O Poder do Nordeste no Governo Lula

Imagem publicada na Folha de são Paulo

A Folha de São Paulo publicou notícia mostrando a força do Nordeste na atual gestão do Governo Lula. Cinco ex-governadores da região são ministros de destaque na gestão do petista. Wellington Dias do Piauí, Rui Costa da Bahia, Camilo Santana do Ceará, Flávio Dino do Maranhão e Renan Filho de Alagoas.

Lula teve 12,5 milhões de votos no Nordeste.

Bazar Flor de Lis

GOVERNADOR DA BAHIA TENTA PROCESSAR KELPS, MAS PERDE

Principal responsável pelo Consórcio Nordeste, entidade do escândalo dos respiradores durante a Pandemia, o governador do PT da Bahia, Rui Costa dos Santos, prestou notícia de fato contra o presidente da CPI do RN, deputado Kelps, tentando processá-lo por injúria, calúnia e difamação.

O processo, porém, não foi adiante. Na segunda-feira, 30 de maio, o Ministério Público do RN arquivou a notícia de fato elaborada por Rui Costa, encerrando o caso.

Antes de ser analisada pelo Ministério Público do RN, a queixa de Rui tinha sido enviada ao Ministério Público da Bahia, que “declinou da atribuição”.

Kelps teria, na visão de Rui Costa, prejudicado a reputação do governador em declarações acusando-o de “crime de roubo” em relação à aquisição mal sucedida dos respiradores, numa operação que resultou em prejuízo de R$ 48,7 milhões para o contribuinte nordestino.

“As declarações (de Kelps) foram proferidas durante sessão da Comissão Parlamentar de inquérito que apurava ilegalidades no direcionamento de verbas públicas estaduais no combate à pandemia de Covid-19, especificamente quanto à aquisição de respiradores pelo Consórcio Nordeste, entre cujos integrantes figuravam os Estados do Rio Grande do Norte e da Bahia, governado pelo noticiante”, relata o MP no documento que explica o motivo do arquivamento.

Gelo Camelo

CPI da Covid é instalada e aprova convocação do Governador da Bahia

Kelps foi escolhido o presidente da CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga 12 contratos firmados pelo Governo do Estado referentes ao enfrentamento à pandemia da covid-19 foi instalada na tarde desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Os membros confirmaram a indicação do deputado Kelps Lima (Solidariedade) ao posto de presidente, enquanto o deputado Francisco do PT será o relator.

Os deputados Getúlio Rêgo (DEM), George Soares (PL) e Gustavo Carvalho (PSDB) serão os membros titulares, enquanto que os deputados Galeno Torquato (PSD), Nelter Queiroz (MDB), Tomba Farias (PSDB), Ubaldo Fernandes (PL) e Isolda Dantas (PT) serão os membros suplentes. Na primeira reunião, o plano de trabalho e requerimentos foram aprovados.

Por unanimidade, os componentes da CPI aprovaram requerimentos de convocação, entre eles o do presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, atual Governador da Bahia.

Bazar Flor de Lis