Diante da violência dos ataques que estão acontecendo em todo o estado do Rio Grande do Norte algumas medidas estão sendo tomadas pelas prefeituras. E em Parnamirim, para evitar que as pessoas do município sejam feridas, alguns serviços essenciais têm sido fechados para que os bandidos não causem danos ao patrimônio público.
Alguns serviços que são essenciais estão funcionando em caráter de urgência e emergência, como a UPA, no bairro de Santa Teresa, o Hospital Maternidade do Divino Amor, no Centro, e o Hospital Márcio Marinho, no Litoral.
Gestores de 22 unidades do IFRN decidiram manter expediente prioritariamente virtual nesta sexta-feira (17). Os prédios estarão abertos, mas servidoras e servidores poderão realizar suas atividades de forma virtual nesta data.
Uma das preocupações dos empresários do comércio do RN é o risco iminente de desabastecimento no, visto que as distribuidoras não estão fazendo as entregas por temer ataques aos veículos, como já registrado em Natal na manhã da quinta-feira, 16.
Sob a liderança da Fecomércio, as entidades representativas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo apresentaram uma série de pleitos em virtude da preocupante crise na segurança pública do Rio Grande do Norte em reunião na quinta-feira, 16.
Foi sugerida a requisição das Forças Armadas, a fim de reforçar o efetivo nas ruas e coibir as ocorrências, que já superam 370 registros, nos últimos três dias, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) deflagrou nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17) uma operação envolvendo as polícias Civil, Militar e Federal com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no litoral sul potiguar. Além do tráfico de drogas e assaltos, o grupo criminoso tinha como característica principal matar e atentar contra agentes de segurança pública. Pelo menos 4 policiais foram alvos de atentados nos últimos 5 anos. Um policial e a esposa de um policial foram mortos.
A operação, que recebe o nome de Normandia*, cumpriu 54 mandados judiciais em 22 alvos, sendo 30 de prisões preventivas e 24 buscas. A ação contou com o efetivo de mais de 100 policiais e o apoio do helicóptero 01 do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Segundo as investigações, a organização movimentava aproximadamente R$ 150 mil por mês com tráfico e assaltos. O dinheiro era repassado para José Kemps Pereira de Araújo (Alicate), 45 anos, preso em janeiro por cumprimento de decisão judicial. Ele é apontado como um dos chefes de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte. Na última quarta-feira (14), Alicate, como é mais conhecido, foi transferido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, para o Presídio Federal de Mossoró, por ser apontado como um dos mandantes dos ataques criminosos que vem ocorrendo no Estado.
*O nome da operação faz referência a maior operação aeronaval da história, quando tropas aliadas desembarcaram no litoral de Normandia.
A Presidência do Tribunal de Justiça (TJRN) instituiu Gabinete de Crise para analisar e indicar ações de pronta resposta, administrativas e judiciais, durante o período de ataques orquestrados pela criminalidade organizada às instituições públicas e privadas.
A situação atual é de ataques criminosos ao patrimônio público e privado em diversas cidades potiguares, o que inclui edifícios dos Fóruns de Justiça, e há necessidade de proteção à integridade de quem frequenta essas unidades, sejam magistrados, servidores, advogados, representantes do Ministério Público, partes nos processos e o público em geral.
O Gabinete de Crise é formado pelo presidente, vice-presidente e o corregedor geral de Justiça ou membros por eles designados; o chefe do Gabinete de Segurança Institucional do TJ potiguar e um magistrado indicado pela Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn). A determinação é do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Amílcar Maia.
A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral decidiu que os atendimentos presenciais nos Cartórios Eleitorais de todo o Estado ficarão suspensos nesta sexta-feira (17).
A decisão foi publicada ontem (16), no Comunicado Nº 01/2023, assinado pelo Desembargador Expedito Ferreira, Corregedor Eleitoral, tendo em vista os recentes atos que vêm sendo praticados nos mais diversos municípios do RN, notadamente aqueles direcionados aos órgãos da administração pública, o que coloca em grave risco não apenas o patrimônio estatal mas sobretudo a segurança, integridade física a próprio vida dos agentes públicos e cidadãos em geral.
67 suspeitos presos (sendo 1 adolescente, 8 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina) 17 armas de fogo apreendidas 4 simulacros de arma de fogo apreendidos 50 artefatos explosivos apreendidos 22 galões de gasolina apreendidos 5 motos apreendidas 2 carros apreendidos Dinheiro apreendido Drogas apreendidas Munições apreendidas Produtos de furto recuperados