4ª edição do Festival do Espumante dos Altos Montes (RS)

Na próxima terça-feira (17.10), iniciam as vendas dos ingressos para a 4ª edição do Festival do Espumante dos Altos Montes, que ocorrerá no sábado, 02 de dezembro, a partir das 18h, no Centro de Eventos da Vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha. 

Serão 6 horas de festival, 18 rótulos de espumantes das vinícolas associadas, gastronomia e show da banda Farina Brothers. Os ingressos, limitados e restritos a maiores de 18 anos, podem ser adquiridos pelo site da Wine Locals. O Festival do Espumante dos Altos Montes é promovido pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes. 

Bazar Flor de Lis

Mais uma vinícola passa a integrar a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes

Vilmar Ulian, fundador da Vinícola Família Ulian

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) acaba de receber uma nova vinícola associada: Vinícola Família Ulian. A Apromontes foi criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local de Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha.

A história da Vinícola Família Ulian começa em 1964, com o patriarca da família, Idalino Ulian, que deu início ao cultivo de uvas e produção de vinhos na localidade da Linha Oitenta, no interior de Flores da Cunha. Em 2001, Idalino, junto com o filho Vilmar Ulian, responsável pela elaboração dos vinhos, fundaram oficialmente a Vinícola Família Ulian. Atualmente, a vinícola está na terceira geração da família, com os netos Carla Ulian, sommelier, e Eduardo Ulian, que está concluindo o curso de de enologia.

Prefeitura de Mossó

VINHOS – Altos Montes (RS) coleta amostra da primeira safra de vinhos com selo de Indicação de Procedência

Nesta quarta-feira, 13 de janeiro, a Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (RS) realizará a coleta de amostras para o lançamento da primeira safra de vinhos finos com o selo de Indicação de Procedência Altos Montes. Serão avaliados 17 vinhos de cinco vinícolas da região: Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Vinhos Fabian, Luiz Argenta e Vinhos Viapiana.

Após a coleta, as bebidas serão encaminhadas para análise em laboratório e também serão submetidas à degustação às cegas para avaliar se atendem à qualidade e requisitos para receberem o selo da IP. Os rótulos aprovados poderão ser comercializados ainda este ano.

A degustação às cegas, uma das etapas mais importantes do processo de avaliação, deve ocorrer ainda em janeiro e contará com enólogos da Associação Brasileira de Enologia (ABE), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e de algumas vinícolas associadas e também convidados.

A Indicação Geográfica dos Altos Montes foi obtida em 2012 e, desde então, a associação se organiza para a aquisição do Selo. Em 2020 foi iniciado o processo burocrático para a conquista do Selo da primeira safra dos Altos Montes, o que se concretiza agora. “Ficamos muito felizes, pois há muito tempo trabalhamos para isso. O Selo da IP Altos Montes representa uma grande conquista para nós, porque irá valorizar o nosso terroir e o nosso vinho, e também atrair visitantes para nossa região. E, com certeza, toda a economia da região ganha com isso, assim como todo o cenário do vinho nacional, que terá mais um Selo indicando a qualidade do vinho brasileiro”, afirma Giovani Fabian, Coordenador da Indicação de Precedência dos Altos Montes.

Apromontes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas:  Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon.

Com informações de Niágara Braga (Usina de Notícias).
#vinhosdobrasil

Gelo Camelo