Onda de violência na zona Rural do Seridó

O deputado estadual Subtenente Eliabe fez pronunciamento na Assembleia Legislativa sobre os relatos de violência que estão ocorrendo no Seridó.

“Venho hoje aqui repercutir uma situação que, infelizmente, é rotina no Estado. A população é penalizada com a falta de segurança pública. Tenho recebido diversos relatos sobre uma onda de violência na zona rural dos municípios do Seridó. São assaltos, roubos de motos e de animais, inclusive contra um senhor de 91 anos que foi vítima da insegurança e teve todos os seus pertences roubados”, disse Eliabe.

Gelo Camelo

O Seridó precisa de uma mulher como deputada, alerta Lilia

A última seridoense eleita para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi a caicoense Ivonete Dantas, em 1994, que foi deputada estadual no período 1995-1998 (56ª Legislatura). De lá para cá nenhum outro nome feminino do Seridó teve êxito nas disputas para o legislativo estadual, apesar de a região sempre eleger bancadas numerosas, como atualmente, que conta com quatro deputados.

Lilia Saldanha está percorrendo todo o Seridó e mostrando que tem coragem para defender os interesses da região em meio a um parlamento predominantemente masculino. “O Seridó está acostumado a ver deputados valentões que logo que se elegem se entregam ao governo e traem região”, destaca a candidata do Solidariedade.

Bazar Flor de Lis

UFRN, Diocese e ADESE iniciam elaboração do roteiro turístico-religioso do Seridó

“Seridó, fé e tradições” é o tema do projeto que tratará da elaboração do roteiro de turismo religioso e cultural do Seridó. A ação é uma iniciativa da Diocese de Caicó, UFRN, por meio do curso de Turismo da FELCS (Currais Novos) e ADESE – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó.

Durante toda essa semana, um grupo de pesquisadores da UFRN visitará os doze municípios que serão envolvidos inicialmente com o projeto. Eles explicarão as metodologias do inventário e dos roteiros que serão elaborados. Para isso, buscarão a adesão dos municípios.

“Estaremos apresentando nossa proposta aos municípios e ouvindo as comunidades sobre as expectativas para um roteiro religioso e cultural. Queremos contar com a presença de gestores públicos, vereadores, lideranças religiosas (de todas as religiões), empreendedores que trabalham com hospedagem, alimentação, transporte e turismo, e toda a população interessada na temática”, explica professor Vanderli Araújo, diretor da ADESE.

Esse é mais um passo das três instituições para o fortalecimento do turismo religioso na região e conta com aporte de emenda destinada para a ADESE pelo deputado Kelps Lima via Emprotur. Em julho já tinha sido realizado o 1º Fórum de Turismo Religioso do Seridó, em plataforma virtual.

Confira a agenda de encontros dessa semana:
 
Segunda-feira – 13/12:
09h – 11h: Jucurutu (Câmara Municipal)
15h – 17h: Florânia (Câmara Municipal)
 
Terça-feira – 14/12:
09h – 11h: Lagoa Nova (Centro Pastoral)
15h – 17h: Cerro Corá (Câmara Municipal)
 
Quarta-feira – 15/12:
09h – 11h: Caicó (ADESE)
15h – 17h: Parelhas (Salão Paroquial)
19h – 21h: Acari (Câmara Municipal)
 
Quinta -feira – 16/12:
09h – 11h: São João do Sabugi (Câmara Municipal)
15h – 17h: Serra Negra do Norte (Casa de Cultura)
 
Sexta-feira – 17/12:
09h – 11h: Jardim do Seridó (Câmara Municipal)
15h – 17h: Carnaúba dos Dantas (Câmara Municipal)
 
Sábado – 18/12:
09h – 11h: Currais Novos (Câmara Municipal)

Prefeitura de Mossó

Durante Fórum do Seridó, Governo cria grupo de trabalho para estruturar Turismo Religioso no RN

O Governo do Estado publicou no último dia 29 de julho o Decreto n° 30.776, pelo qual institui o Grupo de Trabalho do Turismo Religioso do Estado do Rio Grande do Norte (GT/Turismo Religioso). O grupo de trabalho está vinculado administrativamente à Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) e suas ações deverão observar as diretrizes estabelecidas na Lei Estadual nº 10.213/2017, que dispõe sobre a instituição de diretrizes para o turismo religioso no RN.

O decreto foi publicado no dia do encerramento do 1° Fórum de Turismo Religioso do Seridó, promovido pela ADESE, Diocese de Caicó e curso de Turismo da FELCS-UFRN. A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade de abertura do Fórum, ao lado de representantes da SETUR e EMPROTUR, e destacou a importância do grupo de trabalho.

O GT/Turismo Religioso possui a finalidade de debater sobre o turismo religioso, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas e encaminhar ações para o desenvolvimento desse segmento turístico no Rio Grande do Norte, inclusive no que tange à criação, à consolidação e à difusão dos produtos e destinos turísticos religiosos no Estado. As ações devem partir de articulação entre entidades públicas e privadas do segmento.

Gelo Camelo

Seridó – Vandalismo deixa o município de Parelhas sem água

A ação de vândalos no sistema de captação de água no Açude Boqueirão, de Parelhas, interrompeu o abastecimento da cidade na madrugada desta terça-feira (13). Técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já estão trabalhando para recuperar a bomba e reativar o fornecimento. Também está sendo providenciado o boletim de ocorrência junto à polícia para investigar o caso.

A previsão é que o serviço para o conserto esteja concluído até as 18h desta terça-feira. Para que o abastecimento esteja completamente normalizado, é necessário aguardar um prazo de até 48 horas.

Com informações do Governo do Estado do RN

Bazar Flor de Lis

Quem é Bárbara de Carnaúba dos Dantas?

Bárbara é uma das revelações do Seridó Potiguar

Bárbara de Medeiros Dantas nasceu no dia 14 de abril de 1995 no Hospital Maternidade APAMI, em Carnaúba dos Dantas, município situado no interior do Rio Grande do Norte e atualmente é uma das vereadores mais conhecidas do Rio Grande do Norte.

Bárbara mora até hoje no mesmo endereço, no Centro de Carnaúba.
Neta do caminhoneiro e prefeito por 3 vezes de Carnaúba dos Dantas, Valdemar Cândido e da professora Dona Desinha, bem como da parteira Elita Dantas. É de uma família de mulheres empoderadas e cheias de fibra, tais como: Donatilla Dantas, Desidéria Dantas Pedrosa, dentre outras. Filha do casal Marcos de Elita, ex-servidor público da UFRN e ex-vereador, e Vilma Cristina, ex-servidora pública municipal e estadual.

Em toda a sua vida, Bárbara estudou no Colégio IDES, na cidade vizinha Picuí-PB, como bolsista, onde concluiu o ensino médio e hoje trabalha como coordenadora executiva, com exceção o 3º ano do ensino fundamental, que estudou no Gente Miúda, em Carnaúba dos Dantas.

Formada em Geografia pela UFRN, pós-graduanda em Políticas Públicas e Projetos Sociais pela FAVENI e aluna especial do Mestrado em Ensino de Geografia – GEOPROF UFRN, ele começou a trabalhar com ações sociais em 2012, junto com a sua avó, na Associação Desidéria Dantas Pedrosa, cujo público alvo eram adolescentes e idosos. Em 2017 ela assumiu a presidência da Fundação Cultural e Educativa Donatilla Dantas, onde desempenhava um trabalho voluntário nas ações culturais da Biblioteca.

Em 2014, Bárbara começou em seu primeiro emprego, como auxiliar de sala de aula no nível IV na Escola Municipal Francisca Neusa Dantas pelo IEL.

Em meados de 2015 assumiu a missão voluntária de tocar pra frente a Biblioteca Pública Donatilla Dantas e em 2016 esse trabalho foi reconhecido e ela começou a receber um auxílio do IEL.

Em 2017, Bárbara começou a trabalhar no Projeto Federal Novo Mais Educação, como facilitadora das atividades de adolescentes com dificuldades de aprendizagem de 13-16 anos, no Instituto Municipal João Cândido Filho.

Em 2018, foi convocada através de um processo seletivo para assumir os trabalhos como Orientadora Social dos adolescentes inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de Carnaúba dos Dantas. Dentro desse trabalho, assumiu também um Núcleo de Cidadania e Participação de Adolescentes na sociedade, onde levava os adolescentes a cobrarem os seus direitos nas secretarias e espaços públicos.

Hoje ela trabalha com redes sociais e é Diretora Executiva da escola que estudou a vida inteira, o Colégio IDES, na cidade de Picui/PB.

Participou da maior escola de formação política para mulheres do Brasil, promovida pelo Solidariedade e pela Fundação 1º de Maio, o Lidera Mais e foi aluna da primeira escola de Jovens Líderes do Seridó, promovida pelos mesmos.

Prefeitura de Mossó