Audiência pública proposta por Cristiane vai debater a “Humanização do Luto Parental”

Deputada estadual Cristiane Dantas (Foto: João Gilberto/ALRN)

De acordo com a deputada, a audiência será realizada nesta segunda-feira, 10, é será uma forma de garantir o acolhimento das famílias enlutadas, trazendo visibilidade e colaborando para a discussão do tema. Irão participar do debate representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte, além de representantes de maternidades públicas e privadas, da sociedade civil, especialistas no assunto e famílias enlutadas.

Durante o debate, a deputada também dará maior divulgação e publicidade à lei nº 11.357/ 2023, de autoria da parlamentar, que estabelece procedimentos sobre o luto materno e parental em hospitais e maternidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte.

Prefeitura de Mossó

Situação das estradas do RN é tão ruim que virou tema de audiência pública em Pau dos Ferros

Prefeitos de mais de 20 municípios, vereadores, secretários municipais, além de representantes da sociedade civil organizada, representantes do Governo do Estado, Universidade Federal do Semi Árido e Unidade Estadual do RN, participaram de audiência pública, na manhã da sexta-feira (26), na Câmara dos Vereadores de Pau dos Ferros, sobre a situação das rodovias localizadas na região do Alto Oeste Potiguar e os impactos negativos causados pela falta de manutenção

“Estrada é saúde. Melhorar estradas é melhorar a saúde das pessoas. Também é economia. Através das estradas que se leva a produção dos municípios, alimentos e insumos para todo o estado. O alto custo de transporte impacta em toda a população. A realização desse debate é para que as pessoas possam entender que nós, da Assembleia Legislativa do RN, estamos preocupados com a população e buscando melhorias”, destacou o propositor da audiência, deputado estadual Dr. Kerginaldo Jácome (PSDB).

Gelo Camelo

Av. Jerônimo Câmara será tema de Audiência Pública na Câmara de vereadores

Audiência Pública que será realizada na próxima sexta-feira (12), às 10h30, no Plenário da Câmara de Vereadores de Natal, tem como objetivo promover uma ampla discussão acerca dos problemas da Av. Jerônimo Câmara, localizada no bairro Lagoa Nova.

“Há muito tempo que a população de Natal, principalmente moradores, comerciantes e transeuntes que precisam usar a avenida, sofrem com os transtornos de uma obra que perdura há quase dez anos. Essa audiência busca informações. Precisamos de respostas. Queremos um alinhamento para que possamos buscar soluções para esse impasse”, diz a vereadora Nina, autora da proposição.

Bazar Flor de Lis

Cúpula da Segurança não poderá comparecer e audiência pública será reagendada

Deputado Luiz Eduardo quer audiência pública sobre a violência das facções

O deputado estadual Luiz Eduardo divulgou em suas redes socais que a audiência pública que seria realizada no dia 10 de abril, segunda-feira, na Assembleia Legislativa, para tratar da crise de segurança do Rio Grande do Norte foi reagendada.

A nova data é 20 de abril.

O motivo é que cinco dos seis convidados da Cúpula da Segurança Pública do Governo do Estado avisaram que não poderão comparecer ao evento no dia 10, porque estarão viajando para um congresso nesta mesma data.

O propositor da audiência, deputado estadual Luiz Eduardo, diz lamentar o reagendamento, devido à importância do tema.

Serão reconvocados o comandante da Polícia Militar do RN, o Secretário Estadual de Administração Penitenciária, o Secretário Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, a Delegada Geral do Estado, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros e o Diretor Geral do ITEP.

Prefeitura de Mossó

Conta de água a R$ 10 reais por mês

Na segunda-feira, dia 28, a Assembleia Legislativa do RN vai realizar a primeira audiência pública sobre os critérios adotados pela Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do norte – CAERN, para a concessão da tarifa social que permite o pagamento de menos de R$ 10 reais na conta de água por famílias mais simples.

A audiência será realizada a pedido do deputado estadual Kelps Lima, que atende solicitação do presidente do Instituto Mais Cidades, o advogado Alexandre Teixeira. O jurista é autor do projeto “Tarifa Justa” e entrou com uma ação civil pública contra a CAERN, solicitando a mudança das condições utilizadas pela Companhia para conceder a tarifa social.

“Todos os potiguares que estão inscritos no Auxílio Brasil deveriam ter direito à tarifa social, mas por causa da burocracia da CAERN, apenas 1% da população está tendo acesso ao benefício”, revelou Alexandre Teixeira. O advogado realizou um estudo que comprova que dos 379 mil beneficiários do programa assistencial do governo federal no RN, apenas 4 mil têm acesso à tarifa social na conta de água. A pesquisa apontou uma série de requisitos excludentes que são impossíveis de serem atendidos pela maioria do público-alvo, como o limite no consumo de água, o tamanho da residência e a renda familiar, por exemplo.

“A CAERN admitiu o problema, mas disse que a mudança dos critérios causaria uma perda financeira de 27,2%. A sociedade potiguar precisa discutir se a função social da Companhia é lucrar em cima das famílias mais simples ou fornecer água potável de forma justa a toda a população. É isso que iremos debater na audiência”, disse Alexandre Teixeira.

Serviço:

Audiência Pública sobre a tarifa social da CAERN
Segunda, 28 de Março
14 horas
Assembleia Legislativa do RN

Gelo Camelo

Inclusão de psicólogos e assistentes sociais em escolas é debatida na ALRN

A inclusão de psicólogos e assistentes sociais nas escolas da Educação Básica foi discutida na tarde desta terça-feira (25), pela Assembleia Legislativa, durante audiência pública realizada em caráter remoto. Proposto pela deputada Isolda Dantas (PT), o debate teve como foco a explanação sobre a importância dos profissionais dentro das unidades de educação e a necessidade de se fazer cumprir uma nova lei federal que trata sobre o assunto.

Reunindo dezenas de representantes de diversas entidades e da sociedade civil, a audiência pública debateu a Lei Federal nº 13.935, sancionada em dezembro de 2019 e que depende da ação de estados e municípios para que seja regulamentada com os recursos já aprovados pelo novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). No Rio Grande do Norte, a demanda é exigida pelos Conselhos Regionais de Psicologia (CRP-RN) e de Serviço Social (CRESS-RN), que estão buscando apoio de parlamentares para a regulamentação. Por isso, a deputada Isolda Dantas propôs a realização da discussão.

Com informações da Assembleia Legislativa do RN.

Bazar Flor de Lis

Dança Contemporânea na Câmara Municipal de Natal

Amanhã tem Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal para discutir políticas públicas culturais em Natal, proposição da vereadora Júlia Arruda (PSB).

A audiência faz parte da programação do 4º Encontro Nacional de Dança Contemporânea, que começou no dia 27 de julho e segue até o próximo dia 5 de agosto.

O 4º Encontro Nacional de Dança Contemporânea acontece no Teatro Alberto Maranhão e Casa Da Ribeira, escolas de dança e ruas da cidade/FIERN, em uma programação completa de oficinas e espetáculos gratuitos ou mediante a doação de alimentos não perecíveis, destinados ao projeto Mesa Brasil. Mais informações através do site: http://www.encontrodedanca.com

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Prefeitura de Mossó