TSE fixa tese sobre uso de residências oficiais por candidatos à reeleição de cargos do Executivo

Na sessão desta quinta-feira (19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fixou tese sobre o uso de residências oficiais na realização de eventos de caráter eleitoral, como lives de candidatas e candidatos à reeleição, ocupantes de cargos do Poder Executivo.

Com a aprovação da regra, o Plenário buscou refinar a interpretação do parágrafo 2º do artigo 73 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) para resguardar a utilização dos locais em transmissões de cunho eleitoral.

Com base nesse contexto, a tese aprovada definiu a seguinte regra:

Somente é lícito à pessoa ocupante de cargos de Prefeito, Governador e Presidente da República fazer uso de cômodo da residência oficial para realizar e transmitir live eleitoral se:

a) tratar-se de ambiente neutro, desprovido de símbolos, insígnias, objetos, decoração ou outros elementos associados ao Poder Público ou ao cargo ocupado;

b) a participação for restrita à pessoa detentora do cargo;

c) o conteúdo divulgado se referir exclusivamente à sua candidatura;

d) não forem utilizados recursos materiais e serviços públicos, nem aproveitados servidoras, servidores, empregadas e empregados da Administração Pública direta e indireta;

e) houver devido registro, na prestação de contas, de todos os gastos efetuados e das doações estimáveis relativas à live eleitoral, inclusive relativos a recursos e serviços de acessibilidade.

Entenda o caso

A tese foi proposta pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, após julgamento das Aijes 0601212-32 e 0601665-27, ambas sob sua relatoria, ocorrido na terça-feira (17). Na ocasião, o Plenário do TSE julgou improcedentes as duas Aijes apresentadas pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pela coligação Brasil da Esperança contra o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e seu vice Walter Braga Netto (PL).

Aije nº 0601212-32, apresentada pelo PDT, tratava do uso do Palácio da Alvorada pelo então presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) para transmissão ao vivo no dia 21 de setembro de 2022.

Já a Aije 0601665-27, da coligação Brasil da Esperança, discutia a realização de encontros com artistas, governadores e parlamentares em outubro de 2022, após o primeiro turno das Eleições 2022, nos Palácios do Planalto e da Alvorada, de uso privativo da Presidência da República.

TSE

Bazar Flor de Lis

Dos 3 maiores colégios eleitorais do RN, só Mossoró pode ter reeleição de prefeito

Álvaro e Taveira está finalizando segundo mandato. Allyson pode ir à reeleição

Os três maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Norte são Natal, Mossoró e Parnamirim.

Em Natal e Parnamirim os prefeitos Álvaro Dias e Taveira já estão no segundo mandato e não podem ir para a reeleição.

Em Mossoró, o jovem prefeito Allyson Bezerra tem aprovação maciça da população e pode se reeleger com tranquilidade. Ele está no terceiro ano do primeiro mandato de prefeito.

Natal tem aproximadamente 580 mil eleitores

Mossoró tem 183 mil eleitores

Parnamirim tem 130 mil eleitores

Prefeitura de Mossó

Eleição de Carlos Eduardo compromete reeleição de Rosalba?

Muitas águas vão rolar nos próximos dois anos. Como a política é uma teia de relacionamentos muito volátil, muitos dos aliados de hoje poderão ser os adversários de amanhã.

Maaaaasssss, confirmada a lógica do quadro de hoje, a eleição de Carlos Eduardo e Wilma de Faria compromete muito os planos da governadora Rosalba Ciarlini de conseguir a reeleição em 2014.

Com o desgaste atual do Governo, que está mal com a população, com o Ministério Público, Judiciário, turismo… e o fato de que Micarla de Souza vai deixar a prefeitura em uma situação tão vexatória que praticamente levantou uma bola de vôlei para seu sucessor vir e cortar para marcar o ponto na quadra, (porque não há como a cidade ficar pior do que está),  as chances de Carlos escrever seu nome na história com o Prefeito que levantou Natal após um período de destruição, se torna inevitável.

Se fizer um bom primeiro ano de mandato, Carlos se torna, inclusive, um bom candidato à sucessão de Rosalba em 2014.

Gelo Camelo