TOUROS: MPRN obtém sentença para regularizar bairro instalado em região de duna

O Município de Touros deverá realizar a regularização do bairro Frei Damião, localizado parcialmente em uma Área de Preservação Permanente (APP). A determinação judicial é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) que identificou risco iminente de soterramento ou desabamento de edificações construídas na região, bem como ausência por parte do poder público municipal de medidas para evitar a situação.

O MPRN apontou na ACP que foram identificados danos ambientais causados pela invasão de dunas por parte de proprietários de imóveis localizados no bairro. A ação é resultado de um inquérito civil instaurado após “denúncias de moradoras de que suas residências estavam sendo invadidas por dunas, sendo que, após ser relatado à municipalidade, essa não teria tomado as providências devidas”.

MPRN

Prefeitura de Mossó

Estado deve providenciar cirurgia de mulher com problema renal em Touros (RN)


A Vara Única da Comarca de Touros determinou ao Estado do Rio Grande do Norte que realize o procedimento cirúrgico em favor de uma mulher que sofre com um problema renal, na forma do laudo médico apresentado em juízo, com o custeio do procedimento cirúrgico de “ne-frolitotripsia percutânea com colocação e posterior retirada de cateter duplo J”, diárias de internação hospitalar e procedimentos pré e pós operatórios, bem como todo o necessário ao restabelecimento da saúde da paciente.

Segundo a decisão, fica ainda a unidade responsável pela admissão obrigada a adotar quaisquer medidas necessárias ao atendimento das necessidades médicas da paciente, com as quais arcará o Estado. Ressaltou que o não cumprimento da decisão poderá implicar em crime de desobediência, sem necessidade de nova análise do processo para imposição de multa diária por descumprimento como medida de fomento à efetividade da Justiça.

No processo, a paciente anexou Laudo Médico Circunstanciado, assinado pelo médico urologista que a assiste, onde se confirmou o quadro da paciente de “litíase urinária + uropatia obstrutiva + pielonefrite (CID N.20 + N.13 + N.10), diagnosticado através de tomografia das vias urinárias, a ser solucionada por meio de cirurgia denominada “nefrolitotripsia percutânea com colocação e posterior retirada de cateter duplo J”.

O Laudo Médico aponta, ainda, que, caso não tratada com máxima urgência, a paciente corre o risco de sofrer danos irreparáveis à sua saúde, com infecções urinárias e pielonefrites recorrentes, abcesso renal e perirrenal, sepse, perda das unidades renais, insuficiência renal, diálise ou mesmo óbito. Por isso, requereu, liminarmente, a concessão de liminar de urgência, determinando-se o bloqueio judicial do total de R$ 15.450,00 para a realização do procedimento.

O juiz Guilherme Melo Cortez comentou que o Natjus, por meio da nota técnica, emitiu parecer favorável para a realização do procedimento pleiteado em caráter de urgência, esclarecendo que, com a realização do procedimento de nefrolitotripsia percutânea, espera-se a retirada dos cálculos que obstruem o ureter, promovendo melhora dos sintomas, e, principalmente, da dor devido à diminuição da pressão no sistema coletor renal, além de recuperação e melhora da função renal.

“Desta forma, restou demonstrada a necessidade de realização do procedimento de nefrolitotripsia percutânea pela autora de forma imediata, ou seja, há urgência médica. Presente, o fummus boni iuris e o periculum in mora”, concluiu o magistrado ao deferir o pedido de realização do procedimento cirúrgico em benefício da paciente.

Gelo Camelo

INSS CITA CRISE NO RN: criminosos ateiam fogo na Agência do INSS em Touros

A Agência da Previdência Social de Touros (RN) foi alvo de ação criminosa na madrugada de quarta-feira (15). Indivíduos ainda não identificados atearam fogo na unidade, causando um incêndio no local, que atingiu aparelhos de ar-condicionado e outros materiais. A Polícia Federal foi acionada e fará a perícia ainda hoje. A unidade do INSS é mais um prédio público atacado durante os atos criminosos que atingem o estado do RN dos últimos dias.

INSS

Prefeitura de Mossó

Candidato a prefeito de Touros declara apoio à pré-candidatura de Kelps a federal

Hudson e Kelps fecham parceria para 2022

Hudson Bento, que disputou a prefeitura de Touros (RN) nas eleições de 2020, confirmou nesta terça-feira, 30 de novembro, apoio ao projeto de Kelps de pré-candidatura a deputado federal em 2022.

Os dois conversaram longamente em Natal e chegaram à conclusão de que é necessário construir a estrada para a modernização da política do Estado e um ambiente que propicie novo quadros eletivos.

Gelo Camelo

Futuro monumento turístico e religioso de Touros é tema de audiência pública na AL

O deputado Subtenente Eliabe promoveu audiência pública intitulada “Alto do Bom Jesus: a importância do monumento para o desenvolvimento turístico de Touros”.

A audiência foi realizada nesta segunda-feira, 27, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A vice-presidente da Associação Alto Do Bom Jesus (Abomje), Rosângela Sá, destacou que o projeto se concretizará numa área de 10 mil metros quadrados, pertencente ao assentamento São Sebastião, chamada de Morro Vermelho, a qual será cedida pelo Incra.

“A procissão do Bom Jesus dos Navegantes já levou mais de 15 mil pessoas ao município, num único dia, antes da pandemia. E foi justamente esse potencial que fez surgir a ideia da criação desse monumento na cidade. Os seus 30 mil habitantes têm esse sonho há mais de vinte anos. E chegou a hora de concretizarmos”, disse.

Representando o prefeito Pedro Filho, o secretário de Administração de Touros, Ricely Jerônimo, garantiu que o município vem sendo um grande apoiador da causa, “que é um retrato da nossa fé e de um futuro melhor para a Economia da nossa cidade”. 

O Padre William Lamarck, da paróquia de Bom Jesus dos Navegantes, o Alto será uma referência religiosa para toda a região.

Segundo o pároco, no dia 1º de dezembro de cada ano, pessoas de todas as regiões do Estado se deslocam para a procissão do Divino Bom Jesus dos Navegantes.

Com informações da Assembleia Legislativa do RN.

Bazar Flor de Lis

Subtenente Eliabe pede pavimentação para trecho entre Touros e Rio do Fogo

Deputado Subtenente Eliabe é do partido Solidariedade do Rio Grande do Norte

O deputado estadual Subtenente Eliabe (SDD) requereu obras de pavimentação asfáltica da estrada que interliga os municípios de Touros e Rio do Fogo, passando pelas comunidades de Carnaubinha e Perobas. O trecho localizado na região do Mato Grande soma 12 km e está, de acordo com o parlamentar, em péssimo estado de conservação.

“São 12km de buracos e desníveis que dificultam a locomoção dos veículos e motocicletas. Pela estrada circulam cidadãos das duas cidades, comerciantes, bugueiros e turistas que reclamam das condições da via. Alguns evitam pegar a estrada e se aventuram realizando o trajeto pela praia”, explica.

O parlamentar destacou ainda que no período da noite, o problema é potencializado devido à falta de iluminação, prejudicando o trabalho das forças de segurança locais. “Desta forma, favorecendo a atuação de criminosos na região, interferindo de forma negativa na principal atividade econômica da região, o turismo”, finalizou.

Com informações da Assembleia Legislativa do RN

Prefeitura de Mossó

Polícia neutralizou mais um, desta vez em Touros

Uma investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Touros conseguiu localizar o paradeiro do foragido da Justiça Geraldo Feitosa Júnior, nesta quinta-feira (30). Contra ele, existiam três mandados de prisão, dois deles pela prática de homicídios. A localização de Geraldo Feitosa contou com apoio da Diretoria de Polícia do Interior e da 10ª Delegacia Regional de Polícia.

No momento da prisão, José Geraldo estava com um revólver calibre 38, municiado, droga e dinheiro fracionado. O criminoso entrou em confronto com policiais militares e foi alvejado. Ele chegou a ser socorrido, mas veio a óbito.

Com informações da Polícia Civil do RN

Gelo Camelo