A campeã do carnaval de São Paulo em 2024

Foto Paulo Pinto/Agência Brasil

A Mocidade Alegre é a vencedora do carnaval de São Paulo de 2024, repetindo o feito do ano passado. Em segundo e terceiro lugares ficaram a Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé. 

Com uma homenagem, na avenida, ao Brasil imaginado por Mário de Andrade, a escola de samba Mocidade Alegre desbancou outras 13, com uma nota de 270 pontos, e se tornou a campeã do carnaval de São Paulo, pela 12ª vez. Com 268,7 pontos, a Tom Maior e a Independente Tricolor foram as duas piores colocadas do Grupo Especial e, com isso, farão parte do Grupo de Acesso 1, conforme as regras estipuladas pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Agência Brasil

Prefeitura de Mossó

A pedido de parlamentares do PSOL, Justiça manda reativar serviço de aborto legal em hospital de SP

A Justiça de São Paulo determinou que a prefeitura da capital paulista reative o serviço de aborto legal no Hospital Vila Nova Cachoeirinha, localizado na zona norte da cidade e considerado unidade de referência no procedimento. A decisão tomada na quarta-feira (17) atende a ação popular movida pela deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL) e pelo vereador Celso Giannazi (PSOL). 

Agência Brasil

Gelo Camelo

Domingo, 3, tem eleição no Ceará, Goiás e São Paulo

Eleitoras e eleitores dos municípios de Ubarana (SP), Itupeva (SP), Bom Jardim de Goiás (GO) e Alto Santo (CE) voltarão às urnas neste domingo (3). As três primeiras localidades vão eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. Já o município cearense escolherá novos vereadores. As votações acontecerão das 8h às 17h.

Concorrem a prefeito e vice-prefeito de Ubarana (SP), respectivamente, candidatos de duas coligações: Delei (Solidariedade) e Nei (PP), pela coligação Com União e Determinação, Umburana Vai Avançar (Solidariedade/PP/União); e Kiko (Republicanos), com Rael (MDB) como vice, pela coligação Unidos Pela Igualdade (Republicanos/MDB/PL).

Já em Itupeva (SP), concorrem na eleição majoritária candidatos de quatro chapas: Jota Júnior (Solidariedade) e Val Pavan (Solidariedade); Lucas Fumacinha (Republicanos) e Paulo da Ambulância (Republicanos); Mustafá (PSD) e Kleberson (PL), pela coligação Itupeva Não Pode Parar (PDT/Pode/PL/PSB/PSD); e Rogério Cavalin (MDB) e Isaque Messias (MDB).

E, no município goiano de Bom Jardim de Goiás, os candidatos a prefeito e vice são os seguintes: Baré (PSDB) e Marcin do Pit Dog (PSD), pela coligação Nosso Futuro É A Gente Que Faz (PSDB/Cidadania/PSD); e Willian Gregório (União) e Zezinho do Dé (MDB), pela coligação Coragem Para Fazer (União/MDB/PDT).

Escolha de novos vereadores

Nas eleições de Alto Santo (CE), eleitoras e eleitores escolherão entre 33 candidatos, que disputam as 11 vagas para vereador na Câmara Municipal. A realização do novo pleito foi confirmada, por unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Plenário da Corte também definiu, por maioria, que a renovação alcançará todas as cadeiras para o cargo. Consulte os candidatos no DivulgaCandContas.

Em 2022, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de sete parlamentares do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT) por fraude à cota de gênero mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020. A medida resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo na cidade, correspondendo a 57,21% do total, e na determinação, pelo TRE, de novas eleições. Diante disso, o Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou pedido de liminar para suspender o pleito, sob o argumento de que a anulação atingiu vereadores eleitos em 2020 pela legenda.

Bazar Flor de Lis

Shows de Taylor Swift em São Paulo terão reforço no policiamento

A partir desta sexta-feira (24), a cidade de São Paulo será palco da cantora Taylor Swift, que fará três shows no Allianz Parque, na Água Branca, zona oeste da capital paulista. A expectativa é reunir pelo menos 44 mil pessoas por dia.

Para garantir a segurança do público do deslocamento até o local do evento e também no entorno do estádio, a Polícia Militar reforçará o policiamento na região do 4º Batalhão. Serão deslocadas para a área equipes de Força Tática de outros três batalhões, 23º, 16º e 49º, para atuarem preventivamente.

Além disso, policiais da Caep (Companhia de Ações Especiais) estarão no local prestando apoio ao policiamento territorial. O 2º Batalhão de Polícia de Choque também poderá atuar em caso de necessidade.

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de Mossó

Defesa Civil alerta para calor de 39ºC na capital paulista no fim de semana

Foto: Marlene Bergamo – 19.set.23/Folhapress

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira (9) para a onda de calor que vai atingir o estado de sábado (11) a segunda-feira (13), elevando as temperaturas e diminuindo a umidade do ar para níveis alarmantes.

Segundo o órgão do governo estadual, a temperatura na região metropolitana de São Paulo pode chegar aos 39ºC, com sensação térmica de 40ºC e umidade do ar de apenas 30% nos horários mais quentes, o que já provoca danos à saúde das pessoas.

Folha de São Paulo.

Gelo Camelo

Guitarrista da banda de rock Made in Brazil morre em São Paulo

Guitarrista Celso Vecchione morreu em São Paulo -Foto: José de Holanda / Divulgação

Alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil noticiaram neste fim de semana a morte do guitarrista e músico paulistano Celso Vecchione (27 de abril de 1949 – 21 de outubro de 2023), ocorrida em São Paulo. Celso tocava na banda Made In Brasil, criada nos anos 60. A causa da morte não foi divulgada.

Bazar Flor de Lis

ProWine 2023 em São Paulo

Entre os dias 03 e 05 de outubro acontece a edição 2023 da ProWine, na região de São Paulo, no Expo Center Norte. O evento é uma oportunidade de conhecer diversas marcas renomadas do setor, provar vinhos exclusivos, além de ser um espaço para estreitar relacionamento e fazer negócios com produtores da bebida de todas as partes do mundo. A edição do ano passado quebrou recordes, reunindo mais de 8 mil profissionais do setor, além de receber mais de 450 expositores e mais de 900 marcas, vindas de 22 países.

Um dos produtores em exposição será a pernambucana Rio Sol. Fundada no ano de 2003, na região do Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco, a Rio Sol pertence à Global Wines, conhecida por ser o maior produtor de vinhos do Dão, no Centro Norte de Portugal. A marca irá apresentar o seu portfólio de vinhos e espumantes, como é o caso do Rio Sol Espumante Moscatel.

Serviço 
ProWine São Paulo 2022
Data: 03, 04 e 05 de outubro
Horário: 12h – 19h
Local: Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000
Mais informações: https://prowinesaopaulo.com/

Gelo Camelo

Bolsonaro se recupera no Palácio dos Bandeirantes

O Portal Poder 360 noticiou que o ex-presidente Bolsonaro vai ficar no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo e residência oficial do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, até a terça-feira, 19.

A informação é atribuída ao assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten. Bolsonaro está na residência oficial desde sexta-feira, após cirurgias nos sistemas digestivo e respiratório.

A sede do Governo Paulista começou a ser construída em 1955 para abrigar a Universidade “Fundação Conde Francisco Matarazzo”, mas a obra foi interrompida e o Governo do Estado a assumiu. Em 19 de abril de 1964, a sede do governo passou de Campos Elíseos para o Morumbi, onde o palácio ganhou a denominação “Bandeirantes” em homenagem aos pioneiros que expandiram as fronteiras brasileiras. O Palácio dos Bandeirantes possui acervo, com obras de artistas como Portinari, Antonio Henrique, Djanira Motta e Silva, Aldemir Martins, entre outros. Diversas obras podem ser vistas em exposições no local, que conta ainda com o Salão dos Pratos e a Galeria Governadores.

Bazar Flor de Lis

Policiais baleados por criminosos em Santos seguem internados

Os dois policiais militares (PM) baleados por criminosos em Santos, na terça-feira (1º), continuam internados sem previsão de alta hospitalar.

Conforme o coronel Pedro Luiz de Souza Lopes, chefe da assessoria policial militar da Secretaria da Segurança Pública, o estado de saúde dos PMs requer cautela, apesar de a situação clínica ser estável.

A cabo Najara Gomes foi atingida com tiro de fuzil pelas costas durante patrulhamento no bairro Campo Grande. Ela foi socorrida e internada na Santa Casa da cidade.

O segundo caso é do soldado Pablo Uriel, do 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP). Ele também foi baleado em 1º de agosto, durante as buscas pelos criminosos que atacaram a cabo Najara. Houve troca de tiros com os bandidos no morro São Bento e o policial foi atingido.

Governo do Estado de São Paulo

Prefeitura de Mossó