Pelas minhas contas seis pesquisas sobre o segundo turno de São Paulo foram divulgadas até agora. Veja uma a uma.
Veja a 1ª – AQUI
Veja a 2ª – AQUI
Veja a 3ª – AQUI
Veja a 4ª – AQUI
Veja a 5ª – AQUI
Veja a 6ª – AQUI
O jornal Estado de São Paulo divulgou na quarta-feira, 16, uma pesquisa para prefeito de São Paulo no Segundo turno com números do instituto Quaest. Pelas minhas contas, esta foi a 5ª pesquisa de prefeito divulgada neste segundo turno na maior cidade do Brasil.
O atual prefeito, Ricardo Nunes, que concorre à reeleição, continua na frente, com 45%. Guilherme Boulos está com 33%.
A pesquisa Quaest, que entrevistou 1.200 eleitores paulistanos, tem margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos, índice de confiança de 95% e registro no TSE SP-05735/2024.
Vi no portal O Antagonista uma Pesquisa Real Time Big Data, publicada nesta segunda-feira, 14, apontando o prefeito Ricardo Nunes (MDB) à frente do deputado Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo.
Na pesquisa Real Time, Ricardo Nunes tem 53% das intenções de voto, enquanto Guilherme Boulos aparece com 39%.
A pesquisa foi realizada com 1.500 entrevistados entre 11 e 12 de outubro e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o número SP-00357/2024.
A Mocidade Alegre é a vencedora do carnaval de São Paulo de 2024, repetindo o feito do ano passado. Em segundo e terceiro lugares ficaram a Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé.
Com uma homenagem, na avenida, ao Brasil imaginado por Mário de Andrade, a escola de samba Mocidade Alegre desbancou outras 13, com uma nota de 270 pontos, e se tornou a campeã do carnaval de São Paulo, pela 12ª vez. Com 268,7 pontos, a Tom Maior e a Independente Tricolor foram as duas piores colocadas do Grupo Especial e, com isso, farão parte do Grupo de Acesso 1, conforme as regras estipuladas pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.
A Justiça de São Paulo determinou que a prefeitura da capital paulista reative o serviço de aborto legal no Hospital Vila Nova Cachoeirinha, localizado na zona norte da cidade e considerado unidade de referência no procedimento. A decisão tomada na quarta-feira (17) atende a ação popular movida pela deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL) e pelo vereador Celso Giannazi (PSOL).
Eleitoras e eleitores dos municípios de Ubarana (SP), Itupeva (SP), Bom Jardim de Goiás (GO) e Alto Santo (CE) voltarão às urnas neste domingo (3). As três primeiras localidades vão eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. Já o município cearense escolherá novos vereadores. As votações acontecerão das 8h às 17h.
Concorrem a prefeito e vice-prefeito de Ubarana (SP), respectivamente, candidatos de duas coligações: Delei (Solidariedade) e Nei (PP), pela coligação Com União e Determinação, Umburana Vai Avançar (Solidariedade/PP/União); e Kiko (Republicanos), com Rael (MDB) como vice, pela coligação Unidos Pela Igualdade (Republicanos/MDB/PL).
Já em Itupeva (SP), concorrem na eleição majoritária candidatos de quatro chapas: Jota Júnior (Solidariedade) e Val Pavan (Solidariedade); Lucas Fumacinha (Republicanos) e Paulo da Ambulância (Republicanos); Mustafá (PSD) e Kleberson (PL), pela coligação Itupeva Não Pode Parar (PDT/Pode/PL/PSB/PSD); e Rogério Cavalin (MDB) e Isaque Messias (MDB).
E, no município goiano de Bom Jardim de Goiás, os candidatos a prefeito e vice são os seguintes: Baré (PSDB) e Marcin do Pit Dog (PSD), pela coligação Nosso Futuro É A Gente Que Faz (PSDB/Cidadania/PSD); e Willian Gregório (União) e Zezinho do Dé (MDB), pela coligação Coragem Para Fazer (União/MDB/PDT).
Escolha de novos vereadores
Nas eleições de Alto Santo (CE), eleitoras e eleitores escolherão entre 33 candidatos, que disputam as 11 vagas para vereador na Câmara Municipal. A realização do novo pleito foi confirmada, por unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Plenário da Corte também definiu, por maioria, que a renovação alcançará todas as cadeiras para o cargo. Consulte os candidatos no DivulgaCandContas.
Em 2022, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de sete parlamentares do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT) por fraude à cota de gênero mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020. A medida resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo na cidade, correspondendo a 57,21% do total, e na determinação, pelo TRE, de novas eleições. Diante disso, o Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou pedido de liminar para suspender o pleito, sob o argumento de que a anulação atingiu vereadores eleitos em 2020 pela legenda.
A partir desta sexta-feira (24), a cidade de São Paulo será palco da cantora Taylor Swift, que fará três shows no Allianz Parque, na Água Branca, zona oeste da capital paulista. A expectativa é reunir pelo menos 44 mil pessoas por dia.
Para garantir a segurança do público do deslocamento até o local do evento e também no entorno do estádio, a Polícia Militar reforçará o policiamento na região do 4º Batalhão. Serão deslocadas para a área equipes de Força Tática de outros três batalhões, 23º, 16º e 49º, para atuarem preventivamente.
Além disso, policiais da Caep (Companhia de Ações Especiais) estarão no local prestando apoio ao policiamento territorial. O 2º Batalhão de Polícia de Choque também poderá atuar em caso de necessidade.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira (9) para a onda de calor que vai atingir o estado de sábado (11) a segunda-feira (13), elevando as temperaturas e diminuindo a umidade do ar para níveis alarmantes.
Segundo o órgão do governo estadual, a temperatura na região metropolitana de São Paulo pode chegar aos 39ºC, com sensação térmica de 40ºC e umidade do ar de apenas 30% nos horários mais quentes, o que já provoca danos à saúde das pessoas.
Folha de São Paulo.
Alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil noticiaram neste fim de semana a morte do guitarrista e músico paulistano Celso Vecchione (27 de abril de 1949 – 21 de outubro de 2023), ocorrida em São Paulo. Celso tocava na banda Made In Brasil, criada nos anos 60. A causa da morte não foi divulgada.
Inaugurado há quatro anos, o Sede 261, foi eleito o melhor bar de vinhos de São Paulo, segundo notícia divulgada pela Folha. O bar fica no bairro de Pinheiros.