Quem é Bárbara de Carnaúba dos Dantas?

Gelo Camelo
Bárbara é uma das revelações do Seridó Potiguar

Bárbara de Medeiros Dantas nasceu no dia 14 de abril de 1995 no Hospital Maternidade APAMI, em Carnaúba dos Dantas, município situado no interior do Rio Grande do Norte e atualmente é uma das vereadores mais conhecidas do Rio Grande do Norte.

Bárbara mora até hoje no mesmo endereço, no Centro de Carnaúba.
Neta do caminhoneiro e prefeito por 3 vezes de Carnaúba dos Dantas, Valdemar Cândido e da professora Dona Desinha, bem como da parteira Elita Dantas. É de uma família de mulheres empoderadas e cheias de fibra, tais como: Donatilla Dantas, Desidéria Dantas Pedrosa, dentre outras. Filha do casal Marcos de Elita, ex-servidor público da UFRN e ex-vereador, e Vilma Cristina, ex-servidora pública municipal e estadual.

Em toda a sua vida, Bárbara estudou no Colégio IDES, na cidade vizinha Picuí-PB, como bolsista, onde concluiu o ensino médio e hoje trabalha como coordenadora executiva, com exceção o 3º ano do ensino fundamental, que estudou no Gente Miúda, em Carnaúba dos Dantas.

Formada em Geografia pela UFRN, pós-graduanda em Políticas Públicas e Projetos Sociais pela FAVENI e aluna especial do Mestrado em Ensino de Geografia – GEOPROF UFRN, ele começou a trabalhar com ações sociais em 2012, junto com a sua avó, na Associação Desidéria Dantas Pedrosa, cujo público alvo eram adolescentes e idosos. Em 2017 ela assumiu a presidência da Fundação Cultural e Educativa Donatilla Dantas, onde desempenhava um trabalho voluntário nas ações culturais da Biblioteca.

Em 2014, Bárbara começou em seu primeiro emprego, como auxiliar de sala de aula no nível IV na Escola Municipal Francisca Neusa Dantas pelo IEL.

Em meados de 2015 assumiu a missão voluntária de tocar pra frente a Biblioteca Pública Donatilla Dantas e em 2016 esse trabalho foi reconhecido e ela começou a receber um auxílio do IEL.

Em 2017, Bárbara começou a trabalhar no Projeto Federal Novo Mais Educação, como facilitadora das atividades de adolescentes com dificuldades de aprendizagem de 13-16 anos, no Instituto Municipal João Cândido Filho.

Em 2018, foi convocada através de um processo seletivo para assumir os trabalhos como Orientadora Social dos adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de Carnaúba dos Dantas. Dentro desse trabalho, assumiu também um Núcleo de Cidadania e Participação de Adolescentes na sociedade, onde levava os adolescentes a cobrarem os seus direitos nas secretarias e espaços públicos.

Hoje ela trabalha com redes sociais e é Diretora Executiva da escola que estudou a vida inteira, o Colégio IDES, na cidade de Picui/PB.

Participou da maior escola de formação política para mulheres do Brasil, promovida pelo Solidariedade e pela Fundação 1º de Maio, o Lidera Mais e foi aluna da primeira escola de Jovens Líderes do Seridó, promovida pelos mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.