O calor tá tão grande que Caicó vai distribuir água no Carnaval

Tem até mapa dos locais de distribuição de água

Por conta do calor neste início de ano e das altas temperaturas previstas para o período de Carnaval, a cidade de Caicó (RN), no Rio Grande do Norte, decidiu disponibilizar pontos de distribuição gratuita de água para os foliões durante a festa.

Essa é a primeira vez que uma estrutura pública para hidratação é montada pela prefeitura da cidade, que é palco de um dos carnavais de rua mais tradicionais do estado.

A notícia está no G1

Prefeitura de Mossó

2ª pesquisa para prefeito de Caicó

O Blog do BG divulgou na segunda-feira, 27 de novembro, uma pesquisa para prefeito de Caicó. Esta é a segunda pesquisa que eu registro aqui no blog para prefeito daquela cidade. (Outras devem ter sido divulgadas, mas eu só achei essa aqui postada este ano no meu blog).

Em primeiro lugar aparece o prefeito da cidade, Dr. Tadeu. E em segundo o deputado estadual Adjunto Dias.

A pesquisa foi feita pelo Instituto TS2 nos dias 24 e 25 de novembro, com 669 entrevistas e margem de erro de 3,7%.

Veja qual foi a outra pesquisa anterior a esta que eu tive conhecimento. Aqui

Gelo Camelo

ÁGUA SUJA? Por segurança, MPRN recomenda interdição de reservatórios de água em Caicó

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura de Caicó interdite dois reservatórios de água na cidade. A recomendação tem por base um Parecer Técnico de Engenharia elaborado pelo MPRN que aponta problemas estruturais nos reservatórios de água para abastecimento das comunidades Vila I e Vila II do Perímetro Irrigado Sabugi, na zona rural do município.

O Parecer Técnico de Engenharia constatou que as estruturas dos reservatórios de água para abastecimento das comunidades Vila I e Vila II do Perímetro Irrigado Sabugi não atendem aos preceitos normativos vigentes, pois apresentam estado avançado de deterioração. Essa situação prejudica a segurança estrutural e a estanqueidade de armazenamento de água contra possíveis agentes externos contaminantes.

Na recomendação, o MPRN destaca que reservatórios vão continuar em funcionamento para abastecimento das vilas e levou em consideração o fato de o Município de Caicó estar construindo novos reservatórios nas comunidades Vila I e Vila II do Sabugi, cujo prazo estimado de término é 9 de março de 2024.

O MPRN também recomendou que, após a conclusão da construção dos novos reservatórios de água nas comunidades, a Prefeitura promova, no prazo de 15 dias, a demolição dos reservatórios antigos.

MPRN

Bazar Flor de Lis

A maior temperatura em Caicó em 28 anos, 40,9ºC

O portal G1 divulgou que a onda de calor que vem afetando diversos estados brasileiros fez com que, no dia 31 de outubro, a cidade de Caicó registrasse a maior temperatura em 28 anos: 40,9 ºC.

Até então, a maior temperatura da série histórica, monitorada pela Estação Climatológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1995, registrada no município do Seridó potiguar havia sido 40,2 ºC. O registro também foi feito em outubro deste ano.

Prefeitura de Mossó

Aldeia Sesc Seridó comemora 15 anos com banda Feras

A 15ª edição do evento cultural Aldeia Sesc Seridó terá duração de 15 dias em 2023, com abertura no sábado, 11 de novembro, às 17h, com Cortejo Cultural e show da banda Feras. 

O Cortejo tem início na praça do Rosário, em Caicó, com representações de grupos e artistas locais, como a Irmandade dos Negros do Rosário e bloco do Magão. Ao chegar na unidade Sesc Caicó, haverá o show da banda Feras. Outra atração, que já é tradição dentro da Aldeia Sesc Seridó, será o encontro das filarmônicas que nesta edição vai reunir músicos de Caicó, Cruzeta, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, São José do Seridó e Jardim do Seridó, executando dobrados como Royal Cinema e Vassourinha.  

Gelo Camelo

Caicó volta a ter festival gastronômico

A terra da carne de sol, dos queijos, dos doces e biscoitos tradicionais, da cachaça premiada e de muitas delícias culinárias volta a ter um festival gastronômico em seu calendário de eventos. A Agência Referência, mesma realizadora do Festival de Cinema Curta Caicó, agora também confirma para outubro a realização do Festival Gastronômico de Caicó. Será de 22 de outubro a 04 de novembro.

A programação contará com Cozinha Show, oficinas, palestras, concurso gastronômico, feira de negócios, roteiro gastronômico nos restaurantes da cidade, shows e muito mais. “A partir das próximas semanas começaremos a divulgar nossa programação especial. Será um evento para destacar a identidade caicoense com a comida, valorizar a criatividade do nosso povo e apostar na gastronomia para fortalecer a marca Caicó”, enfatiza Raildon Lucena, diretor da agência Referência.

A programação reunirá referências da gastronomia seridoense e também atrairá para Caicó, Chefs de cozinha, estudantes de gastronomia, empreendedores de alimentos e pesquisadores da comida nordestina. “Estamos articulando uma super programação com a participação de empreendedores locais e instituições de ensino”, destaca Diego Vale, da agência Referência.

No portfólio da Referência já constam outros eventos gastronômicos, sendo o mais recente o Encontro de Doceiras do Seridó.

As pessoas podem acompanhar as informações sobre o novo evento no instagram @festivalgastronomicodecaico.

Bazar Flor de Lis

CAICÓ – MPF ajuíza ação contra o Estado por despejo hospitalar em rio

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública na Justiça Federal, com pedido de urgência, para que o Estado do Rio Grande do Norte seja obrigado a apresentar cronograma com prazos para a conclusão do projeto da estação de tratamento de esgoto do Hospital Regional do Seridó, situado no bairro Adjuto Dias, na cidade de Caicó (RN). O objetivo é que seja interrompido o lançamento de resíduos hospitalares sem tratamento nos rios do município.

MPFRN

Prefeitura de Mossó

Homenagem ao juiz Luiz Antônio Tomaz do Nascimento, de Caicó

Magistrado que dedicou 25 anos de sua carreira profissional à Comarca de Caicó

Falecido em 11 de julho de 2021, o juiz Luiz Antônio Tomaz do Nascimento foi homenageado pelo Tribunal de Justiça, com a inauguração de busto na entrada do Fórum Municipal Amaro Cavalcanti, sede da Comarca de Caicó, na sexta-feira (16/6). Luiz Antônio entrou para o exercício da magistratura em 24 de setembro de 1980, permanecendo na atividade por mais de 40 anos.

O desembargador presidente do Poder Judiciário potiguar, Amílcar Maia, participou do ato solene.

Gelo Camelo

Ministério Público Federal vai funcionar na sede do MP Estadual em Caicó

Um escritório de representação do Ministério Público Federal (MPF) passará a funcionar, a partir de 2 de maio, na sede da Promotoria de Justiça, no município de Caicó, na rua Advogado Dr. Manoel Dias, n º 99, no bairro Maynard, dentro da área conhecida como “Cidade Judiciária”.

O MPF manterá, no novo espaço, a mesma estrutura de atendimento à população do Seridó, contando com três servidores treinados para receber os pedidos e denúncias dos cidadãos da região, bem como um procurador ou procuradora da República responsável pelos procedimentos, estando presente sempre que necessário.

A utilização do espaço do Ministério Publico do Estado foi confirmada a partir da assinatura de um termo de cessão entre a procuradora-chefe da PR/RN (unidade administrativa do MPF no estado), Clarisier Azevedo, e a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, nessa segunda-feira (24).

O funcionamento do escritório permitirá uma economia significativa para os cofres públicos, sem prejuízo dos serviços prestados, e decorre da desinstalação temporária da Procuradoria da República no Município (PRM) de Caicó, determinada em reunião do Conselho Superior do MPF, em novembro de 2022, devido às limitações orçamentárias impostas pelo chamado Teto de Gastos (Emenda Constitucional 95/2016).

Bazar Flor de Lis

O imposto chegava direitinho, o Google já sabia que existia mas…

Os moradores dos loteamentos Serrote Branco I, II e III, em Caicó, não eram contemplados pelo serviço de correspondência dos Correios. Mas, mesmo assim, quase todos os moradores recebem regularmente correspondências relacionadas ao IPTU e cobranças decorrentes do consumo de água e de energia elétrica – entregas sob responsabilidade, respectivamente, do Município de Caicó, da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte e da Companhia Energética do Rio Grande do Norte.

Foi preciso recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que o Município de Caicó e os Correios tomassem as medidas necessárias para a regularização da entrega domiciliar de correspondências nos loteamentos Serrote Branco I, II e III.

O órgão verificou, ainda, que, embora nem todas as ruas estivessem devidamente sinalizadas, o aplicativo Google Maps, por exemplo, disponibiliza em sua plataforma a identificação de todas as ruas dos loteamentos I, II e III do Serrote Branco.

Para a regularização do serviço de entrega domiciliar foram tomadas as seguintes medidas, recomendadas pelo MPF:

  • O Município de Caicó concluiu a adequada sinalização de todas as ruas e demais logradouros dos três loteamentos Serrote Branco I, II e III.
  • Os Correios regularizaram a entrega domiciliar das correspondências destinadas a todos os moradores dos loteamentos Serrote Branco I, II e III.
  • As duas medidas devem ser cumpridas no Serrote Branco IV, tão logo o loteamento esteja habitado.

Com o cumprimento da recomendação, o MPF determinou o arquivamento do inquérito instaurado apara apurar a ausência do serviço postal nos loteamentos Serrote Branco.

Prefeitura de Mossó