergulho cultural aos seus visitantes. Atualmente, 12 vinícolas fazem parte da Rota de Vinhos dos Altos Montes. Confira abaixo a lista das vinícolas com mais informações. 

Vinícolas dos Altos Montes 

  1. Boscato Vinhos Finos – http://www.boscato.com.br/ 
  2. Casa Venturini Vinhos & Espumantes – http://www.casaventurini.com.br/ 
  3. Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos – https://cavedeangelina.com.br/ 
  4. Fante Bebidas – http://www.fante.com.br/ 
  5. Luiz Argenta Vinhos Finos – http://www.luizargenta.com.br/site/ 
  6. Terrasul Vinhos Finos – http://www.vinhosterrasul.com.br 
  7. Valdemiz Vinhos Finos – https://www.montereale.com.br/valdemiz-vinhos-finos 
  8. Vinhos Fabian – https://vinhosfabian.com.br/ 
  9. Vinhos Viapiana – https://vinhosviapiana.com.br/ 
  10. Vinícola Bebber – https://www.familiabebber.com.br/Home/ 
  11. Vinícola Mioranza – https://www.mioranza.com/ 
  12. Vinícola Panizzon – https://www.panizzon.com.br/institucional 

Mapa Turístico da Região – https://cutt.ly/jn6dHcn I

Com informações de Jean Costa, da Usina de Notícias.

 

Bazar Flor de Lis

Sfera Merlot: o melhor vinho merlot do Brasil em 2020

Beba vinhos brasileiros. Valorize as vinícolas nacionais.

Agora em 2021 comecei um projeto de divulgação dos vinhos brasileiros. Todos os meses pretendo degustar um bom vinho nacional e transformar a degustação em um vídeo que estimule as pessoas a se aprofundar na viticultura e, principalmente, a consumir os vinhos produzidos aqui mesmo no Brasil.

O terceiro vídeo foi este aqui – https://www.youtube.com/watch?v=YP_VJO8c9to

O Brasil tem produzido vinhos cada vez melhores, em regiões diferentes, e se a carga tributária nacional diminuir, poderemos construir um mercado interno excelente para gerar emprego e renda para a nossa gente.

Este terceiro vídeo foi com o rótulo Sfera, feito com a uva merlot, da vinícola Arbugeri, do Rio Grande do Sul. Como não encontrei para comprar em Natal, mandei buscar pela internet.

Vinho Sfera, da vinícola Arbugeri, foi eleito o melhor merlot do Brasil em 2020

Foi escolhido o melhor vinho da uva merlot do Brasil em 2020.

Assista ao vídeo aqui – https://www.youtube.com/watch?v=YP_VJO8c9to


Prefeitura de Mossó

Vinho Casa Valduga Origem, uva Merlot, safra 2019

Agora em 2021 comecei um projeto de divulgação dos vinhos brasileiros. Todos os meses pretendo degustar um bom vinho nacional e transformar a degustação em um vídeo que estimule as pessoas a se aprofundar na viticultura e, principalmente, a consumir os vinhos produzidos aqui mesmo no Brasil.

Já fiz dois vídeos. O segundo foi no mês de fevereiro. Este aqui – https://youtu.be/692LvGTmXnA

O Brasil tem produzido vinhos cada vez melhores, em regiões diferentes, e se a carga tributária nacional diminuir, poderemos construir um mercado interno excelente para gerar emprego e renda para a nossa gente.

A Casa Valduga fica no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul

O vinho de fevereiro 2021 foi o Origem, da Casa Valduga, feito com a uva Merlot, safra 2019.

Encontrei o rótulo na carta de vinhos do Restaurante Camarões, no Shopping Midway, aqui em Natal.

Assista ao vídeo lá no Youtube – https://youtu.be/692LvGTmXnA

Veja qual foi o vinho anterior, degustado no mês de janeiro – https://youtu.be/593NEV3Zh_U

#vinhosdobrasil #CasaValduga #valedosvinhedos

Gelo Camelo