RN DEFLAGRA OPERAÇÃO “NORMANDIA”

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) deflagrou nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17) uma operação envolvendo as polícias Civil, Militar e Federal com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no litoral sul potiguar. Além do tráfico de drogas e assaltos, o grupo criminoso tinha como característica principal matar e atentar contra agentes de segurança pública. Pelo menos 4 policiais foram alvos de atentados nos últimos 5 anos. Um policial e a esposa de um policial foram mortos.

A operação, que recebe o nome de Normandia*, cumpriu 54 mandados judiciais em 22 alvos, sendo 30 de prisões preventivas e 24 buscas. A ação contou com o efetivo de mais de 100 policiais e o apoio do helicóptero 01 do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Segundo as investigações, a organização movimentava aproximadamente R$ 150 mil por mês com tráfico e assaltos. O dinheiro era repassado para José Kemps Pereira de Araújo (Alicate), 45 anos, preso em janeiro por cumprimento de decisão judicial. Ele é apontado como um dos chefes de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte. Na última quarta-feira (14), Alicate, como é mais conhecido, foi transferido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, para o Presídio Federal de Mossoró, por ser apontado como um dos mandantes dos ataques criminosos que vem ocorrendo no Estado.

*O nome da operação faz referência a maior operação aeronaval da história, quando tropas aliadas desembarcaram no litoral de Normandia.

Gelo Camelo

FECOMÉRCIO RN EMITE NOTA E FALA EM SITUAÇÃO “EXTREMAMENTE GRAVE”

“Nota 

A Fecomércio Rio Grande do Norte, principal entidade representativa dos segmentos do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, segue preocupada com a onda de ataques que se intensificam, atingindo severamente várias regiões do Estado.  

Diante das ocorrências das últimas horas, mesmo depois da chegada da Força Nacional, com ataques violentos às pessoas e propriedades públicas e privadas, trazendo pânico à população, os líderes das entidades representativas do comércio, serviços e turismo, se reunirão internamente, em caráter emergencial, nesta quinta-feira (16), para discutir a preocupante crise na segurança pública do RN. 

Oportuno registrar que, mesmo com o clima de insegurança causado desde o início da semana e com os riscos iminentes ao patrimônio, os comerciantes seguem abrindo seus estabelecimentos para atendimento às necessidades da população.  

É uma situação extremamente grave, que merece uma atenção diferenciada e urgente das forças de segurança pública, com a imediata adoção de medidas que sejam eficazes para debelar a crise que nos assola e retomar a normalidade tão desejada pela população. 

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte – Fecomércio RN 

Bazar Flor de Lis