Limpeza e atendimento pesam mais que preço na hora de brasileiros escolherem um bar ou restaurante

Gelo Camelo

A maior pesquisa sobre alimentação fora do lar já realizada com consumidores no Brasil revelou as características consideradas mais importantes na hora de decidir pelo bar ou restaurante.

Supreendentemente, o sabor da comida e o preço do prato não são os aspectos mais determinantes na escolha. Com mais de 6 mil respondentes em todas as regiões do país, o levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores mais preponderantes.

A pesquisa mostra ainda que, no dia a dia daqueles que frequentam bares e restaurantes, a maior parte (93%) opta por consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento, e 66,3% afirma comer fora de duas a cinco vezes por mês. Quando consultados sobre as maiores motivações para sair de casa, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas e as preferidas foram: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%).

Para o presidente da Abrasel no Rio Grande do Norte, Paolo Passariello, a pesquisa traz aos Bares e Restaurantes “a oportunidade de melhorar a relacionamento com o cliente consolidando os negócios no setor que é um dos que mais sofre com o fechamento de empresas”.
O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, corrobora, dizendo que os resultados trarão contribuições significativas nos processos de tomada de decisão dos empreendedores do setor e de formuladores de políticas públicas. “O nosso objetivo com esse movimento é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país”, afirma.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, concorda que a pesquisa revela direcionamentos importantes para os empreendedores que atuam no setor de alimentação fora do lar. “Trata-se de um dos segmentos mais importantes de pequenos negócios. São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe”, comenta Décio Lima.

Números da pesquisa

Características mais importantes na hora de escolher um local para comer fora de casa:
• Limpeza e higiene nas instalações: 32,4%
• Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes: 17%
• Ambiente do estabelecimento: 12,4%
• Comida gostosa: 10,3%
• Preço acessível: 7,2%

Hábitos de consumo dos brasileiros:
• No dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa;
• Quando optam por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento;
• De maneira geral, as pessoas frequentam estabelecimentos por motivos de lazer, seja para celebrar alguma data especial (76,6%) ou para conversar e se divertir com amigos (76,3%).

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