Assembleia Legislativa do RN emite NOTA DE PESAR

Nota de pesar

28.09.2024

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte externa pesar pelo falecimento, neste sábado (28), da mãe do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia, Ricardo Motta, a senhora Maria de Lourdes Meirelles da Motta, aos 89 anos. Maria tinha diagnóstico de Alzheimer e morreu vítima de falência múltipla dos órgãos. 

Viúva do ex-vice-governador Clóvis Motta, com quem teve cinco filhos: o ex-deputado Ricardo Motta, Diana, Cristiana, Ariana e Adriana.

O Poder Legislativo, em nome dos 24 deputados estaduais e do presidente Ezequiel Ferreira se solidariza com os familiares de Maria Motta neste momento de dor. 

Descanse em paz, Maria.

Palácio José Augusto

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Bazar Flor de Lis

Projeto do Deputado Coronel Azevedo que protege as mulheres é aprovado na Assembleia RN

O deputado estadual Coronel Azevedo conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa o projeto de lei que proíbe que banheiros sejam compartilhados por homens e mulheres ao mesmo tempo em espaços públicos e comerciais do Rio Grande do Norte.

O coronel considera a aprovação da lei uma grande vitória para proteger meninas e mulheres do Estado.

A esquerda tentou derrubar o projeto, lutou contra, mas a maioria do parlamento considerou que a lei é adequada e votou favorável à aprovação.

“O PL N°216/2022, de nossa autoria, que proíbe a instalação e a adequação de banheiros, vestiários e assemelhados na modalidade unissex em espaços públicos, estabelecimentos comerciais privados e demais ambientes de trabalho e estudo no Rio Grande do Norte tem como principal objetivo proteger mulheres e crianças contra possíveis abusos. O texto especifica e abrange apenas os espaços de uso coletivo, e não os de uso individual, ao contrário do que a esquerda contra-argumentou em plenário, tentando desqualificar nossa iniciativa.”, explicou o Coronel.

Gelo Camelo

Assembleia derruba veto e acaba com cláusula de barreira em todos os concursos do Estado

A Assembleia Legislativa derrubou um veto da governadora Fátima Bezerra (PT), na terça-feira (10), e decidiu promulgar por completo uma lei que acaba com a cláusula de barreira prevista atualmente nos concursos do Estado. A proposta é de autoria do deputado estadual Coronel Azevedo (PL).

A lei já tinha sido parcialmente sancionada por Fátima Bezerra, mas a governadora havia vetado um artigo que estendia a regra para os concursos em andamento. Com o veto derrubado, certames em vigor não poderão ter mais a cláusula de barreira. A decisão da Assembleia, na terça-feira, foi por unanimidade dos 21 deputados presentes. Concursados que podem ser beneficiados pela lei lotaram as galerias para pressionar os deputados.

“Gostaria de parabenizar a todos que se engajaram nessa luta, iniciada pelo então deputado Subtenente Eliabe e somada ao nosso mandato. A partir da publicação, o Governo do Estado, havendo conveniência e oportunidade, está autorizado a convocar os concursados que foram habilitados mas que não podiam ser convocados devido à existência da cláusula de barreira do edital”, comemorou o deputado Coronel Azevedo.

No último concurso para a Polícia Militar do RN, o edital previa que só poderia avançar para a segunda fase um quantitativo de candidatos que não passasse do dobro do número de vagas disponíveis no concurso. Isto é, se o concurso tem 1 mil vagas, só poderiam passar 2 mil candidatos para a fase seguinte, mesmo que houvesse mais habilitados.

Com a nova lei, candidatos habilitados na 1ª fase do último concurso da PMRN, mas que foram excluídos da cláusula de barreira, poderão ficar aptos ao teste físico (fase seguinte). Ao todo, são 6 mil aprovados. O argumento é que o concurso tem validade de quatro anos e que não fazia sentido eliminar tantos alunos de uma só vez.

O último concurso teve 1.158 vagas, ou seja, só puderam avançar à fase seguinte 2.316 candidatos – o que resultou na eliminação de cerca de 4 mil habilitados. Agora, esses 4 mil habilitados poderão estar aptos à fase seguinte do concurso.

Bazar Flor de Lis

Cristiane Dantas entrega doações ao projeto Arara Social na ALRN

Nesta quinta-feira (5), a deputada Cristiane Dantas (SDD), Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), realizou a entrega de mais de 250 peças de roupas, calçados e acessórios ao projeto Arara Social. A entrega aconteceu em seu gabinete e marcou o encerramento de um mês de arrecadações dentro das ações do Agosto Lilás.

Essa é a segunda edição da parceria entre a Procuradoria Especial da Mulher e o Arara Social, superando a arrecadação do ano anterior. O projeto, que tem como foco a promoção de dignidade e renda para mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, foi amplamente beneficiado com as doações recebidas.

Gelo Camelo

Criação do cadastro de pedófilos no RN aprovada na Assembleia Legislativa

As pessoas condenadas por pedofilia, crime praticado contra crianças e adolescentes, agora poderão ter o nome em um cadastro estadual no âmbito do Rio Grande do Norte. A medida foi aprovada na sessão plenária da Assembleia Legislativa da terça-feira, 3, por meio do projeto de lei n° 167/2024, de autoria da deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade). O projeto foi aprovado à unanimidade.

Bazar Flor de Lis

Síndicas são capacitadas para prevenir violência doméstica na Assembleia Legislativa

Dentro da programação do Agosto Lilás, a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) realizou na segunda-feira, 26, um curso de capacitação voltado para as síndicas do Rio Grande do Norte. O curso aconteceu no auditório do deputado Cortez Pereira, na sede da Assembleia Legislativa.

O curso é um desdobramento da Lei n° 10.720/2020, de iniciativa do mandato da deputada Cristiane, que obriga os síndicos e administradores de condomínios a realizarem a denúncia de casos de violência que ocorram em seus interiores.

Gelo Camelo

Deputado Coronel Azevedo homenageia Batalhão de Choque

O deputado Coronel Azevedo (PL) fez homenagem ao Batalhão de Choque da Polícia Militar através de pronunciamento na Assembleia Legislativa na quinta-feira, lembrando a data de 20 de junho, quando se comemora o Dia do Choqueano.

O deputado relembrou o marco das Operações de Controle de Distúrbios Civis de 2013, quando mais de um milhão de pessoas participaram de protestos em várias cidades do Brasil. “Aos choqueanos meu abraço, meus parabéns e a minha mais efusiva continência”, declarou Coronel Azevedo, destacando a relevância das operações de choque.

Bazar Flor de Lis

Com grande sucesso, Assembleia Legislativa do RN lança campanha contra o capacitismo

Deputado Ezequiel em foto de Eduardo Maia

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, de forma pioneira, lançou em audiência pública na quarta-feira (12) a campanha contra o capacitismo. A Casa é a primeira do País a tratar do assunto e a levantar o tema com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar as pessoas com deficiência. O evento foi realizado no auditório Cortez Pereira, na sede do Legislativo, e foi bastante concorrido.

“Todo preconceito e discriminação com as pessoas com deficiência é capacitismo. Há meses estamos aqui na Assembleia Legislativa imersos no tema capacitismo e na luta anticapacitista”, disse o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia.

Gelo Camelo

Assembleia lança livro que conta origem de todas as cidades do RN

Todos os municípios do Rio Grande do Norte têm, a partir de agora, “uma certidão de nascimento”. Esse é foi o objetivo dos idealizadores do livro “História Legislativa dos Municípios do Rio Grande do Norte”, que teve o lançamento oficial na tarde da quinta-feira (9), durante a segunda edição do “RN Cidades – a Feira dos Municípios Potiguares”. 

O livro foi lançado no Centro de Convenções, reunindo autoridades de todo o Rio Grande do Norte, como a governadora Fátima Bezerra, e representantes dos municípios, incluindo o presidente da Femurn, Luciano Santos. Para a viabilização da obra, o corpo técnico da Assembleia Legislativa teve que trabalhar em pesquisas que se estenderam por oito anos.

O livro trata do nascimento das cidades potiguares, trazendo informações sobre como elas foram criadas, qual a lei de criação, de onde se desmembraram, a origem do nome e outros detalhes da origem de cada um dos 167 municípios potiguares.

Bazar Flor de Lis

Ezequiel recebe o Cactus Moto Fest de Currais Novos

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu na quinta-feira (25) a diretoria do Cactus Moto Fest de Currais Novos. Acompanhados do prefeito, Odon Júnior (PT) e do secretário de Infraestrutura de Currais Novos, Lucas Galvão, os organizadores do evento renovaram o convite e a solicitação de incentivo para a realização da edição de 2024, que este ano promete ser uma das maiores da história.

Gelo Camelo