TSE reconhece fraude à cota de gênero em 2020 em Mossoró

Ministro do TSE Carlos Horbach foi o relator

Na sessão desta terça-feira (9), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu fraude à cota de gênero praticada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ao lançar as candidatas fictícias Francisca das Chagas Costa da Silva e Maria Gilda Barreto da Silva para concorrerem ao cargo de vereador nas Eleições Municipais de 2020 na cidade de Mossoró (RN). O relator do caso foi o ministro Carlos Horbach.

Por unanimidade, o Plenário decretou a nulidade dos votos recebidos pela legenda para o cargo, bem como a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e dos diplomas e registros de candidatura a ele vinculados, com o consequente recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Além disso, foi declarada a inelegibilidade das duas candidatas envolvidas na fraude.

De acordo com o relator, diferentemente do entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que julgou improcedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), existem, sim, provas robustas que confirmam fraude apta a invalidar as candidaturas do partido, entre elas: a votação inexpressiva das duas candidatas; a ausência de divulgação nas redes sociais; e a inexistência de despesas e atos nas campanhas eleitorais. Horbach enfatizou, inclusive, que uma das candidatas não obteve sequer um voto, ou seja, nem ela votou em si própria.

Ao concluir o voto, o ministro relator afirmou que, no acórdão regional, estão “configurados os elementos definidos para a fraude à cota de gênero, a exemplo de precedente do caso Jacobina (BA)”.

TSE

Gelo Camelo

Emissoras exibem propaganda partidária nacional a partir desta terça (24)

A propaganda partidária gratuita em rádio e televisão no ano de 2023 estreia nesta terça-feira (24) com a exibição do programa do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A sigla terá direito a 10 minutos por semestre, com um total de 20 inserções de 30 segundos cada uma, que serão veiculadas até 28 de janeiro.

Em março, mais quatro agremiações começarão a exibir as respectivas propagandas. A partir do dia 7, será a vez do Republicanos, com 20 minutos por semestre (40 inserções de 30 segundos), seguido pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que terá direito a 10 minutos por semestre (20 inserções de 30 segundos), a partir do dia 9. 

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), com direito a cinco minutos por semestre (10 inserções de 30 segundos), exibirá a propaganda nos dias 23 e 25 de março, enquanto o programa do Partido dos Trabalhadores (PT), com 20 minutos por semestre (40 inserções de 30 segundos) terá a sua estreia no dia 28. 

As veiculações acontecerão às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados, sempre das 19h30 às 22h30, nos intervalos da programação normal das emissoras. 

A propaganda partidária, que foi extinta em 2017, voltou a ser permitida após a publicação da Lei nº 14.291, de janeiro de 2022. A nova lei segue as regras da Resolução nº 23.679/2022 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que disciplina a forma de veiculação dos conteúdos.

TSE

Bazar Flor de Lis

Para o bem do Brasil, é melhor que nenhum deles vença. Precisamos de algo novo.

Foto da Folha

Foto da Folha

Para o bem do Brasil, é melhor que nem Alckmin nem Lula vençam a eleição.

Cada um deles em seu ambiente representa as práticas antigas da política que levou a gente ao precipício, tanto faz se foi dolo ou culpa. Os grupos que historicamente os seguem estão entrincheirados em rotinas nocivas ao equilíbrio institucional, político e econômico do País.

O PT e o PSDB precisam apresentar gente nova, com pensamento mais moderno.

O que a gente necessita agora é de uma geração mais arejada. Um candidato menos belicoso.

Para o futuro é melhor que Lula e Alckmin se afastem da caneta do poder para que um novo público recomece o Brasil. O afastamento deles do núcleo central do comando seria bom até para a oxigenação dos partidos. PSDB e PT são as agremiações programaticamente mais importantes. (O PMDB tem muitos votos, mas construiu uma imagem de fisiologismo que fica difícil colar alguma bandeira positiva nele.)

Os partidos são importantes. Representam o caminho por onde vão passar as novas lideranças. Não concordo com a extinção do PT nem do PSDB.

Mas a ascensão dos mesmos personagens “reempodera” (se é que isso existe) as práticas que não servem mais.

Lula é especialista em fazer o oposição, canalizou nossos sonhos no passado de que um trabalhador poderia chegar à Presidência. A gente precisa da energia dele na oposição. Na administração da economia não dá mais. Alckmin impregnou-se com um tipo de carimbo que enerva uma turma da esquerda que precisa ser pacificada.

Para o bem do Brasil, é melhor que nenhum deles vença. Precisamos de algo novo.

Prefeitura de Mossó

Rogério Marinho discursa no lançamento da campanha de Gilenildo Santos

O candidato a prefeito pelo PSDB, Rogério Marinho, prestigiou o lançamento da campanha a vereador de Gilenildo Santos, sexta-feira à noite, no espaço Dorian Gray, na Nascimento de Castro.

“Em Gilenildo, eu confio e tenho certeza que ele será um dos 29 vereadores de Natal em 2013!”, discursou Rogério.

Gilenildo é uma das apostas do PSDB, e concorre com o número 45000

Rogério pede votos para Gilenildo Santos

Rogério pede votos para Gilenildo Santos

foto: Canindé Soares

Gelo Camelo

Filho de Mano Targino é candidato a vice prefeito em Macaíba

O filho do empresário Mano Targino (@ManoTargino) , dono do empório Pata Negra, no Tirol/Petrópolis, é candidato a vice prefeito em Macaíba. Igor Targino, que é formado em marketing, concorre ao lado do médico Luiz Gonzaga Menguita, que foi professor por 20 anos em Macaíba e é plantonista do Hospital Walfredo Gurgel.

Mano Targino está muito confiante em relação as chances de vitória, principalmente após o indeferimento da candidatura do ex-prefeito Fernando Cunha, que está com problemas junto à Justiça Eleitoral.

Com a impossibilidade de Fernando, a disputa afunila para o médico Menguita e a atual prefeita, Marília Dias, que tenta a reeleição.

Dr. Menguita e Ígor Targino concorrem pelo PSB. A coligação tem outros seis partidos: PT, PP, PSDB, PHS, PRB e PSC.

Ígor Targino e Dr. Menguita concorrem pelo PSB em Macaíba

Bazar Flor de Lis

Os candidatos a prefeito de Natal, capital do Rio Grande do Norte:

Carlos Eduardo já foi prefeito de Natal

Carlos Eduardo

 

Carlos Eduardo Nunes Alves, do PDT (Carlos Eduardo) – já foi deputado estadual, prefeito e vice-prefeito de Natal. Tem como vice a ex-governadora, ex-prefeita e ex-deputada federal constituinte, Wilma de Faria.

 

 

 

Fernando Mineiro é do PT

Fernando Mineiro é do PT

 

Fernando Wanderley Vargas da Silva, do PT (Fernando Mineiro) – deputado estadual pelo PT, já foi candidato a governador do Rio Grande do Norte.

 

 

 

 

Hermano Moraes

Hermano Moraes

 

Hermano da Costa Moraes, do PMDB (Hermano Moraes) – Ex-vereador de Natal e exercendo mandato de deputado estadual.

 

 

 

 

Roberto Lopes

Roberto Lopes

 

Roberto José Lopes da Silva, do PCB (Roberto Lopes) – Professor, é candidato a prefeito pela primeira vez.

 

 

 

 

Robério Paulino

Robério Paulino

 

Robério Paulino Rodrigues, do PSOL (Professor Robério) – Professor da UFRN é candidato pela primeira vez a prefeito de Natal.

 

 

 

 

Rogério Marinho

Rogério Marinho

 

Rogério Simonetti Marinho, do PSDB (Rogério Marinho) – Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Natal, atualmente exercendo cargo de deputado federal.

 

Prefeitura de Mossó