Vinhos dos Altos Montes (RS)

Gramado é a cidade mais famosa do turismo do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves também é muito visitada por causa do Vale dos Vinhedos.

Mas tem uma região nova na Serra Gaúcha que está construindo uma boa reputação de roteiro turístico. É a região dos Altos Montes, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua.

Eu estive lá e visitei várias vinícolas. Uma delas foi a @vinicolapanizzon

Gelo Camelo

Vinícola Cave de Angelina anuncia novo rótulo com IP Altos Montes 

A vinícola Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos lançou um novo vinho com o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes. O vinho tinto varietal Domans Reserva é um pinot noir, da safra de 2022. Com maturação de seis meses em barricas de carvalho francês, o vinho nobre apresenta 14,1% graduação alcoólica e é uma produção limitada, que conta com apenas 1.272 garrafas. 

O produto foi produzido em vinhedos próprios da Cave de Angelina, em Nova Pádua, na Serra Gaúcha e já pode ser encontrado na loja virtual da vinícola e outros estabelecimentos parceiros. 

Bazar Flor de Lis

Jantar Harmonizado Beneficente da Altos Montes foi sucesso de público  

O Jantar Harmonizado Beneficente da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, que ocorreu no último sábado, 15, teve ao total 270 participantes, entre pagantes e convidados, o que gerou um valor de R$16.036,00, que serão repassado às instituições APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Flores da Cunha e Nova Pádua, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Mão Amiga Flores da Cunha. 

Região dos Altos Montes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes é composta por 18 vinícolas, localizadas na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. A região conta com indicação de procedência, desde 2012, um selo que atesta que o produto foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e em uma região específica. Participam da Associação as seguintes vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Família Ulian, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale, Vinícola Panizzon e a mais nova integrante Casa Eva Vinhos e Vinhedos. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.  

Gelo Camelo

Altos Montes revela rótulos das Safras 2021 e 2022 que serão lançados no mercado em 2023

Degustação às cegas ocorreu no final de abril com a renovação do Selo IP dos vinhos apresentados 

No dia 25 de abril, foi realizada, na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a degustação às cegas que reavaliou rótulos das Safras 2021 e 2022 candidatos à renovação do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes. Foram avaliadas seis amostras de vinho, todas recomendadas por unanimidade pelos enólogos avaliadores. Para César Curra, Coordenador da IP Altos Montes, o resultado da degustação é reflexo do trabalho desenvolvido nas vinícolas. “Todas as notas foram muito altas, o que comprova a qualidade dos vinhos dos Altos Montes. Isso mostra que estamos indo no caminho certo, com um grande trabalho nos vinhedos e dos enólogos das vinícolas associadas, em um esforço mútuo para entregar produtos de alta qualidade produzidos na nossa região”, avalia. 

As três vinícolas que submeteram vinhos para análise foram Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Vinhos Fabian e Vinhos Viapiana, apresentando dois rótulos cada. O Comitê de Avaliação foi composto pelo representante da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edgar Scortegagna, e outros quatro enólogos das vinícolas associadas. 

Confira abaixo a lista dos vinhos avaliados que serão lançados nos próximos meses: 

Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 

Vinhos Fabian 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat 

Vinhos Viapiana 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Selo de Indicação de Procedência Altos Montes – O Selo de Indicação de Procedência é uma certificação empregada a um produto e que atesta que o mesmo foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e dentro de uma região específica. O Selo da Indicação de Procedência Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A procura pela certificação que garante a qualidade dos vinhos é uma iniciativa da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com 16 vinícolas associadas.  

A Apromontes foi criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultura e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por 16 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.  

Bazar Flor de Lis

Festival do Espumante marca retorno dos eventos na Região dos Altos Montes neste sábado no RS

Neste sábado, 19 de novembro, a partir das 18h, a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes realizará o Festival do Espumantes dos Altos Montes. Na ocasião, o Complexo Belvedere Sonda, localizado na cidade Nova Pádua, receberá cerca de 350 pessoas, com lotação máxima de sua capacidade. O evento, que teve seus ingressos esgotados já na primeira semana de vendas, marca o retorno dos eventos sociais de grande porte promovidos pela associação após o período de pandemia.  

Rota dos Vinhos dos Altos Montes – Localizada na Encosta Superior do Nordeste do RS, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Rota dos Altos Montes abriga a maior extensão de plantação de uvas do Rio Grande do Sul, sendo um dos mais charmosos destinos da Serra Gaúcha. Chegando a altitudes de 600 a 800 metros, reúne paisagens exuberantes que mesclam montes e vales. Além de oferecer o que há de melhor da cultura e culinária italiana, a região também é a maior produtora de uvas e vinhos do país, oferecendo diversas opções de vinhos finos e de mesa. Atualmente, é contemplada com o registro de Indicação de Procedência (IP) dos Altos Montes.   

Prefeitura de Mossó

2022 promete uma nova safra histórica para o vinho brasileiro

Depois de boas safras nos anos de 2020 e 2021, as expectativas são de que 2022 se torne uma das principais safras do Brasil, de acordo com o Coordenador da IP Altos Montes e Sócio da Vinhos Fabian, Giovani Fabian. 

Após estágios de dormência em um inverno rigoroso e brotação com uma boa fase de chuvas, que contribuiu para a formação dos cachos e boa quantidade em cada videira, o processo final de maturação depende de um esperado período de baixa nas chuvas para a qualidade da colheita.  

Apesar de uma expectativa de safra menor que a de 2021, este ano, o foco é na qualidade dos vinhos. A safra de 2020, conhecida como “Safra das Safras” foi resultado de um ciclo semelhante ao de 2022. “Tudo indica que esta safra será parecida com a de 2020, com uvas de muita qualidade, resultando nos vinhos de alto padrão dos Altos Montes”, afirma o proprietário. 

Vinhos dos Altos Montes – Localizada na Serra Gaúcha, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de uvas e vinhos do país, chegando 80 milhões de quilos de uva e 45 milhões de litros de vinho numa só safra.

Desde 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), composta por doze vinícolas: Boscato, Casa Venturini, Cave de Angelina, Fante Bebidas, Luiz Argenta, Terrasul, Valdemiz, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon.

Com informações de Natália Kerkhoven – Usina de Notícias

Gelo Camelo

Cinema entre os vinhedos exibe Sob o Sol da Toscana em março na vinícola Peterlongo

Fotos: Jeferson Soldi

Fotos: Jeferson Soldi

A sessão da vindima do Wine Movie Peterlongo, que exibiu no sábado, 3 de fevereiro, o filme Comer, Rezar, Amar, lotou o jardim da centenária vinícola Peterlongo, em Garibaldi, na Serra Gaúcha. Entre vinhedos, amantes do vinho e do cinema mergulharam no clima vintage da experiência única no país.

JS8-1004

A próxima sessão será dia 17 de março com o filme Sob o Sol da Toscana. Venda de ingressos inicia dia 13 de fevereiro no varejo da vinícola e pelo site www.sympla.com.br. As vagas são limitadas.

Bazar Flor de Lis