Tentativa de restaurar o respeito à dignidade humana dos pacientes no Walfredo Gurgel

Após o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressar com um requerimento de cumprimento de sentença para que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) adotasse imediatamente as providências administrativas necessárias ao esvaziamento de pacientes internados nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a Justiça potiguar estabeleceu prazo de 72 horas para que a Secretaria informe que providências já foram tomadas. A decisão é da 2ª vara da Fazenda Pública de Natal.

Na decisão, a Justiça diz que é “pública e notória a situação atual do Hospital Walfredo Gurgel, bem como diante da infrutífera tentativa de resolução administrativa intentada pelo Ministério Público e, considerando que há acordo entabulado nos autos, subscrito pela pasta em questão, há de ser determinado, in casu, a intimação pessoal da Secretária Estadual de Saúde, via mandado, para que esclareça a este juízo no prazo de 72 horas, a situação do Hospital Walfredo Gurgel, em face das providências acordadas”. O documento destaca ainda que a Sesap deve desde já adotar as medidas necessárias ao esvaziamento dos corredores do hospital.

O MPRN ingressou com o requerimento de cumprimento de sentença na quarta-feira (26). A decisão judicial foi assinada na sexta (28). A Sesap tem 72 horas para cumprir o que foi determinado a partir do momento em que for intimada da decisão. O objetivo do MPRN é restaurar o respeito à dignidade humana dos pacientes atualmente internados em macas nos corredores do hospital.

MPRN

Bazar Flor de Lis

Saúde em colapso: MPRN pede na Justiça imediato esvaziamento de pacientes dos corredores do Walfredo Gurgel

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressou na quarta-feira (26) com um requerimento de cumprimento de sentença para que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) adote imediatamente as providências administrativas necessárias ao esvaziamento de pacientes internados nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. No pedido entregue à 2ª vara da Fazenda Pública de Natal, o MPRN destaca que o objetivo é restaurar o respeito à dignidade humana dos pacientes atualmente internados em macas nos corredores do hospital.

Prefeitura de Mossó

Pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vem monitorando a situação de pacientes que se encontram nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal.

Desde meados do mês de junho, devido a redução de atendimento por parte dos prestadores ortopédicos, a qual decorreu de determinação da SMS/Natal no sentido de que os prestadores deveriam restringir as suas produções ao limite previsto no contrato, o MPRN mantém contato com o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal.

Dentre as iniciativas empreendidas, o MPRN, por intermédio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Saúde (Caop Saúde) e das 47ª e 48ª Promotorias de Justiça de Natal, promoveu reuniões nos dias 20, 21 e 27/06/2023 para debater a situação do orçamento da saúde, notadamente, a insuficiência de recursos para o adimplemento das ações e serviços de saúde, que era a principal causa da ameaça de paralisação dos serviços ortopédicos.

Na reunião do dia 21/06/2023, o MPRN conseguiu dos gestores da Sesap/RN e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) o compromisso de que iriam autorizar o atendimento acima do teto físico e financeiro contratual dos prestadores da ortopedia, no caso, o Hospital Memorial e a Policlínica Paulo Gurgel.

No dia 22/06/2023, com anuência da Sesap/RN, a SMS/Natal cumpriu o ajuste ao expedir ofícios dirigidos aos prestadores, suspendendo a determinação anterior de restrição da produção dos tetos físico e financeiros estabelecidos nos contratos que mantém com esses prestadores.

Em continuidade, o Ministério Público, por intermédio da 47ª Promotoria de Justiça, tem monitorado a situação dos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel mediante a realização de contato diário com a direção-geral do Hospital, que tem disponibilizado estatísticas de atendimento.

No contato feito em 29/06/2023, a direção repassou um gráfico no qual se constata a existência de 37 usuários internados no corredor do hospital, havendo uma média de 35,25 pacientes nos corredores do hospital, conforme demanda registrada de 19/06/2023 a 29/06/2023.

A expectativa era de que houvesse a redução do número de pacientes nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel, nesta segunda-feira (3), porém, profissionais da enfermagem vinculados à Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) entraram em greve e, segundo dados fornecidos pelo HMWG, o número de pacientes mantém-se estável nos corredores. Ressalte-se que cotidianamente são admitidos pacientes ortopédicos no HMWG.

Nos últimos dados enviados, constatou-se que 38 pacientes encontram-se internados nos corredores do hospital. Por esse motivo, o MPRN acompanha com atenção a problemática.

MPRN

Gelo Camelo

Cristiane Dantas faz apelo para que governo solucione problema do Walfredo Gurgel

Primeira oradora da sessão plenária da quinta-feira (8) na Assembleia Legislativa, a deputada Cristiane Dantas (SDD) chamou a atenção para os problemas que vêm prejudicando a assistência à população no hospital Walfredo  Gurgel, o maior  do RN: as ambulâncias do SAMU retidas e os pacientes nos corredores.
 
“São notícias impactantes que viemos tratar hoje. Existem 80 pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel e 15 ambulâncias retidas na frente do hospital, que estão nessa situação pelo fato de não ter como internar os pacientes, que por sua vez ficam nas macas, nos corredores, aguardando uma vaga”, lamentou a parlamentar.

Bazar Flor de Lis

Kelps garante apoio aos servidores do Walfredo Gurgel

Kelps recebeu nesta quinta-feira, 18, uma comissão de servidores dos hospitais Walfredo Gurgel e Pedro Germano, ambos administrados pelo Estado.

Kelps disse aos servidores que vai dar apoio ao projeto que vai tramitar na Assembleia Legislativa favorável à restruturação dos vencimentos da categoria.

Após ouvir os servidores, Kelps fez pronunciamento no plenário da Assembleia sobre o assunto.

Prefeitura de Mossó

Mantida condenação contra Fernando Freire em fraudes no Walfredo Gurgel

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RN julgou mais um recurso relacionado ao ex-governador do Estado Fernando Freire. Desta vez, o órgão julgador apreciou as denúncias voltadas a um suposto esquema de desvio de dinheiro público, o qual ocorria por meio da formalização de aquisições e pagamentos a empresas de remédios que não eram efetivamente entregues às unidades hospitalares. No voto, o relator da Apelação Criminal, desembargador Gilson Barbosa, declarou extinta a punibilidade relativa à acusação de formação de quadrilha, mas manteve a condenação relativa ao crime de peculato, previsto no artigo 312 do Código Penal.

Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual, o denunciado Antônio Francisco Araújo, na condição de secretário adjunto da Saúde Pública, de comum acordo com o ex-chefe do Executivo, então vice-governador, ajustou com outros envolvidos, gestores do Hospital Walfredo Gurgel e da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), na formalização do esquema.

A sentença de primeira instância, mantida pela Câmara Criminal, aponta que Fernando Freire na condição de vice-governador, se aproveitou de um momento de caos na saúde pública e de uma desorganização administrativa na SESAP e no Hospital Walfredo Gurgel. “Em vez de adotar medidas políticas visando contornar o problema, simplesmente ali implantou a fraude e, a pretexto de se estar comprando medicamentos e produtos hospitalares a serem usados na saúde dos cidadãos, fez desviar altas quantias em seu favor, o que demonstra o planejamento na execução do crime”.

Fonte: TJRN

Gelo Camelo