Escola da Assembleia oferece curso online de Excelência no Atendimento

A Escola da Assembleia, entre os cursos online que está oferecendo nesse período de pandemia do Coronavírus, chama atenção para um que pode interessar, além do setor público, ao setor privado: “Excelência no Atendimento”. O comércio que vem mantendo suas vendas pela internet poderá ser um dos setores aos quais o curso poderá ter mais interessados.

“Nós achamos que “Excelência no Atendimento” é um curso que atende não só o servidor público, mas também às empresas privadas. Então o empresário que teve que suspender as paralisações de sua empresa, e que está trabalhando em home-office, pode indicar para seus funcionários, cobrar que eles deem expediente on-line, de forma remota, e uma das estratégias é que ele possa colocar o povo para estudar nessa quarentena. Excelência no atendimento é uma característica de toda boa empresa, toda boa instituição”, explicou o professor João Maria de Lima, diretor geral da Escola da Assembleia.

O curso que faz parte da grade de ensino à distância do Interlegis – Instituto do Legislativo Brasileiro, do Senado, é gratuito e está disponível para toda a comunidade. “Este é um dos cursos que lançamos assim que foi estabelecido o isolamento social”, disse João Maria, explicando que a Escola da Assembleia fez a parceria com o Interlegis.

Para fazer a inscrição basta entrar no endereço www.al.rn.leg.br/portal/escola e se cadastrar. O curso online “Excelência no Atendimento” tem carga horária de 20 horas e oferece diploma de participação aos interessados.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa

Assembleia doa R$ 2 milhões para UTI do Hospital da Polícia

Compartilhe Viagens

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, anunciou a destinação de R$ 2 milhões e noventa mil reais para leitos de UTI do Hospital da Polícia Militar e milhares de equipamentos de proteção individual para atender os profissionais de saúde, segurança e a população nos hospitais regionais, referenciados para a Covid-19.

Assembleia institui sessão remota para votação parlamentar

Revista Deguste

Para manter a regularidade na atividade legislativa e minimizar as possibilidades de transmissão do vírus, a Assembleia do Rio Grande do Norte oficializa o Sistema de Deliberação Remota (SDR) para atividades no parlamento potiguar.

“Vamos assegurar a tramitação de projetos de lei desenvolvidos pelos deputados estaduais e as medidas adotadas pelo Legislativo no Rio Grande do Norte, preservando a saúde dos parlamentares e servidores e minimizando os riscos das sessões presenciais”, garante o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.

O SDR terá por base uma plataforma que permita o debate e a votação, em vídeo e áudio, entre os parlamentares, e terá requisitos operacionais, funcionando em plataformas de comunicação móvel em aplicativo ou via computadores conectados à rede mundial de computadores (internet).

De acordo com o diretor de Gestão Tecnológica, Mario Sérgio Gurgel, os procedimentos instituídos no SDR, serão instituídos desde a primeira sessão, ficando admitidos pronunciamentos referentes ao tema pautado, pelo prazo improrrogável de 5 minutos, de acordo com o Regimento Interno. “A plataforma tem segurança na tecnologia da informação e garante uso virtual de todos os parlamentares ao mesmo tempo”, comemora.

Na próxima semana, os deputados estaduais farão o treinamento online e o cadastramento do equipamento para instalar o aplicativo desenvolvido internamente pela Diretoria de Gestão Tecnológica e aprovado de acordo com as regras do Senado Federal.

As sessões legislativas – que ocorrerão temporariamente de maneira virtual – também serão transmitidas pela Tv Assembleia no canal aberto 51.3 no site da ALRN al.rn.leg.br e nas redes sociais @assembleiarn.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia RN

Deputados aprovam calamidade pública no RN

Compartilhe Viagens
Plenário da Assembleia Legislativa na Cidade Alta, em Natal, RN

Plenário da Assembleia Legislativa na Cidade Alta, em Natal, RN

Em sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (20), a Assembleia Legislativa aprovou à unanimidade o Decreto Governamental Nº 29.534, de 19 de março de 2020, que declara estado de calamidade pública no Rio Grande do Norte, em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia COVID-19, o novo coronavírus e suas repercussões nas finanças públicas no RN. O documento aprovado pelos deputados estaduais permite a adoção de medidas como remanejamento de recursos financeiros do Executivo para atender necessidades que o momento exige. O decreto também autoriza o Governo do RN a fazer contratação de operações de crédito, contratações temporárias, suspensão de exigências de atendimento às metas fiscais e limites de gastos com pessoal, ente outras medidas.

Unale entregará troféu do Prêmio Assembleia Cidadã

Revista Deguste

Na próxima semana, a Unale entregará o troféu da 1ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, realizada em 2019, que contemplou os melhores projetos que humanizam os serviços prestados pelo Poder Legislativo Estadual. A premiação visa incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado ao cidadão e a melhoria da sociedade.

Eleitas pelos participantes da 23° Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Salvador/BA, as Casas Legislativas dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Espírito Santo, venceram nas categorias, Projetos Especiais, Gestão, Atendimento ao Cidadão, respectivamente.

A entrega de troféus ocorrerá no dia 18 de fevereiro na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALERN), no dia 19 de fevereiro na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e, em data posteriormente definida do mês de março, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES). Além do troféu transitório, os vencedores receberão o Selo Assembleia Cidadã e o valor de 20 mil reais para ampliação dos projetos.

Tribuna do Norte receberá homenagem da Assembleia pelos 69 anos de fundação

Compartilhe Viagens
Crédito da Foto: Arquivo TN
Era 24 de março de 1950 quando nascia o jornal Tribuna do Norte, fundado por Aluízio Alves. Na primeira edição, com 12 páginas, matérias jornalísticas abordavam assuntos sobre a política local. Quase sete décadas depois, o jornal se mantém firme na liderança entre os impressos. Essa história de 69 anos será lembrada, através de 24 homenageados, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, no próximo dia 26 de março, às 9h.

“A Tribuna do Norte vem vencendo o tempo e as inovações tecnológicas com muita competência, principalmente porque lá passaram grandes profissionais, grandes nomes do jornalismo potiguar e profissionais de outras áreas que serão homenageados neste dia”, disse o propositor do evento, o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Os fundadores do jornal, Aluízio Alves e seus irmãos José Gobat e Agnelo Alves  serão homenageados durante a sessão solene. Experientes nomes como Valdir Julião, Carlos Peixoto, Osair Vasconcelos, Vicente Neto, Paulo Tarcísio Cavalcanti e Woden Madruga terão suas histórias reconhecidas, assim como as novas gerações representadas nos talentos de Guia Dantas, Aura Mazda, Thiago Cavalcanti, Sara Vasconcelos, Júlio Pinheiro, Cledivânia Pereira, Anna Ruth Dantas, Aldemar Freire e Washington Rodrigues.

Os renomados repórteres fotográficos Canindé Soares e Magnus Nascimento receberão a honraria pelos seus serviços prestados à Tribuna do Norte durante anos.  O atual diretor administrativo da empresa, Ricardo Alves, também será homenageado, assim como o chargista Edmar Viana, que será lembrado in memoriam.

Ao centro, o mais alto, Aluízio Alves, fundador da Tribuna do Norte

Ao centro, o mais alto, Aluízio Alves, fundador da Tribuna do Norte

Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do RN.

24 deputados tomam posse para a 62ª Legislatura no RN

Revista Deguste

 

WhatsApp Image 2019-01-31 at 16.41.07

A posse dos parlamentares da 62ª Legislatura será nesta sexta (1) no Palácio José Augusto, sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A cerimônia será transmitida ao vivo nos canais de comunicação  da @assembleiarn e da Tv Assembleia no canal 51.3

Durante a solenidade, a @assembleiarn também transmitirá ao vivo no Instagram e também nos Stories.

Posse Deputados Estaduais

Data: 1 de Fevereiro

Hora: 10 horas

Local: Palácio José Augusto

Revista da Assembleia Legislativa será lançada nesta quinta-feira

Compartilhe Viagens

mail

A Assembleia Legislativa lança, na próxima quinta-feira (13), a revista anual do Poder Legislativo estadual. A publicação traz um balanço das atividades parlamentares em 2018 e dos fatos que marcaram a 61ª Legislatura. Na capa, o destaque para a campanha institucional “Autismo: entenda o ritmo de cada um”, lançada no início do mês de novembro e que chama a atenção para a necessidade de intervenção precoce.

A revista dedica suas páginas à atuação legislativa, seja através da proposição de leis, pleitos ao Poder Executivo e debates de temas em evidência, ou pelo trabalho nas Comissões e no Plenário da Casa, bem como ainda de ações encampadas por outros projetos nos quais o Parlamento vai além do seu papel de legislar, como os investimento para fortalecimento dos setores da Saúde e Segurança, com a doação de veículos e realização de mostras culturais e gastronômicas, por exemplo. Destaque para a continuidade das ações de economicidade na Assembleia Legislativa.

Campanha do autismo inspira ações do Legislativo em Mossoró

Revista Deguste
Vereador mossoroense Petras Vinícius e a jornalista Marília Rocha

Vereador mossoroense Petras Vinícius e a jornalista Marília Rocha

A campanha institucional “Autismo: entenda o ritmo de cada um”, lançada no início do mês de novembro deste ano e que chama a atenção para a necessidade de intervenção precoce, é fonte de inspiração para o vereador mossoroense Petras Vinícius (DEM). O autor de duas leis municipais que abordam o tema também oficializou convite, em nome da Câmara Municipal de Mossoró, para que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte participe da II Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a acontecer em abril de 2019, em Mossoró.

“Tomei conhecimento da campanha através das redes sociais e logo que vi, me apaixonei pela forma como o tema foi abordado. Agendei essa viagem a Natal pois no próximo ano nós queremos fazer uma campanha bacana em Mossoró e essa campanha da Assembleia vai servir de inspiração”, disse Petras Vinícius , em visita à Casa nesta quinta-feira (22).

O vereador é autor da lei que que institui, no calendário oficial de eventos de Mossoró, a Semana Municipal de Conscientização Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da lei que estabelece afixação do símbolo mundial do autismo, em placas de atendimento prioritário em supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas em geral e similares. “Reforçando o direito de atendimento prioritário às pessoas com transtorno do espectro autista em Mossoró”, explicou. A lei recebeu o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró, que vai doar as placas para serem instaladas em estacionamentos na cidade.

De acordo com a diretora de Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa, Marília Rocha, essa campanha é a que obteve maior repercussão, popular e institucional, levando em consideração o tempo de lançamento, entre as que já foram lançadas pela Assembleia Legislativa. E isso é extremamente positivo, pois o objetivo da Casa com a campanha é colaborar com o fim de preconceitos e informar a população sobre os temas em destaque. Segundo ela, alguns temas, por mais que sejam importantes, não são debatidos da maneira que deveriam pela sociedade e o Legislativo tem buscado ocupar esses espaços, promovendo a discussão e buscando contribuir para se despertar o interesse e a consciência da população sobre esses assuntos.

Campanhas educacionais e institucionais da Assembleia são destaques na Unale 2018

Compartilhe Viagens
Jornalista Marília Rocha representou a Assembleia em evento no Rio Grande do Sul

Jornalista Marília Rocha representou a Assembleia em evento no Rio Grande do Sul

As campanhas educativas e institucionais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foram apresentadas pela Diretoria de Comunicação da Casa, Marília Rocha, na quarta-feira (9), durante a Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Em destaque, a última campanha lançada recentemente chamando a atenção para o cuidado com os idosos que tem como slogan “A Vida Começa Frágil e Termina Também”.

Com a temática educativa voltada às crianças, a Assembleia Legislativa lança neste mês de maio uma campanha de alerta contra o abuso infantil. Em 2017, foi lançada a campanha de incentivo à doação de órgãos que, de acordo com as instituições competentes, resultou no aumento do número de doações e na maior adesão da população do Rio Grande do Norte.

“As campanhas educativas da Assembleia têm a expectativa de sensibilizar a sociedade potiguar, como nas outras edições das campanhas da adoção em 2015, da campanha de saúde e combate ao zika vírus e microcefalia e da doação de órgãos em 2017, mudando a realidade de muitos norte-rio-grandenses com peças publicitárias em todas as áreas de comunicação”, disse Marília Rocha.

Campanhas de adoção de crianças, doações de viaturas e ambulâncias fortalecendo a segurança e saúde do RN, assim como de conhecimento sobre o Poder Legislativo, também foram desenvolvidas pela Assembleia.

O convite à Diretoria de Comunicação foi motivado pelos resultados das campanhas e pelo destaque das redes sociais da Casa, que apresenta o maior número de seguidores no Instagram, entre todas as Assembleias do Brasil. A crescente audiência nas redes sociais da Assembleia Legislativa do RN – que é considerada pela Unale um exemplo de interatividade com os cidadãos – ainda foi destaque em um dos painéis da 22ª Conferência da Unale.

Em três anos, o Legislativo potiguar passou de pouco mais de dois mil seguidores para mais de 24 mil, registrando 1.052% de aumento no Instagram. “Compartilhamos a experiência e os bons resultados com os colegas jornalistas das Assembleias de todo o país e apresentamos o nosso trabalho no mundo digital: adaptamos as ações parlamentares à linguagem das redes sociais para que o Legislativo Potiguar esteja sempre perto do internauta”, detalha Marília Rocha.

A integração com o Jornalismo, a linguagem própria das redes sociais e utilização de vetores e ilustrações são largamente utilizados na cobertura diária das atividades parlamentares, seja por meio das sessões plenárias, comissões, audiências públicas ou solenidades. Os novos recursos, à medida que são lançados, também são incorporados e utilizados nas redes sociais seja para divulgar informes, campanhas educativas, postagens de cidadania, utilidade pública ou datas comemorativas, que costumam ser replicados pelos seguidores. Outra ação da equipe de Comunicação é um trabalho integrado das plataformas como o site (www.al.rn.gov.br).

O aumento da divulgação da comunicação da Assembleia com a programação da TV Assembleia para a imprensa, os servidores, os próprios parlamentares e a população em geral também foi destaque na palestra. A didática da apresentação foi elogiada pelos participantes e pelos coordenadores do evento.