Parnamirim quer zerar fila de cirurgias eletivas

A Prefeitura de Parnamirim assinou um contrato que assegura a realização de 1.680 cirurgias reprimidas na cidade. Entre os procedimentos contemplados estão cirurgias gerais, ginecológicas, vasculares e de proctologia.

As intervenções vão obedecer a fila dos sistemas Sisreg e Regula RN, que consideram a classificação de risco de cada paciente. De acordo com a secretária de Saúde de Parnamirim, Luciana Guimarães, o investimento da Prefeitura – quase 6 milhões de reais – é oriundo de recursos próprios do município.

“Nossa prioridade é salvar vidas, garantir atendimento digno e acabar com a espera de nossa população pelas cirurgias”, disse o prefeito Rossano Taveira.

Prefeitura de Parnamirim

Prefeitura de Mossó

Prefeitura de Parnamirim publica edital para zerar a fila das cirurgias eletivas

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Parnamirim publicou na quarta-feira, (6) o edital que deu início ao processo de contratação da empresa que vai realizar os atendimentos em cirurgias eletivas, para atender toda a demanda reprimida do município. São diversos tipos de cirurgias, divididas entre ginecológicas, proctológicas, vasculares e cirurgia geral, num total de 1.686 procedimentos.

O processo envolve aquisição de instrumental cirúrgico, contratação de novos profissionais, estruturação, equipamentos e insumos, além da previsão de que o Hospital Maternidade Divino Amor opere em sua capacidade máxima até o final do ano. Segundo o Prefeito Rosano Taveira, “os recursos já estão garantidos e estamos priorizando e tomando todas as providências para zerar a fila de cirurgias do município o mais breve possível ” concluiu.

Gelo Camelo

Luiz Eduardo alerta para o drama da fila de espera por cirurgias eletivas no RN

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa da quinta-feira (27), o deputado Luiz Eduardo (Solidariedade) chamou a atenção para a fila de pacientes à espera por cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte.

“Levanto aqui um dos assuntos mais sérios da máquina pública do RN na atualidade: a necessidade de atualização das cirurgias eletivas. Enquanto faço esse pronunciamento aqui na Casa, provavelmente alguns pacientes estão sofrendo. Convivendo com agonias permanentes e sem expectativas pela realização dessas cirurgias, que estão reprimidas e com alta demanda”, disse Luiz Eduardo.

Ainda de acordo com o deputado, o Governo Federal anunciou um programa de distribuição de verbas aos estados para cirurgias eletivas. Na mesma linha, segundo Luiz Eduardo, o Executivo Estadual publicou em Diário Oficial proposta do Plano de Diminuição das Filas de Cirurgias Eletivas no RN, com a intenção de promover mais de 8 mil cirurgias eletivas.

“Diante desses anúncios eu pergunto: essas cirurgias já foram iniciadas? O Governo Federal já atendeu o plano do Estado? Se sim, peço ao Governo do RN que disponibilize a esta Assembleia um balanço informando quantas cirurgias foram feitas e quantas ainda estão previstas, além de um relatório descriminando os gastos dos recursos federais. A população está desesperada por essas soluções”, pontuou.

O parlamentar lembrou ainda que “a governadora anunciou em sua mensagem anual que o Governo Federal iria enviar R$ 10 milhões para cirurgias eletivas e até agora a gente não viu as cirurgias acontecerem. O que vemos é uma fila crescente. Já vamos para quatro meses de gestão e o governo segue inerte, sem atitude”, acrescentou ele.

Bazar Flor de Lis

Projeto da vereadora Nina ajuda a combater um dos maiores problemas do RN

Projeto de Lei da Vereadora Nina foi aprovado por unanimidade na terça-feira (04) em sessão ordinária da Câmara Municipal de Natal.

O projeto visa a promoção de mutirões para realização de cirurgias eletivas em Mulheres pertencentes a rede municipal de saúde de Natal. As beneficiadas serão selecionadas mediante triagem através de inscrições já registradas em sistema próprio da Secretaria Municipal da Saúde ou em banco de dados do Sistema Único de Saúde – SUS.

Excelente projeto. O atraso em cirurgias eletivas é um dos maiores problemas do Rio Grande do Norte.

Prefeitura de Mossó

Cadê as cirurgias eletivas?

Deputado Nélter cobra do Governo Fátima a retomada das cirurgias eletivas

A retomada das cirurgias eletivas, suspensas em alguns hospitais do RN pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), foi o tema do pronunciamento do deputado Nelter Queiroz (PSDB). O parlamentar fez novo apelo ao governo estadual para que as unidades voltem a realizar os procedimentos.
 
“A população aguarda para fazer cirurgias eletivas, é o caso de Assú e de outros municípios que muito necessitam. Os quatro anos do atual governo é o retrato do caos na saúde pública”, disse Nelter.

Gelo Camelo

Cadê as cirurgias eletivas?

A deputada Cristiane Dantas, do Solidaridade, questionou nesta quinta-feira, 7, na Assembleia Legislativa, o motivo de o Estado não estar realizando cirurgias eletivas em pacientes que aguardam procedimentos na rede pública.

Segundo a deputada, há previsão de recurso para essas cirurgias mas elas não estão acontecendo.

A partir de informações da Assembleia Legislativa do RN.

Bazar Flor de Lis