6 novos vinhos dos Altos Montes com indicação de procedência recomendada

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, juntamente com enólogos das vinícolas associadas, realizou, na quarta-feira (10/04), na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a avaliação de vinhos candidatos a receberem o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes.

Ao todo, seis rótulos de vinhos tintos foram recomendados e tiveram o selo da IP recomendado, sendo dois da safra 2020, dois da safra 2021 e dois da safra 2022, que foram reavaliados. 

As duas vinícolas que submeteram vinhos para análise foram Vinícola Bebber, que reavaliou um rótulo, e Vinhos Fabian, que apresentou cinco rótulos para reavaliar. O Comitê de Avaliação foi composto pelo enólogo e proprietário da Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, André Tonet, pela enóloga e proprietária da Vinícola Marzarotto, Janaina Massarotto, e por Delto Garibaldi, enólogo da Vinícola Mioranza e proprietário do Laboratório Lavin, parceiro da Associação para análises de vinho com o selo da IP. 

Confira abaixo a lista dos vinhos que foram reavaliados e que serão lançados nos próximos 120 dias: 

Vinícola Bebber 

Vinho Fino Tinto de Guarda Merlot (safra 2021)  

Vinhos Fabian 

Vinho Fino Tinto de Guarda Merlot (safra 2020) 

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Sauvignon (safra 2020) 

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Sauvignon e Merlot (safra 2021) 

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Franc (safra 2022) 

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Franc e Merlot (safra 2022) 

Bazar Flor de Lis

Consultor lança vinho comemorativo com uvas dos Altos Montes

Consultor de vinhos há 25 anos em Natal, Gilvan Passos vai comemorar 60 anos agora em 2024 e para celebrar a data vai lançar no mercado pouco mais de 1000 garrafas de um vinho super prêmio que leva a sua marca, De Los Passos.

Feito a partir de uma exigente pesquisa de uvas produzidas na belíssima vinícola Viapiana, na região dos Altos Montes, na Serra Gaúcha, composto por 40% Syrah, 20% Tannat, 20% Cabernet Franc e 20% Merlot.

Leia as informações completas na matéria feita pela Revista DEGUSTE

Quer conhecer a vinícola Viapiana? Assista ao vídeo AQUI

Prefeitura de Mossó

Vinícolas na Região dos Altos Montes promovem degustações para turistas

Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha (RS)

Na Região dos Altos Montes, pertinho do aeroporto de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, nove vinícolas proporcionam experiências únicas para os turistas interessados em conhecer mais sobre o mundo do vinho. Os empreendimentos, que fazem parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes realizam degustações para iniciantes na arte de apreciar vinhos. 

As experiências são promovidas em Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha, mediante agendamento. Saiba mais sobre cada uma delas: 

  • Boscato Vinhos Finos – Viva a Experiência de um Sommelier: degustação guiada de cinco rótulos em sala de análise sensorial acompanhada de sommelier da casa. Mais informações pelo telefone (54) 98113-0326. 
  • Famiglia Veadrigo – Degustação da Famiglia: aprecie cinco rótulos da Linha Famiglia Veadrigo com uma deliciosa tábua de frios, no aconchego da Enoteca. Mais informações em @famigliaveadrigo no Instagram. 
  • Vinícola Bebber – Degustação Conceito: degustação dinâmica e descontraída de até quatro rótulos. Saiba mais em @familiabebber. 
  • Família Ulian – Degustação Express: degustação de três rótulos da vinícola. Saiba mais em @familiaulian. 
  • Fante Bebidas – Degustação Fante Store: oportunidade de degustar quatro variedades com acompanhamento do enólogo da casa. Mais informações em @fantebebidas ou @fantestorers. 
  • Terrasul Vinhos Finos – Degustação de Balcão: degustação de até quatro rótulos com explanação sobre como funciona uma análise sensorial e a história da vinícola e da família Salvador. Saiba mais em @terrasulvinhosfinos. 
  • Vinhos Viapiana – Experiência do Princípio à Taça: degustação comparativa entre um vinho base de espumante em tanques de inox com um espumante engarrafado e entre um vinho tinto direto da barrica de carvalho com o mesmo engarrafado. Mais informações em @vinhosviapiana. 
  • Vinhos Fabian – Degustação de Barricas: visita guiada com degustação de quatro vinhos direto das barricas. Saiba mais em @vinhosfabian. 
  • Luiz Argenta Vinhos Finos – Tour e Degustação: degustação de quatro rótulos passando pelas Coleções Jovem, Terroir XXVII, Clássica e Cave. Conheça a história e cada espaço da vinícola, incluindo a cave ao som de Tom Jobim e Chico Buarque. Mais informações em @vinicolaluizargenta. 
Gelo Camelo

Safra 2023: Altos Montes tem 17 novos rótulos com Selo de Indicação de Procedência (IP)

Vinícolas da Serra Gaúcha produzem os melhores vinhos brasileiros

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, juntamente com enólogos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e de vinícolas associadas, realizou, na quarta-feira (08/11), na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a avaliação dos vinhos candidatos a receberem o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes.

Ao todo, 21 rótulos foram recomendados, entre vinhos brancos e tintos de diferentes variedades, e tiveram a IP aprovada, sendo 17 da safra de 2023 e outros quatro de anos anteriores e que passaram pelo processo de reavaliação. “A IP é uma oportunidade de analisar o perfil do que está sendo oferecido na região dos Altos Montes”, destaca o presidente da Associação Felipe Bebber. 

Esta é a quarta safra de vinhos avaliados a receberem o Selo da IP Altos Montes. Ao todo, sete vinícolas tiveram vinhos que passaram pelo processo de avaliação: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian e Vinícola Bebber (confira abaixo os rótulos recomendados). Segundo Mauro Celso Zanus, pesquisador e enólogo da Embrapa Uva e Vinho, os resultados mostram que a safra foi excelente e que as vinícolas estão empenhadas nos processos de elaboração de vinhos com boa qualidade. 

Além da fase da documentação e análise laboratorial, ocorre a degustação às cegas. “Essa safra de 2023 está espetacular. Cada vez mais temos vinícolas participantes da IP e ainda ampliamos em 10 hectares de vinhedos, o que mostra a importância de termos esse selo nos produtos, valorizando cada vez mais a Região dos Altos Montes”, reforça Giovani Fabian, membro do Comitê Regulador do IP Altos Montes. Paulo Venturini, também integrante do Comitê, destaca a relevância do Selo para o desenvolvimento da região dos Altos Montes, uma vez que a certificação atesta a origem e procedência dos vinhos. 

Selo de Indicação de Procedência Alto Montes – O Selo de Indicação de Procedência é uma certificação empregada a um produto e que atesta que o mesmo foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e dentro de uma região específica, a Indicação Geográfica. O Selo da Indicação de Procedência Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A procura pela certificação que garante a qualidade dos vinhos é uma iniciativa da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com 18 vinícolas associadas.  

Vinhos recomendados para o Selo IP Altos Montes

BOSCATO VINHOS FINOS 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot 

CAETANO VICENTINO – VINHAS & VINHOS  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot 

CAVE DE ANGELINA – VINHOS & VINHEDOS  

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 2022 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 2023 

Vinho Fino Tinto Seco Jovem Pinot Noir  

   

LUIZ ARGENTA VINHOS FINOS  

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco Jovem Pinot Noir  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc 2021 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon 2021 

TERRASUL VINHOS FINOS 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon  

VINHOS FABIAN 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Marselan 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 2022 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 2023 

Vinho Fino Branco Seco Sauvignon Blanc 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat 

VINÍCOLA FAMÍLIA BEBBER  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot  

Comitê de Avaliação  

Éder Caldart – Enólogo indicado pela Associação Brasileira de Enologia 

Giuliano Pereira – Pesquisador e Enólogo da EMBRAPA Uva e Vinho 

Mauro Celso Zanus – Pesquisador e Enólogo da EMBRAPA Uva e Vinho 

Fabiane Veadrigo – Enóloga da Famiglia Veadrigo 

Rudinei Pauletti – Enólogo da Luiz Argenta Vinhos Finos 

Delto Garibaldi – Enólogo da Vinícola Mioranza 

Giovani Giotto – Enólogo da Vinícola Monte Reale 

Bazar Flor de Lis

TURISMO – Serra Gaúcha

VINHOS DOS ALTOS MONTES

Gramado é a cidade mais famosa do turismo do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves também é muito visitada por causa do Vale dos Vinhedos. Mas tem uma região na Serra Gaúcha que está construindo uma boa reputação de roteiro turístico. É a região dos Altos Montes, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua.

#regiãodosaltosmontes #serragaúcha #FloresdaCunha #GramadoRS

Gelo Camelo

Vinhos dos Altos Montes (RS)

Gramado é a cidade mais famosa do turismo do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves também é muito visitada por causa do Vale dos Vinhedos.

Mas tem uma região nova na Serra Gaúcha que está construindo uma boa reputação de roteiro turístico. É a região dos Altos Montes, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua.

Eu estive lá e visitei várias vinícolas. Uma delas foi a @vinicolapanizzon

Bazar Flor de Lis

Vinícola Cave de Angelina anuncia novo rótulo com IP Altos Montes 

A vinícola Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos lançou um novo vinho com o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes. O vinho tinto varietal Domans Reserva é um pinot noir, da safra de 2022. Com maturação de seis meses em barricas de carvalho francês, o vinho nobre apresenta 14,1% graduação alcoólica e é uma produção limitada, que conta com apenas 1.272 garrafas. 

O produto foi produzido em vinhedos próprios da Cave de Angelina, em Nova Pádua, na Serra Gaúcha e já pode ser encontrado na loja virtual da vinícola e outros estabelecimentos parceiros. 

Prefeitura de Mossó

Jantar Harmonizado Beneficente da Altos Montes foi sucesso de público  

O Jantar Harmonizado Beneficente da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, que ocorreu no último sábado, 15, teve ao total 270 participantes, entre pagantes e convidados, o que gerou um valor de R$16.036,00, que serão repassado às instituições APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Flores da Cunha e Nova Pádua, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Mão Amiga Flores da Cunha. 

Região dos Altos Montes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes é composta por 18 vinícolas, localizadas na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. A região conta com indicação de procedência, desde 2012, um selo que atesta que o produto foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e em uma região específica. Participam da Associação as seguintes vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Família Ulian, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale, Vinícola Panizzon e a mais nova integrante Casa Eva Vinhos e Vinhedos. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.  

Gelo Camelo

Altos Montes revela rótulos das Safras 2021 e 2022 que serão lançados no mercado em 2023

Degustação às cegas ocorreu no final de abril com a renovação do Selo IP dos vinhos apresentados 

No dia 25 de abril, foi realizada, na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a degustação às cegas que reavaliou rótulos das Safras 2021 e 2022 candidatos à renovação do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes. Foram avaliadas seis amostras de vinho, todas recomendadas por unanimidade pelos enólogos avaliadores. Para César Curra, Coordenador da IP Altos Montes, o resultado da degustação é reflexo do trabalho desenvolvido nas vinícolas. “Todas as notas foram muito altas, o que comprova a qualidade dos vinhos dos Altos Montes. Isso mostra que estamos indo no caminho certo, com um grande trabalho nos vinhedos e dos enólogos das vinícolas associadas, em um esforço mútuo para entregar produtos de alta qualidade produzidos na nossa região”, avalia. 

As três vinícolas que submeteram vinhos para análise foram Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Vinhos Fabian e Vinhos Viapiana, apresentando dois rótulos cada. O Comitê de Avaliação foi composto pelo representante da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Edgar Scortegagna, e outros quatro enólogos das vinícolas associadas. 

Confira abaixo a lista dos vinhos avaliados que serão lançados nos próximos meses: 

Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 

Vinhos Fabian 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat 

Vinhos Viapiana 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Selo de Indicação de Procedência Altos Montes – O Selo de Indicação de Procedência é uma certificação empregada a um produto e que atesta que o mesmo foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e dentro de uma região específica. O Selo da Indicação de Procedência Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A procura pela certificação que garante a qualidade dos vinhos é uma iniciativa da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com 16 vinícolas associadas.  

A Apromontes foi criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultura e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por 16 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.  

Bazar Flor de Lis