A força feminina no Enoturismo Gaúcho

Gelo Camelo

Cresce cada vez mais o número de vinícolas brasileiras que possuem mulheres à sua frente. Desde gestoras até enólogas, a força feminina marca o enoturismo, inclusive na Serra Gaúcha. Na Região dos Altos Montes, por exemplo, localizada entre as cidades de Nova Pádua e Flores da Cunha, muitas mulheres são responsáveis por levar uma experiência singular aos turistas.  

Mas qual é o sentimento de ser mulher no Enoturismo? Para Graziela Boscato, da Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, uma das vinícolas pertencentes à Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), são muitos sentimentos envolvidos. “Mas o sentimento que eu escolho é sorte. Estou no lugar certo, com as pessoas certas. Após 20 anos trabalhando no meio do vinho, agora estou na frente da minha empresa, com meus valores, meu estilo, meus sentimentos”, destaca. 

Já Denise Venturini, da Casa Venturini Vinhos e Espumantes, afirma que é um sentimento de empoderamento, ousadia e paixão “que move a cada dia em busca de novos desafios, conhecimentos, e um novo despertar para o mundo do Enoturismo”. Francine Tonet, que comanda a Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, também ressalta boas emoções nesta relação. “O Enoturismo desperta em mim, como mulher, os sentimentos mais fraternos, de acolhimento, receptividade, simpatia e cordialidade. Em torno de uma taça e da nossa cultura italiana, vivo e revivo histórias, sensações e sentimentos com o nosso visitante”, explica. 

Conquista feminina 

As mulheres estão conquistando seu espaço no mundo do vinho e, com isso, no Enoturismo também. Para Fabiane Veadrigo, da Famiglia Veadrigo, mais uma vinícola associada da Apromontes, a atenção e o carinho femininos encantam os visitantes e fidelizam cada vez mais os consumidores. “A sensibilidade da mulher agrega produtos elegantes e cheios de personalidade, assim como experiências únicas as quais o visitante jamais esquece”, relata. 

Daiane Argenta, da Luiz Argenta Vinhos Finos, também confia no diferencial da gestão feminina. “Ser mulher traz um olhar diferenciado ao negócio do Enoturismo, principalmente pela grande sensibilidade e enorme capacidade de se dedicar ao cuidado do outro. Isso é fundamental para dar a merecida atenção aos detalhes e a hospitalidade, ao receber visitantes, e proporcionar a melhor experiência possível a eles”, acredita. 

Para estas mulheres, é muito gratificante fazer parte do time das mulheres que trabalham no segmento de Enoturismo. Janaína Massarotto, enóloga responsável pela produção da Vinícola Marzarotto diz ter muito orgulho em saber que há consumidores desfrutando de seus vinhos a todo o momento. “Isso me faz querer desempenhar cada dia mais meu papel com mais carinho, dedicação e amor pela bebida. E é muito bom ver a quantidade de mulheres conquistando seu espaço no segmento”, conclui. 

Região dos Altos Montes – Localizada na Serra Gaúcha, nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de vinhos do país. Desde 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), composta por 16 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br

Por Mariana Bond – Usina de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *