Abertas as inscrições para o Prêmio Fecomércio RN de Jornalismo

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte lançou na segunda-feira (8), o edital da 6ª edição do Prêmio Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac de Jornalismo. Em comemoração ao aniversário da entidade, a competição deste ano vai reconhecer as melhores matérias sobre o tema “Fecomércio RN: 75 anos transformando a vida dos potiguares e impulsionando a economia do RN”.

Podem participar apenas jornalistas, fotógrafos, alunos de comunicação e autores de trabalhos publicados em veículos situados no Rio Grande do Norte. As matérias, que devem ser veiculadas pela primeira vez entre os dias 6 abril e 1 de outubro, concorrerão em cinco categorias: Jornalismo Impresso; Telejornalismo; Radiojornalismo; Fotojornalismo; Jornalismo On-Line; e categoria especial para estudantes.

Bazar Flor de Lis

Fecomércio RN cobra respeito “ao direito de propriedade, protegido constitucionalmente”

A Federação do Comércio do Rio Grande do Norte emitiu nota repudiando a invasão do supermercado Carrefour ocorrida no sábado em Natal.

“A Fecomércio Rio Grande do Norte vem repudiar publicamente, de forma veemente, todo e qualquer ato de invasão a estabelecimentos comerciais, como o ocorrido na manhã deste sábado (9), no Supermercado Carrefour, na Zona Norte de Natal.

Pelas características dos estabelecimentos comerciais, que precisam estar abertos e acessíveis ao público, nosso segmento é naturalmente vulnerável a ações desse tipo. Esperamos que as forças de segurança pública e as autoridades em geral adotem medidas cabíveis, a fim de coibir imediatamente que esse tipo de iniciativa se repita, sobretudo neste período do ano, onde há grande movimentação no comércio.

É necessário um ambiente de segurança e respeito ao direito de propriedade, protegido constitucionalmente, para que os empreendedores possam manter suas atividades e investimentos com tranquilidade e segurança jurídica no nosso estado.”

Gelo Camelo

Veja a lista dos vencedores do Prêmio de Jornalismo da Fecomércio RN

Na segunda-feira (4), o Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte promoveu a 5ª edição do Prêmio de Jornalismo da instituição. A cerimônia, realizada no auditório do Sesc Rio Branco, reuniu comunicadores que atuam em veículos locais e entregou um total de R$ 50 mil aos profissionais vencedores. 

Confira os vencedores: 

Categoria Estudante 

Vencedor: Alan Silva, da TVU, com a matéria “Zona Norte Empreendedora”; 

Categoria Fotojornalismo 

1º lugar: Dayvissom Melo, do Novo Notícias, com a foto “Mudança de Carreira”; 

2º lugar: Magnus Nascimento, da Tribuna do Norte, com a foto “Curso Barreira Roxa”. 

Categoria Jornalismo Impresso       

1º lugar: Cláudio Oliveira, da Tribuna do Norte, com a série “Escola de talentos”; 

2º lugar: Bruno Vital, da Tribuna do Norte, com a matéria “Inteligência artificial impulsiona negócios no RN”. 

Categoria Jornalismo Online 

1º lugar: Taysa Tamara da Silva Nunes, do TCM Notícias, com a matéria “Linhas que se cruzam”; 

2º lugar: Jaqueilton Gomes da Silva, do Novo Notícias, com a matéria “Mudança de Carreira”. 

Categoria Rádiojornalismo 

1º lugar: Maralice Freitas, da Rádio Universitária, com a matéria “Empreender para se empoderar: pesquisa da Fecomércio traça perfil das mulheres empreendedoras no RN”; 

2º lugar: Thífanny Thais Alves Batista, da Rádio TCM, com a matéria “No coração de Mossoró”. 

Categoria Telejornalismo 

1º lugar: Lamonier Araújo, da TV Assembleia, com a matéria “Pedra, papel e tesoura: O Jogo do Empreendedorismo Feminino no RN”; 

2º lugar: Jamille Casadei, da TVU, com a matéria “Empreendedorismo Feminino”. 

Os trabalhos foram analisados por uma comissão formada por membros da comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Rio Grande do Norte, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte e das instituições de ensino UFRN, UnP e UERN.

Bazar Flor de Lis

Fecomércio entrega hoje Prêmio de Jornalismo 2023

Marcelo Queiroz é presidente da Fecomércio RN

A Federação do Comércio do Rio Grande do Norte vai entregar nesta segunda-feira, 4, o prêmio de jornalismo 2023.

Será no SESC Rio Branco, na Cidade Alta, em um evento para a imprensa a partir do meio dia. Serão premiados os melhores trabalhos no impresso, digital, fotojornalismo, rádiojornalismo, telejornalismo e especial estudante.

Prefeitura de Mossó

Fecomércio RN realiza projeto Brilha Natal para fomentar o comércio de rua na capital

Fortalecer o comércio de rua na Cidade Alta e no Alecrim, tendo a cultura como vetor. Esse é um dos focos do projeto Brilha Natal Fecomércio, promovido entre os dias 13 e 23 de dezembro, com ações diversificadas que envolvem estímulo às promoções, shows, gastronomia, intervenções artísticas, iluminação natalina e campanha publicitária.

O lançamento do projeto ocorrerá na quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, em um evento para convidados, na sede da Fecomércio RN.

Fecomércio RN

Gelo Camelo

Inflação de setembro tem alta de 0,26%

A inflação de setembro ficou em 0,26%. O percentual é 0,03 ponto percentual (pp) acima da taxa de agosto, que teve alta de 0,23%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou a pesquisa nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro, o aumento de 2,80% da gasolina pressionou o resultado.

Esse subitem é o de maior contribuição individual (0,14 pp) no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país.

Os dados foram divulgados pela Fecomércio RN reproduzindo nota do Varejo S/A.

Fecomércio RN

Bazar Flor de Lis

Endividamento aumenta entre os mais pobres, informa Fecomércio RN

A percentagem de famílias que declararam ter dívidas a vencer (incluindo cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado, prestação de carro e de casa) ocorreram estáveis ​​em setembro, mantendo-se em 77,4% das famílias no país. 

Esse número, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), representa o volume de individualizados mais baixo desde junho de 2022, diminuindo uma tendência de estabilidade. O índice é apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) desde 2010.

Entretanto, ao analisar as faixas de renda, observou-se um aumento no volume de individualizados entre os consumidores de renda mais baixos. Este incremento foi de 0,3 pontos percentuais em relação a setembro de 2022 entre as famílias que recebem até três atualizações mínimas, apontando para desafios persistentes nesse segmento. É importante ressaltar que essas famílias terão seus CPFs desnegativados a partir deste mês, no âmbito do programa “Desenrola”.

Fecomércio RN

Prefeitura de Mossó

Circuito Sesc de Corridas reúne milhares de pessoas em Mossoró

A etapa Mossoró do Circuito Sesc de Corridas reuniu milhares de pessoas, entre atletas, amigos e familiares, na cidade de Mossoró, no último sábado, 7. O evento contou com corrida de rua, caminhada solidária, ações parceiras e animação da cantora Renata Falcão. 

Para a etapa Mossoró, o evento contou com patrocínio do Queiroz Atacadão, Hiper Queiroz, Supermercados Queiroz, Legumes  Frutfrios, TCM Telecom, Santa Clara e Frisco. E apoio da Prefeitura de Mossoró, Garbos Hotéis e Eventos, Miranda, Pequena Maria Castanhas, Viva Mais, Sport Magia, Adidas Mossoró, Athletic Fit, Piracanjuba, Piracanjuba Whey, Yes Cosmetics, UERN e Uninassau Mossoró. 

Gelo Camelo

Mossoró deve terminar o ano com saldo de 6 mil empregos formais, projeta Fecomércio RN  

As empresas da capital do Oeste devem terminar 2023 com um saldo positivo de 6 mil empregos formais, um crescimento de aproximadamente 50% em relação ao desempenho observado no ano passado. A projeção do Instituto Fecomércio RN (IFC) parte dos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mostram saldo positivo de 1.409 carteiras assinadas em agosto – acréscimo de 498 vagas (+54,7%) em comparação ao mesmo período de 2022.  

Bazar Flor de Lis