No vídeo de hoje eu falo do Valmarino Cabernet Franc XXIV, produzido no Rio Grande do Sul pela vinícola Valmarino.
Arquivo da tag: Vale dos Vinhedos
Dica de vinho brasileiro para o fim de semana
Fração Única, da uva Cabernet Franc, produzido pela Vinícola Casa Perini, em Farroupilha, no Rio Grande do Sul.
2022 promete uma nova safra histórica para o vinho brasileiro
Depois de boas safras nos anos de 2020 e 2021, as expectativas são de que 2022 se torne uma das principais safras do Brasil, de acordo com o Coordenador da IP Altos Montes e Sócio da Vinhos Fabian, Giovani Fabian.
Após estágios de dormência em um inverno rigoroso e brotação com uma boa fase de chuvas, que contribuiu para a formação dos cachos e boa quantidade em cada videira, o processo final de maturação depende de um esperado período de baixa nas chuvas para a qualidade da colheita.
Apesar de uma expectativa de safra menor que a de 2021, este ano, o foco é na qualidade dos vinhos. A safra de 2020, conhecida como “Safra das Safras” foi resultado de um ciclo semelhante ao de 2022. “Tudo indica que esta safra será parecida com a de 2020, com uvas de muita qualidade, resultando nos vinhos de alto padrão dos Altos Montes”, afirma o proprietário.
Vinhos dos Altos Montes – Localizada na Serra Gaúcha, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de uvas e vinhos do país, chegando 80 milhões de quilos de uva e 45 milhões de litros de vinho numa só safra.
Desde 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), composta por doze vinícolas: Boscato, Casa Venturini, Cave de Angelina, Fante Bebidas, Luiz Argenta, Terrasul, Valdemiz, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon.
Com informações de Natália Kerkhoven – Usina de Notícias
Veja quais as vinícolas gaúchas tiveram vinhos recomendados à unanimidade
Na noite de terça-feira, 19, foi realizada na Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, em Flores da Cunha (RS), a degustação às cegas que avaliou os rótulos da Safra 2021 candidatos a receberem o Selo IP Altos Montes, região vinícola do gaúcha.
Foram avaliadas 12 amostras de vinhos e todas foram recomendadas por unanimidade pelos sete enólogos avaliadores.
As vinícolas que submeteram vinhos para análise foram Vinhos Viapiana, Boscato Vinhos Finos, Luiz Argenta Vinhos Finos, Cave de Angelina – Vinhos e Vinhedos e Vinícola Bebber.
Além das 12 amostras da safra 2021, avaliadas e recomendadas por unanimidade, mais 2 amostras da Safra 2020 (a Safra das Safras) foram degustadas novamente para poderem ir ao mercado nos próximos dias, ambas também foram recomendadas por unanimidade pelos sete enólogos avaliadores.
O Comitê de Avaliação foi composto por dois pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), um enólogo da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e outros quatro enólogos das vinícolas associadas.
Vinhos da Safra 2021 que receberão o Selo IP Altos Montes
Boscato Vinhos Finos
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Cave de Angelina – Vinhos e Vinhedos
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Luiz Argenta Vinhos Finos
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda (Corte)
Vinhos Fabian
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat
Vinhos Viapiana
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir
Vinícola Bebber
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Comitê de Avaliação
Clóvis Roberto Boscato – Boscato Vinhos Finos
Delto Garibaldi – Vinícola Mioranza (Proprietário do Laboratório Lavin também)
Rudinei Pauletti – Luiz Argenta Vinhos Finos
Elton Viapiana – Vinícola Viapiana
Giuliano Pereira – EMBRAPA
Mauro Zanus – EMBRAPA
Bruno Motter – ABE (Proprietário da Dom Guerino Vinhos Finos)
Vinho Valmarino Cabernet Franc Ano XXIV
A vinícola Valmarino fica no município de Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, e produz vinhos de boa qualidade.
Um desses vinhos é o Valmarino Cabernet Franc Ano XXIV, que é produzido apenas em alguma safras especiais.
Em Natal, o Valmarino Ano XXIV é vendido na Adega Farret, no bairro Lagoa Nova.
Veja o vídeo que eu fiz de divulgação deste vinho – CLIQUE AQUI
Você conhece os 7 vinhos lendários do Brasil?
Em seus 30 anos de existência a vinícola Miolo produziu sete vinhos que, de tão bons, foram batizados de os 7 Lendários.
Conheça um deles no vídeo que eu postei no Youtube – CLIQUE AQUI
#vinhosbrasileiros #miolo #valedosvinheos
O melhor vinho Cabernet Franc do Brasil em 2020
Em 2020 foi realizada no Rio de Janeiro a Grande Prova de Vinhos do Brasil.
Vinhos de diversas uvas foram avaliados e para cada uva foi escolhido o melhor vinho brasileiro da respectiva casta daquele ano.
Assista ao vídeo e veja qual foi o melhor vinho do Brasil 2020 da uva Cabernet Franc, o rótulo Fração Única, da vinícola Casa Perini – CLIQUE AQUI
#vinhosdobrasil #vinhofracaounica #casaperini
Vinho Miolo Lote 43
Agora em 2021 comecei um projeto de divulgação dos vinhos brasileiros. Todos os meses pretendo degustar um bom vinho nacional e transformar a degustação em um vídeo que estimule as pessoas a se aprofundar na viticultura e, principalmente, a consumir os vinhos produzidos aqui mesmo no Brasil. (O primeiro vídeo já está no Youtube – https://youtu.be/593NEV3Zh_U
Antes era difícil construir um conteúdo que valorizasse o produto nacional, diante da disparidade de preços e qualidade muito favorável aos vinhos de outros países. Hoje essa situação mudou. O Brasil tem produzido vinhos cada vez melhores, em regiões diferentes, e se a carga tributária nacional diminuir, poderemos construir um mercado interno excelente para gerar emprego e renda para a nossa gente.
O primeiro vídeo da série, gravado em janeiro 2021 no restaurante do Hotel Manary, em Ponta Negra, já está no Youtube. Ao meu lado, minha esposa, Elisângela Câmara, que gosta de espumantes, e os amigos Romualdo Júnior e Ana Kelly.
O primeiro vinho escolhido para iniciar o projeto foi o Lote 43 da Vinícola Miolo. Um dos bons rótulos da indústria nacional, produzido no Rio Grande do Sul, com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot.
Assista ao vídeo e, se puder, beba vinhos brasileiros. Valorize a produção nacional.
Assista ao vídeo no Youtube – https://youtu.be/593NEV3Zh_U
#Lote43Miolo #ValeDosVinhedos