6 novos vinhos dos Altos Montes com indicação de procedência recomendada

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, juntamente com enólogos das vinícolas associadas, realizou, na quarta-feira (10/04), na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a avaliação de vinhos candidatos a receberem o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes.

Ao todo, seis rótulos de vinhos tintos foram recomendados e tiveram o selo da IP recomendado, sendo dois da safra 2020, dois da safra 2021 e dois da safra 2022, que foram reavaliados. 

As duas vinícolas que submeteram vinhos para análise foram Vinícola Bebber, que reavaliou um rótulo, e Vinhos Fabian, que apresentou cinco rótulos para reavaliar. O Comitê de Avaliação foi composto pelo enólogo e proprietário da Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, André Tonet, pela enóloga e proprietária da Vinícola Marzarotto, Janaina Massarotto, e por Delto Garibaldi, enólogo da Vinícola Mioranza e proprietário do Laboratório Lavin, parceiro da Associação para análises de vinho com o selo da IP. 

Confira abaixo a lista dos vinhos que foram reavaliados e que serão lançados nos próximos 120 dias: 

Vinícola Bebber 

Vinho Fino Tinto de Guarda Merlot (safra 2021)  

Vinhos Fabian 

Vinho Fino Tinto de Guarda Merlot (safra 2020) 

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Sauvignon (safra 2020) 

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Sauvignon e Merlot (safra 2021) 

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Franc (safra 2022) 

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Franc e Merlot (safra 2022) 

Gelo Camelo

Safra 2023: Altos Montes tem 17 novos rótulos com Selo de Indicação de Procedência (IP)

Vinícolas da Serra Gaúcha produzem os melhores vinhos brasileiros

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, juntamente com enólogos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e de vinícolas associadas, realizou, na quarta-feira (08/11), na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a avaliação dos vinhos candidatos a receberem o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes.

Ao todo, 21 rótulos foram recomendados, entre vinhos brancos e tintos de diferentes variedades, e tiveram a IP aprovada, sendo 17 da safra de 2023 e outros quatro de anos anteriores e que passaram pelo processo de reavaliação. “A IP é uma oportunidade de analisar o perfil do que está sendo oferecido na região dos Altos Montes”, destaca o presidente da Associação Felipe Bebber. 

Esta é a quarta safra de vinhos avaliados a receberem o Selo da IP Altos Montes. Ao todo, sete vinícolas tiveram vinhos que passaram pelo processo de avaliação: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian e Vinícola Bebber (confira abaixo os rótulos recomendados). Segundo Mauro Celso Zanus, pesquisador e enólogo da Embrapa Uva e Vinho, os resultados mostram que a safra foi excelente e que as vinícolas estão empenhadas nos processos de elaboração de vinhos com boa qualidade. 

Além da fase da documentação e análise laboratorial, ocorre a degustação às cegas. “Essa safra de 2023 está espetacular. Cada vez mais temos vinícolas participantes da IP e ainda ampliamos em 10 hectares de vinhedos, o que mostra a importância de termos esse selo nos produtos, valorizando cada vez mais a Região dos Altos Montes”, reforça Giovani Fabian, membro do Comitê Regulador do IP Altos Montes. Paulo Venturini, também integrante do Comitê, destaca a relevância do Selo para o desenvolvimento da região dos Altos Montes, uma vez que a certificação atesta a origem e procedência dos vinhos. 

Selo de Indicação de Procedência Alto Montes – O Selo de Indicação de Procedência é uma certificação empregada a um produto e que atesta que o mesmo foi produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e dentro de uma região específica, a Indicação Geográfica. O Selo da Indicação de Procedência Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A procura pela certificação que garante a qualidade dos vinhos é uma iniciativa da Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com 18 vinícolas associadas.  

Vinhos recomendados para o Selo IP Altos Montes

BOSCATO VINHOS FINOS 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot 

CAETANO VICENTINO – VINHAS & VINHOS  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot 

CAVE DE ANGELINA – VINHOS & VINHEDOS  

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 2022 

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 2023 

Vinho Fino Tinto Seco Jovem Pinot Noir  

   

LUIZ ARGENTA VINHOS FINOS  

Vinho Fino Branco Seco Chardonnay 

Vinho Fino Tinto Seco Jovem Pinot Noir  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc 2021 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon 2021 

TERRASUL VINHOS FINOS 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon  

VINHOS FABIAN 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Marselan 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 2022 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir 2023 

Vinho Fino Branco Seco Sauvignon Blanc 

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat 

VINÍCOLA FAMÍLIA BEBBER  

Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot  

Comitê de Avaliação  

Éder Caldart – Enólogo indicado pela Associação Brasileira de Enologia 

Giuliano Pereira – Pesquisador e Enólogo da EMBRAPA Uva e Vinho 

Mauro Celso Zanus – Pesquisador e Enólogo da EMBRAPA Uva e Vinho 

Fabiane Veadrigo – Enóloga da Famiglia Veadrigo 

Rudinei Pauletti – Enólogo da Luiz Argenta Vinhos Finos 

Delto Garibaldi – Enólogo da Vinícola Mioranza 

Giovani Giotto – Enólogo da Vinícola Monte Reale 

Bazar Flor de Lis

TURISMO – Serra Gaúcha

VINHOS DOS ALTOS MONTES

Gramado é a cidade mais famosa do turismo do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves também é muito visitada por causa do Vale dos Vinhedos. Mas tem uma região na Serra Gaúcha que está construindo uma boa reputação de roteiro turístico. É a região dos Altos Montes, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua.

#regiãodosaltosmontes #serragaúcha #FloresdaCunha #GramadoRS

Prefeitura de Mossó

Vinícola Casa Eva entra na Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes 

A Casa Eva Vinhos e Vinhedos agora faz parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), instituição criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local de Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha.  

Com mais de 50 anos de história, a Casa Eva – antes conhecida como Murisabel Indústria Vinícola – foi fundada em 1966 em Flores da Cunha, pelo avô e, posteriormente, comandada pelo pai de Alessandra, Karine, Marcele e Francine Muraro. Hoje, a vinícola que atuava somente na produção de vinhos de mesa, segue conduzida pelas irmãs e a mãe, Maria Inês, e inicia uma nova fase com a produção e distribuição de vinhos finos.   

Gelo Camelo

Duas novas vinícolas passam a integrar a Apromontes

Felipe, da Apromontes, recepciona Janaina, Ana e Graziela

As vinícolas Marzarotto e Caetano Vicentino agora fazem parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, sediada no município de Flores da Cunha, próximo à Caxias do Sul, região vinícola do Rio Grande do Sul.

Criada em 2002 para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local de Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha, agora a Apromontes conta com 16 vinícolas associadas. 

Vinícola Marzarotto
Localizada no município de Nova Pádua, foi fundada em 2018 pela enóloga e proprietária Janaína Massarotto, que é Sommelier Internacional pelo UCS/FISAR e também foi coroada Rainha da 13ª Festa Nacional da Vindima (Fenavindima), maior festa de Flores da Cunha.

Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos 
Localizada no município de Nova Pádua, a vinícola Caetano e Vicentino foi criada por Valmor Boscato, que após 45 anos trabalhando na vitivinicultura, resolveu mudar sua história e abrir uma pequena vinícola com as filhas Ana Boscato e Graziela Boscato, produzindo vinhos especiais e exclusivos a partir do vinhedo original herdado pelo seu pai, que continuou em sua posse. 

A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) é composta por 16 vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon.

Bazar Flor de Lis

Vai começar a colheita das uvas no Rio Grande do Sul

Durante os meses de janeiro e fevereiro as vinícolas do Rio Grande do Sul se preparam para receber os turistas interessados em participar do período conhecido como vindima, um dos mais importantes na produção de vinhos, fase da colheita das uvas. Duas cidades se destacam no roteiro turístico: Flores da Cunha e Nova Pádua.

Das 12 vinícolas que compõem a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), quatro terão programação especial para a vindima 2022.  A Panizzon oferece a degustação simultânea de uvas e vinhos, onde será possível saborear alguns tipos de uvas. A Boscato Vinhos Finos e a Cave de Angelina terão a opção de visitação nos vinhedos. Todas as três atividades estão disponíveis ao público mediante agendamento prévio.  

Já a vinícola Luiz Argenta, conhecida pelas paisagens naturais e a alta gastronomia do Restaurante Clô, preparou a Colheita Experience, que promete emergir o turista na experiência da vindima. A atração acontecerá nos dias 29/01, 12/02 e 26/02, às 9h30, e terá duração de duas horas.

Durante o passeio, será possível conhecer a história da vinícola e da propriedade que teve papel fundamental na história da produção de vinhos nacional.  A visitação será realizada por um agrônomo, que orientará a degustação dos vinhos. Quem participar ainda receberá de presente o kit colheita, que inclui um avental, um chapéu e um mapa da Luiz Argenta. O valor do Colheita Experience é R$ 395,00 reais por pessoa e a compra do ingresso pode ser realizada no site da Wine Locals. 

Prefeitura de Mossó

Segunda safra de vinhos com Selo IP Altos Montes recebe certificação nesta semana

Boscato Merlot é um dos vinhos produzidos no Altos Montes (RS)

Na quinta-feira, 2 de dezembro, a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes realizará a entrega do Certificado de Produto Aprovado para o uso do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes Safra 2021. A cerimônia de entrega ocorrerá às 19h, na Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, em Flores da Cunha. A certificação contemplará 12 rótulos, produzidos por seis vinícolas associadas.

O evento contará com a presença dos prefeitos de Flores da Cunha e Nova Pádua, César Ulian e Danrlei Pilatti, respectivamente, além de demais autoridades locais, representantes da associação e das vinícolas que receberão o certificado, sendo elas:  Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina, Luiz Argenta, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana e Vinícola Bebber.

Os vinhos que irão receber os certificados de aprovação na próxima semana passaram por avaliação técnica e degustação às cegas em outubro. Na ocasião, foram avaliadas doze amostras da Safra 2021 e reavaliadas duas da Safra 2020, todas foram recomendadas, por unanimidade, pelos sete enólogos avaliadores. Essa é a segunda safra de vinhos da Associação que irá receber o Selo IP.

“Os vinhos da safra de 2021 se mostraram com um potencial de guarda muito interessante. Todos com uma acidez viva, um frescor muito presente. Vinhos exuberantes, que com certeza, poderão ter uma vida muito longa e amadurecer muito bem em garrafa”, aponta o enólogo e coordenador da IP Altos Montes, Felipe Bebber.

O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas.  

Apromontes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas:  Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br. 

Vinhos da Safra 2021 recomendados para o Selo IP Altos Montes

Boscato Vinhos Finos
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot

Cave de Angelina – Vinhos e Vinhedos
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay

Luiz Argenta Vinhos Finos
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda (Corte)

Vinhos Fabian
Vinho Fino Branco Seco Chardonnay
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Sauvignon
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Tannat

Vinhos Viapiana
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Pinot Noir

Vinícola Bebber
Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Merlot

Gelo Camelo