Limpeza e atendimento pesam mais que preço na hora de brasileiros escolherem um bar ou restaurante

A maior pesquisa sobre alimentação fora do lar já realizada com consumidores no Brasil revelou as características consideradas mais importantes na hora de decidir pelo bar ou restaurante.

Supreendentemente, o sabor da comida e o preço do prato não são os aspectos mais determinantes na escolha. Com mais de 6 mil respondentes em todas as regiões do país, o levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores mais preponderantes.

A pesquisa mostra ainda que, no dia a dia daqueles que frequentam bares e restaurantes, a maior parte (93%) opta por consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento, e 66,3% afirma comer fora de duas a cinco vezes por mês. Quando consultados sobre as maiores motivações para sair de casa, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas e as preferidas foram: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%).

Para o presidente da Abrasel no Rio Grande do Norte, Paolo Passariello, a pesquisa traz aos Bares e Restaurantes “a oportunidade de melhorar a relacionamento com o cliente consolidando os negócios no setor que é um dos que mais sofre com o fechamento de empresas”.
O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, corrobora, dizendo que os resultados trarão contribuições significativas nos processos de tomada de decisão dos empreendedores do setor e de formuladores de políticas públicas. “O nosso objetivo com esse movimento é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país”, afirma.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, concorda que a pesquisa revela direcionamentos importantes para os empreendedores que atuam no setor de alimentação fora do lar. “Trata-se de um dos segmentos mais importantes de pequenos negócios. São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe”, comenta Décio Lima.

Números da pesquisa

Características mais importantes na hora de escolher um local para comer fora de casa:
• Limpeza e higiene nas instalações: 32,4%
• Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes: 17%
• Ambiente do estabelecimento: 12,4%
• Comida gostosa: 10,3%
• Preço acessível: 7,2%

Hábitos de consumo dos brasileiros:
• No dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa;
• Quando optam por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento;
• De maneira geral, as pessoas frequentam estabelecimentos por motivos de lazer, seja para celebrar alguma data especial (76,6%) ou para conversar e se divertir com amigos (76,3%).

Gelo Camelo

Bares e restaurantes notificados por poluição sonora na zona Sul de Natal

Quatro estabelecimentos  comerciais foram notificados no último fim de semana pela fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), de Natal. Três deles foram por apresentarem potencial para poluição sonora e um por apresentar potencial para poluição atmosférica. Os casos foram identificados após denúncias da população e atendidos no sábado (21).

Bazar Flor de Lis

Empresa lança aplicativo gratuito para bares e restaurantes

Carlos Drechmer, CEO da ACOM Sistemas

A ACOM Sistemas, empresa de tecnologia que desenvolve soluções em ERP para negócios da cadeia do food service, decidiu criar um aplicativo web gratuito para ajudar restaurantes, bares e outras empresas do segmento a melhorar os resultados e a performance de seus cardápios.

Chamado de CUCA, o aplicativo tem o objetivo de substituir planilhas e anotações dispersas e concentrar em uma única plataforma todas as informações que envolvem a produção de pratos e bebidas de um restaurante. Assim, para cada item do cardápio, uma ficha técnica é criada no aplicativo.

Com informações de Nicole Thuler, da Engenharia de Comunicação

Prefeitura de Mossó

Dia dos Pais deverá ser de bom movimento para restaurantes, acredita Abrasel

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte se prepara para ter ocupação total nos estabelecimentos do setor neste domingo de Dia dos Pais (dia 8). Casas cheias e ocupação de 100% dos assentos trazem animação para o setor, que teve que conviver com restrições como a proibição da venda de bebidas alcóolicas neste mesmo período no ano passado.

De acordo com o presidente da Associação, Paolo Passariello, a data já ocupa o pódio de muitos restaurantes na capital potiguar, ficando atrás apenas de Dia dos Namorados e Dia das Mães. E o avanço da vacinação da população reforça as boas expectativas dos associados. “Com as pessoas vacinadas verificamos uma leve diminuição do delivery, transferindo esse fluxo para o presencial. Para além do Dia dos Pais, esperamos que o alto fluxo de turistas, que é um bom indicador para o setor, permaneça forte até o fim do ano”.

Gelo Camelo

Getúlio Rêgo pede ajuda para bares e restaurantes

Getúlio Rêgo é deputado estadual do Rio Grande do Norte

O deputado Getúlio Rêgo (DEM) cobrou do Governo do Estado ação para recuperar pequenas empresas do setor de bares e restaurantes, principalmente no interior do Estado. “Uma ação para aliviar a frustração”, ressaltou Getúlio, esclarecendo que em alguns pequenos municípios as prefeituras estão tomando providências no sentido de ajudar os pequenos empresários.

“Não estou vendo isso acontecer em relação ao Estado”, disse o deputado, sugerindo que o Governo envie um pedido de crédito suplementar para ser votado na Assembleia, na intenção de ajudar esses empreendedores.

Com informações da Assembleia Legislativa do RN

Bazar Flor de Lis

Tomba Farias defende reabertura de bares e restaurantes

Deputado Tomba alerta o Governo para a quebra das empresas e o desemprego

Em pronunciamento durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, na quarta-feira (5), o deputado Tomba Farias (PSDB) cobrou do Governo do Estado a reabertura dos bares e restaurantes do Estado, bem como a comercialização – pelos mesmos – de bebidas alcoólicas.

De acordo com o parlamentar, o desemprego e a crise financeira ocasionados pelo fechamento dos estabelecimentos, face ao decreto que estabelece o funcionamento das atividades comerciais, precisam ser solucionados com brevidade.

“Apelo para que essa determinação seja revista com urgência pela governadora para que bares e restaurantes possam voltar a funcionar e sobreviver. Os donos não aguentam mais. O Rio Grande do Norte é o único estado do Nordeste que continua com esses estabelecimentos fechados e proibidos de vender bebida alcoólica. É preciso, como nunca, que o Governo dê uma oportunidade ao turismo. A quebradeira e o desemprego estão fora de controle”, disse Tomba, reforçando a necessidade de obediência aos protocolos de segurança.

Prefeitura de Mossó

Lawrence defende os restaurantes e alerta que prejuízos podem levar setor à falência

Lawrence Amorim é presidente da Câmara Municipal de Mossoró

No cenário nacional, a pandemia do novo coronavírus tem ocupado os principais espaços de debates. Diante do quadro de preocupação, não poderia ser diferente no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. E um dos vereadores a levantar o tema na sessão da quarta-feira, 10, foi o presidente da casa, Lawrence Amorim (Solidariedade). O foco central de sua fala diz respeito aos prejuízos que afetam o setor de alimentação, com a sequência de decretos anunciados pelo Governo Estadual.

O momento, lembrou o vereador, é delicado. “Há um aumento no número de casos em todo o Estado. A cidade de Mossoró naturalmente recebe pacientes de todas as cidades da região. Agora estamos recebendo também pacientes acometidos pela Covid-19, vindos da grande Natal”, acrescentou.

Ao mesmo tempo em que reconhece o trabalho dos profissionais da linha de frente, Lawrence faz também um apelo para que os decretos estaduais sejam discutidos com os representantes dos municípios. O presidente da Câmara defende que é necessário fazer uma análise sobre como amenizar os prejuízos de restaurantes e lanchonetes. “Hoje, de acordo com o decreto, estes estabelecimentos são obrigados a fechar mais cedo durante a semana e não podem abrir no domingo”.

Para Lawrence, a medida correta seria incentivar o uso de máscaras, álcool em gel e fiscalizar os estabelecimentos para que estes não provoquem aglomeração. “Vários setores investiram em protocolos de higiene e agora não podem funcionar. Enquanto isso, a feira continua aglomerando, as casas lotéricas, bancos e supermercados funcionam e aglomeram”, lamentou.

O vereador alerta que os prejuízos serão incalculáveis se nada for feito. Citou inclusive que alguns estabelecimentos já começam a demitir e, por exemplo, o Hotel Thermas, que reabriu recentemente, já vive a possibilidade de novo fechamento. “No Ceará, por exemplo, existe um auxílio emergencial do governo local para o setor de alimentos e, sem essa ajuda no Rio Grande Norte, não tem como garantir a sobrevivência do setor”, reforçou.

Gelo Camelo