Carnaúba dos Dantas retoma espetáculo da Paixão de Cristo no Monte do Galo

A encenação da Paixão de Cristo em Carnaúba dos Dantas-RN é uma das mais tradicionais do interior do Nordeste, com quase meio século de existência. O espetáculo, que acontece aos pés do Monte do Galo e atrai anualmente romeiros e turistas do sertão potiguar e estados vizinhos, tinha sido interrompido pela pandemia e está retomando agora em 2024, com a 46ª edição.

A realização da Paixão de Cristo é da Associação de Desenvolvimento Cultural Dom José Adelino Dantas e da Paróquia de Carnaúba dos Dantas, com patrocínio da Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto e Governo do Rio Grande do Norte, e apoio da Prefeitura de Carnaúba dos Dantas e Geoparque Seridó.

Prefeitura de Mossó

Em Carnaúba dos Dantas, Kelps anuncia apoio à biblioteca Donatilla Dantas

Kelps esteve na biblioteca de Carnaúba dos Dantas

Kelps foi recebido em Carnaúba dos Dantas (RN) pela vereadora Bárbara Dantas, cuja família é mantenedora da principal biblioteca da cidade, Donatilla Dantas, que vive de doações.

Como deputado estadual, Kelps anunciou que vai encaminhar uma emenda para a entidade, de forma a ajudar que a biblioteca tenha mais fôlego para continuar servindo de ponto de atração de jovens que desejam construir um futuro saudável através do estudo e da cultura.

“Educação é a base de tudo. O que for possível fazer para ajudar quem mantém núcleos ativos de educação como uma biblioteca, a gente vai fazer”, disse Kelps.

Gelo Camelo

Deputado Subtenente Eliabe divulga turismo no interior do RN

O Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas (RN) é um dos locais mais bonitos do RN

Nascido em Riachuelo (RN), o deputado Subtenente Eliabe enxerga no turismo regional uma importante fonte de renda para a economia do homem do campo no Rio Grande do Norte.

Em suas viagens pelo Estado ele tem mostrado as belezas dos municípios e, na Assembleia Legislativa, pretende buscar soluções para que o turismo no interior seja mais divulgado e fortalecido com infraestrutura.

Em uma das recentes viagens, Eliabe visitou o belíssimo Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas.

A subida até o alto da serra é estruturada para facilitar o acesso dos turistas
O Monte do Galo fica na região Seridó do RN, quase na divisa com a Paraíba
Subtenente Eliabe Marques é deputado estadual pelo partido Solidariedade do RN
Bazar Flor de Lis

Deputado Subtenente Eliabe visita ex-prefeito “O Liso” e o vereador “O Gari”

Valdir o Liso, Subtenente Eliabe e O Gari José Pedro

O deputado subtenente Eliabe Marques visitou vários amigos neste fim de semana em municípios da região Seridó do RN.

Uma parte significativa da viagem foi investida em observar as unidades da Polícia Militar em cada município, registrando suas necessidades para usar seu mandato de deputado para correr atrás de soluções.

No domingo, Eliabe esteve com o ex-prefeito Valdir Medeiros (O Liso) e o ex-vice-prefeito de Jucuturu, Zé Pedro (O Gari), que atualmente é o vereador mais votado da cidade. Os três são do partido Solidariedade (RN).

Eliabe visitou a belíssima região do Seridó do Rio Grande do Norte

Além de Jucurutu, Eliabe esteve em Caicó, Timbaúba dos Batistas, Carnaúba dos Dantas, Serra Negra do Norte, Ouro Branco, Jardim de Piranhas e São Fernando.

Prefeitura de Mossó

Projeto de Lei pode transformar Carnaúba dos Dantas na Terra da Música

Belíssima cidade de Carnaúba dos Dantas em foto de @CanindeSoares (https://www.instagram.com/canindesoares/

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que propõe que o município de Carnaúba dos Dantas, localizado na Região Seridó, seja reconhecido como a “Terra da Música” no âmbito do Rio Grande do Norte.

A proposta é do deputado estadual Hermano Morais (PSB) e se justifica no fato de a cidade seridoense ser o berço de grandes músicos potiguares. Dentre eles, Antônio Pedro Dantas, carinhosamente chamado de Tonheca Dantas, Felinto Lúcio Dantas e Márcio Dantas, que contam com reconhecimento nacional pela sua produção musical.

“Carnaúba dos Dantas tem na música uma das suas mais fortes manifestações culturais. Por isso mesmo, possui alguns filhos com destaque na cena nacional. Em 2021, comemora-se os 150 anos de nascimento de Tonheca Dantas, orgulho dos seus concidadãos carnaubenses e potiguares”, justificou o parlamentar.

Tonheca Dantas foi um notável compositor e maestro brasileiro, músico autodidata, autor de uma obra de mais de mil peças musicais, que até hoje são executadas por bandas filarmônicas Brasil afora e no exterior. É de sua autoria a Valsa Royal Cinema, obra imortalizada, que compôs para um cinema da cidade de Natal.

O maestro Felinto Lúcio Dantas, por sua vez, compôs valsas, mazurcas, dobrados e peças sacras. Sua obra está registrada em LPs gravados pelo Centro Cultural Mobral e pela UFRN. Em 1997, teve a música sacra “A quinta novena” executada em missa na Catedral do Rio de Janeiro, com a presença do Papa João Paulo II.

Já Márcio Dantas é maestro e segue em atividade como regente da banda de Carnaúba dos Dantas.

O projeto será analisado pelas comissões permanentes da Assembleia Legislativa antes de seguir para o plenário. O deputado Hermano Morais quer viabilizar a aprovação da matéria antes de junho, mês em que será celebrado os 150 anos de Tonheca Dantas.

Com informações da Assembleia Legislativa RN

Gelo Camelo

FOTO DE HOJE NO SERIDÓ POTIGUAR!

Vereadora Bárbara Dantas na Cachoeira dos Fundões, a 6km do centro de Carnaúba dos Dantas

A vereadora Bárbara, da cidade de Carnaúba Dos Dantas, na região Seridó do RN, postou agora há pouco uma foto feita hoje em seu município.

A imagem alegra o coração de todo nordestino e mostra o potencial turístico do Rio Grande do Norte.

A Cachoeira dos Fundões fica a 6km do centro da cidade e contrasta com a sempre tão seca e quente imagem comum que temos do sertão potiguar.

Quem é Bárbara – https://blogdowashington.com.br/quem-e-barbara-de-carnauba-dos-dantas/

Bazar Flor de Lis

Quem é Bárbara de Carnaúba dos Dantas?

Bárbara é uma das revelações do Seridó Potiguar

Bárbara de Medeiros Dantas nasceu no dia 14 de abril de 1995 no Hospital Maternidade APAMI, em Carnaúba dos Dantas, município situado no interior do Rio Grande do Norte e atualmente é uma das vereadores mais conhecidas do Rio Grande do Norte.

Bárbara mora até hoje no mesmo endereço, no Centro de Carnaúba.
Neta do caminhoneiro e prefeito por 3 vezes de Carnaúba dos Dantas, Valdemar Cândido e da professora Dona Desinha, bem como da parteira Elita Dantas. É de uma família de mulheres empoderadas e cheias de fibra, tais como: Donatilla Dantas, Desidéria Dantas Pedrosa, dentre outras. Filha do casal Marcos de Elita, ex-servidor público da UFRN e ex-vereador, e Vilma Cristina, ex-servidora pública municipal e estadual.

Em toda a sua vida, Bárbara estudou no Colégio IDES, na cidade vizinha Picuí-PB, como bolsista, onde concluiu o ensino médio e hoje trabalha como coordenadora executiva, com exceção o 3º ano do ensino fundamental, que estudou no Gente Miúda, em Carnaúba dos Dantas.

Formada em Geografia pela UFRN, pós-graduanda em Políticas Públicas e Projetos Sociais pela FAVENI e aluna especial do Mestrado em Ensino de Geografia – GEOPROF UFRN, ele começou a trabalhar com ações sociais em 2012, junto com a sua avó, na Associação Desidéria Dantas Pedrosa, cujo público alvo eram adolescentes e idosos. Em 2017 ela assumiu a presidência da Fundação Cultural e Educativa Donatilla Dantas, onde desempenhava um trabalho voluntário nas ações culturais da Biblioteca.

Em 2014, Bárbara começou em seu primeiro emprego, como auxiliar de sala de aula no nível IV na Escola Municipal Francisca Neusa Dantas pelo IEL.

Em meados de 2015 assumiu a missão voluntária de tocar pra frente a Biblioteca Pública Donatilla Dantas e em 2016 esse trabalho foi reconhecido e ela começou a receber um auxílio do IEL.

Em 2017, Bárbara começou a trabalhar no Projeto Federal Novo Mais Educação, como facilitadora das atividades de adolescentes com dificuldades de aprendizagem de 13-16 anos, no Instituto Municipal João Cândido Filho.

Em 2018, foi convocada através de um processo seletivo para assumir os trabalhos como Orientadora Social dos adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de Carnaúba dos Dantas. Dentro desse trabalho, assumiu também um Núcleo de Cidadania e Participação de Adolescentes na sociedade, onde levava os adolescentes a cobrarem os seus direitos nas secretarias e espaços públicos.

Hoje ela trabalha com redes sociais e é Diretora Executiva da escola que estudou a vida inteira, o Colégio IDES, na cidade de Picui/PB.

Participou da maior escola de formação política para mulheres do Brasil, promovida pelo Solidariedade e pela Fundação 1º de Maio, o Lidera Mais e foi aluna da primeira escola de Jovens Líderes do Seridó, promovida pelos mesmos.

Prefeitura de Mossó

Quem ainda não foi? Monte do Galo é tema de lei na Assembleia

Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas, retratado por Canindé Sores.

Um dos lugares mais bonitos do Rio Grande do Norte, o Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas, deverá receber a chancela de patrimônio histórico, cultural, paisagístico, turístico e religioso do Estado do Rio Grande do Norte,

Um projeto de lei começou a tramitar dentro da Assembleia Legislativa neste sentido.

Eu conheço o Monte do Galo. Quem ainda não foi, deveria conhecer também.

Gelo Camelo