Domingo tem ato público pela salvação da praia de Ponta Negra

A concentração será às 9h, na Avenida Praia de Ponta Negra, uma das primeiras ali no início do conjunto, perto da feirinha de Ponta Negra.

A iniciativa é da Frente Parlamentar do Turismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Luiz Eduardo.

A Praia de Ponta Negra é um dos principais cartões postais de Natal e o turismo em torno de sua paisagem é um dos maiores geradores de emprego e renda para o Rio Grande do Norte.

Mas, por falta de modernização da sua estrutura urbana, a praia está suja, mal cuidada e repelindo visitantes ao invés de atraí-los.

Neste momento, há um grande projeto de modernização que inclui enrocamento, aterro hidráulico, reurbanização e drenagem, que está parado aguardando a burocracia do Poder Público para que possa ser iniciado.

Enquanto os organismos estatais demoram em avaliar o projeto e liberar as licenças ambientais, Ponta Negra vai murchando e perdendo fôlego em sua beleza e nas qualidades paisagísticas que um dia a tornaram uma das praias mais atraentes do Brasil.

O ato de domingo tem por finalidade sensibilizar os responsáveis pelo encaminhamento das providências do projeto de engordar a dar celeridade aos trâmites burocráticos, para que Ponta Negra possa voltar a brilhar como já brilhou no passado.

Gelo Camelo

“Não interessa a ninguém uma Ponta Negra engolida pelas marés altas” desabafa Fecomércio

A Fecomércio RN emitiu nota sobre o drama que se tornou a necessidade de modernização da Praia de Ponta Negra.

Ponta Negra em foto de @CanindeSoares

“É PRECISO UNIÃO PELA PRAIA DE PONTA NEGRA! 

A Fecomércio RN, principal entidade representativa dos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo do estado, vem a público fazer um apelo para que o Idema e a Semurb possam se dar as mãos e caminhar na mesma direção, sobretudo nos temas que envolvam o interesse coletivo e, em particular, ações que impactem diretamente o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte, da capital potiguar e do seu povo.  

Notadamente em relação à obra de aterro hidráulico (engorda) da Praia de Ponta Negra, nosso maior e mais festejado cartão-postal, preocupa-nos, sobremaneira, que entraves de qualquer ordem tenham seu necessário e desejado desembaraço postergado, ainda mais, justamente pela ausência desta sintonia. 

Cumprir a legislação e mitigar os riscos de impactos ambientais negativos são pontos tão importantes como a necessidade de evitarmos o declínio irreversível de nossa praia mais famosa, o que traria um prejuízo incalculável para o turismo e, por consequência para nossa economia e nosso povo. Encontrar o equilíbrio entres estas duas vertentes deve, a nosso ver, ser o foco. 

Não interessa a ninguém uma Ponta Negra engolida pelas marés altas e um Morro do Careca transformado em falésia.  

Esperamos que esta união de esforços possa ocorrer o mais breve possível e que tenhamos a obra de “engorda”, alternativa reconhecida como viável, necessária e efetiva por todos os especialistas na matéria, levada adiante para legar uma nova praia de Ponta Negra ao povo potiguar e às centenas de milhares de turistas que nos visitam todos os anos.  

Um ponto turístico renovado, ampliado e pronto para, quem sabe, ser o grande marco de um Rio Grande do Norte definitivamente empenhado, a partir da união de todos, em ser um exemplo regional de crescimento e desenvolvimento.”

Bazar Flor de Lis